> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 18 de Maio de 2024
 
>> Programa Viva Japão

<< Voltar

Viva Japão na Rede


EE José Augusto Ribeiro
DE Assis
Município Assis
Projeto: Arigatô Japão
Número de alunos envolvidos: 100 alunos
Início do projeto: 27/08/2007
Previsão de términodo projeto: 10/12/2007


“A Escola Estadual “José Augusto Ribeiro” iniciou a partir de agosto desse ano, um Projeto interdisciplinar envolvendo a temática da imigração japonesa. O Projeto intitulado “Arigatô Japão”, de iniciativa da professora Elaine Casagrande Rodrigues Cipriano, está envolvendo todos os professores e disciplinas da Escola e busca proporcionar aos alunos reflexão e conhecimento sobre a imigração japonesa no Brasil, bem como o conhecimento da cultura japonesa e suas influências e contribuições para a nossa cultura brasileira. A motivação para a realização do Projeto deve-se ao fato de que no ano de 2008, a imigração japonesa no Brasil completará 100 anos.
O projeto tem promovido diversas atividades envolvendo alunos, professores e a comunidade local. Foram realizadas pesquisas, projeção de documentários, além de atividades práticas com o auxílio de convidados, tais como a confecção de peças de Origami, o Ikebana (confecção de arranjos japoneses), o Mangá (história em quadrinhos japonês) e o Haicai (típica poesia japonesa). No dia 23 de outubro último, os alunos acompanhados de alguns professores visitaram o Memorial do Imigrante em São Paulo e nesta ocasião, tiveram a oportunidade de conhecer o bairro da Liberdade, que guarda traços da cultura japonesa.
No dia 17 de novembro passado, aconteceu na Escola, um típico almoço japonês seguido de danças típicas. Posteriormente, os alunos e professores tiveram a oportunidade de aprender o Gateball (típico jogo japonês) no Kaikan de Assis.
Ainda são previstas até o final do ano, diversas atividades dentro do Projeto que será finalizado com uma exposição. Apesar de ainda não ter sido concluído, o Projeto já é avaliado como bastante positivo por permitir um real contato com a cultura japonesa, nacional e local, valorizando pessoas do município de Assis que fizeram e fazem parte dessa história.”