Relato 1
Relato 2
Relato 1
“Foi com grande entusiasmo que o Projeto Viva Japão foi introduzido no Projeto Pedagógico da Escola, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre as brincadeiras, cantos, histórias, mitos e lendas do Japão entre outras técnicas, bem como a trajetória do relacionamento entre japoneses e brasileiros.
O trabalho realizado na escola contou com a colaboração e participação efetiva dos professores e alunos; foram realizadas leituras de livros contendo histórias e lendas japonesas; técnicas como o origami estiveram presentes nos projetos e nas decorações de festas realizadas na escola assim como: junina, folclore com a confecção dos personagens folclóricos; no projeto leitura a professora se caracterizou e realizou o levantamento prévio sobre os objetos e personagens citados na lenda.
Os alunos das 4 séries se apresentaram nas 2 séries para contar lendas e apresentar as brincadeiras, confecção do origami e outras técnicas. Realizaram pesquisas na internet sobre a cultura japonesa.
No mês de dezembro foram confeccionados cartões de natal; enfeites para a árvore de natal que também foi construída a partir de técnicas japonesas.
Para o encerramento do ano letivo foi realizada uma exposição com os trabalhos e apresentação de lendas japonesas aos pais, que se encantaram com os trabalhos expostos e se mostraram interessados em aprender tais técnicas.
Os alunos deram depoimentos sobre os trabalhos realizados dizendo que as técnicas acalmam e transmitem paz.
O Projeto teve um resultado positivo com a participação dos pais, alunos, professores e comunidade.”
 |
 |
 |
Relato 2
“Durante a comemoração dos 110 anos de nossa Cidade, apresentamos o fruto do trabalho de nossa Escola, contando com o apoio do Grupo de Taiko do Município de Ituverava.
O primeiro carro representa o navio KASATO MARU, que no dia 28 de abril de 1908 deixou o Porto de Kobe, no Japão com centenas de famílias a bordo. Na bagagem, o sonho de fugir de uma situação econômica difícil e o desejo de prosperar no Brasil. Período árduo para os imigrantes, pois, a diferença das línguas, os costumes, a religião, o clima e o preconceito tornavam a situação ainda mais difícil de ser superada, mas os japoneses continuaram sua luta e reconstruíram suas vidas na nova Pátria chamada BRASIL.
Em contraste com as duras condições do Kasato Maru, hoje aviões partem das principais capitais brasileiras rumo ao Japão levando de volta os descendentes de japoneses que ora buscam sucesso nas terras de seus pais.
O centenário dessa primeira viagem é uma boa oportunidade para prestarmos homenagem à raça guerreira e batalhadora.
No segundo carro alegórico apresentamos a FESTA DAS MENINAS, chamada de HINAMATSURI,comemorada no Japão em 03 de março. Uma data importante no calendário japonês, onde se pede o crescimento saudável e feliz das filhas. (...) O carro apresenta um altar com trabalhos de origami feitos pelos alunos. (...)
A Comunidade Escolar da EE Professor Pedro Amauri Silva, homenageia os Japoneses de São Joaquim da Barra e Região que muito contribuem para o crescimento e desenvolvimento de nosso País. A esta comunidade tão generosa, amiga e batalhadora que deixou suas origens para construir sua história num país tão distante, o nosso muito obrigado.
Agradecemos as comunidades Japonesas de São Joaquim da Barra, Ituverava, Ipuã, Guará e Ribeirão Preto, que têm auxiliado e apoiado nosso projeto.”
 |
Barco com imigrantes japoneses.
Trabalhos realizados pelos alunos utilizando as técnicas japonesas
Altar da HINAMATSI, com trabalhos realizados pelos alunos