O início do projeto foi um grande desafio para todos os envolvidos, no entanto, possibilitou a por intermédio das pesquisas realizadas, observar, conhecer hábitos e costumes da realidade sócio-econômico-cultural do povo japonês, estabelecendo comparações com a realidade de seu próprio meio, fazendo analogias entre a cultura japonesa e a cultura brasileira.
Complementando as atividades do projeto, realizaram a visita ao Bairro da Liberdade e no retorno à escola os alunos socializaram os conteúdos adquiridos e realizaram relatórios, produções textuais, relatando à toda comunidade escolar as experiências vivenciadas, promovendo integração interdisciplinar e a contextualização dos conteúdos abordados em sala de aula.
Finalizando o projeto, promoveram a SEMANA DO JAPÃO e contaram com profissionais qualificados como a Imigrante Japonesa que brilhantemente contou sua história de vida, intitulada como "As raízes do nosso sonho". Conheceram por intermédio de um fisioterapeuta, as valiosas contribuições da Medicina Oriental para a melhoria na qualidade de vida.
Ocorreu também, exposição de atividades e trabalhos realizados durante o projeto, amostragem de filmes japoneses, conheceram, prepararam e degustaram pratos típicos, houve demonstração de lutas marciais, Mangás, Ikebana, Pinturas em tela, Karaokê, Exposição de Orquídeas, Origami, Sodoku, Confecção de uma casa japonesa, Demonstração da Cerimônia do Chá, Poemas, Poesias, Ideogramas, Exposição de Jornal e Cédula japonesa, Lendas, Provérbios, Fábulas, Bonsai, Pipas, Sombrinhas, Leques, Dança Japonesa, Mural de fotos, etc.
O desenvolvimento do projeto possibilitou a aquisição de novos conhecimentos sobre a Cultura Japonesa, promovendo sensibilização escolar sobre a importância de se conhecer outras culturas distintas da sua, favorecendo crescimento intelectual e contribuindo significativamente para a formação de um cidadão crítico e participativo à vida social.
Em nome de toda equipe escolar, nossos sinceros agradecimentos à Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista, à iniciativa da CENP em apoiar e acreditar no Projeto, possibilitando aquisição de novos conhecimentos sobre a Cultura Japonesa, tendo como ponto de partida a globalização.
 |
 |
|