> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sábado , 18 de Maio de 2024
 
>> Programa Viva Japão

<< Voltar

Viva Japão na Rede


EE Professor Almeida Júnior
D.E. Centro Oeste
Município: São Paulo
Projeto: Viva Japão - Descobertas
Número de alunos participantes: aproximadamente 300 alunos
Início do Projeto: 01/04/2007
Previsão de Término do Projeto: 30/11/2007




Relato 1
Relato 2

RELATO 1

“No dia 26 de setembro de 2007, a Escola Estadual Professor Almeida Júnior recebeu a escritora e ilustradora Lúcia Hiratsuka, autora de diversos livros sobre lendas japonesas.

O evento faz parte do Projeto Viva Japão que está sendo desenvolvido pela professora de Inglês e Hora da Leitura, Margareth Alves Leite de Siqueira Bittencourt e com a participação das professoras de História, Arte e Educação Física.

Os alunos foram preparados nas aulas de leitura, conhecendo as obras e a vida da autora. Na ocasião, puderam entrevistá-la, vê-la demonstrando uma de suas técnicas de ilustração (sumiê), levaram de brinde seus nomes escritos em japonês e ainda tiveram uma merenda surpresa (yakisoba), que foi preparada pelas merendeiras da escola, com a ajuda da professora de matemática Sabrina Saito.

(...) os alunos também tiveram a oportunidade de assistir “A viagem de Chihiro” premiado desenho, obra prima da ilustração, no Teatro Carlos Zara, CEU Butantã, que gentilmente nos cedeu o espaço.

Mais surpresas e atividades virão até o final do projeto.”


RELATO 2

“Dando prosseguimento às atividades previstas no projeto, os alunos tiveram a oportunidade de receber no dia 23 de outubro, o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo.

Foram previstos dois encontros literários no decorrer do projeto, um com a escritora e ilustradora de lendas japonesas Lúcia Hiratsuka e outro, com o escritor e ilustrador de temas brasileiros, como por exemplo, o folclore, ambos dedicados à literatura infanto-juvenil.

Desta vez, contamos com a grande colaboração do CEU-Butantã que nos cedeu o auditório do Teatro Carlos Zara para o evento. Neste encontro, os alunos puderam participar de um bate-papo com o escritor e uma sessão de perguntas.

No final, o autor sorteou e autografou livros.”