> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Empirika 2012
Boa tarde
Sábado , 27 de Maio de 2017
 
>> Empirika 2012

DESAFIOS EMPIRIKA!

No mundo atual, Ciência e Tecnologia são consideradas como chaves para o desenvolvimento social, econômico e político. Refletir sobre como se instalaram no mundo, sobre o que é fazer Ciência, sobre as questões relativas à produção do conhecimento e por que causam transformações profundas e conflitos relacionados às preocupações ligadas à natureza e à ecologia, é tarefa que se impõe a toda a sociedade. É com esta intenção que foi criada a EMPIRIKA, feira ibero-americana de ciência, tecnologia e inovação que teve início no ano de 2010, em Salamanca (Espanha), com o objetivo de se tornar um fórum bienal para o intercâmbio de conhecimentos e experiências provenientes de instituições científicas de diversos países da Ibero-América.

Integrando-se à programação da Feira Internacional EMPIRIKA 2012, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, dará continuidade e ênfase às ações de formação que já são desenvolvidas na área curricular de Ciências da Natureza. Vários Desafios foram pensados como estratégias para promoção do desenvolvimento contínuo de competências e habilidades dos alunos, vistos como agentes integrantes e modificadores de sua comunidade. Desafios que lançam aos jovens, estímulos para aflorar o pensamento crítico, ampliar os conhecimentos científicos, as formas alternativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. E, ainda, para a divulgação das produções da escola pública paulista, no âmbito da comunidade científica nacional e internacional, criando novas oportunidades de intercâmbio entre alunos e professores.

Qualidade de vida, sustentabilidade, fontes alternativas de energia, cardápio e meio-ambiente, água, lixo, reciclagem e poluição foram os temas escolhidos para os Desafios. A participação dos estudantes da rede pública de ensino será mais uma oportunidade para que aliem os conhecimentos científicos à criatividade. Por esta razão, o CRE Mario Covas reúne, nesta página, informações e orientações aos gestores, professores, alunos e comunidade escolar através de vídeos, videoconferências, critérios de participação, textos de apoio e referências bibliográficas, que acompanham cada um dos Desafios, de forma a apoiar o trabalho das escolas, enquanto espaços privilegiados de formação.


Regulamento

Desafios Empirikos - Manuais

PROFESSOR, LEMBRE-SE:
O PRODESC não é uma plataforma de inscrição para os Desafios. Portanto, para se inscrever nos Desafios EMPIRIKA veja as etapas e o cronograma estabelecidos no Regulamento e ... Participe.