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Boa noite
Terça-Feira , 24 de Outubro de 2017
>> Alfabetização
   
 
A reescrita e os caminhos
da construção do sujeito

Maria José Martins da Nóbrega


Este artigo traz exemplos de textos produzidos por crianças em situação escolar. A partir deles, Maria José Nóbrega busca fazer uma leitura das produções das crianças, em uma tentativa de escutar e ensinar/aprender com elas o caminho de construção da linguagem escrita.

A autora faz reflexões muito importantes, que podem vir a enriquecer o processo de alfabetização dos alunos.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Uma primeira direção, que me parece equivocada, seria considerar tais violações como equívocos próprios do aprendiz e, assim sendo, não interessando à análise do discurso... A regularidade desses "erros" permite que se veja através deles com que concepções a respeito da escrita a criança opera: permite, também, que se enxergue um pouco o próprio processo de elaboração do escrito que, em geral, não está disponível ao leitor."

"Minha intenção é considerar as possibilidades didáticas que a "escuta" de tais marcas pode introduzir na relação entre a criança, seu texto, as possibilidades da linguagem escrita e o professor."

"O produto é, portanto, de co-autoria: um escritor mais
experiente ajuda a um menos experiente a dominar a modalidade escrita da linguagem."


Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





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