> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Segunda-Feira , 09 de Dezembro de 2024
 
>> Alfabetização

Nesta seção, encontram-se artigos, estudos e entrevistas sobre a alfabetização de crianças e adultos, no Brasil e no exterior. Contém também informações sobre programas e experiências desenvolvidas na área.



   Artigos

Alfabetização: teoria e prática. Marília Claret Duran. Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p.105-113.

"Garantindo a todos o direito de aprender": uma visão
socioconstrutivista da aprendizagem de linguagem escrita no ensino básico
.
Roxane Helena Rodrigues Rojo. Série Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997. p. 37-58.

A reescrita e os caminhos da construção do sujeito. Maria José Martins de Nóbrega. Série Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997. p. 77-108.

   Programas

Programa Ler e escrever - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaProgProj.aspx?contextmenu=lerescreve
Neste site você pode conhecer melhor e interagir com essa importante iniciativa que oferece recursos para garantir as melhores condições de ensino às crianças que freqüentam as primeiras séries do ensino na rede pública estadual.

Programa de Qualidade da Escola
http://idesp.edunet.sp.gov.br/index.asp
O programa lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem como principal finalidade promover a melhoria da qualidade do ensino da rede estadual paulista e a eqüidade do sistema. Assim, o programa apresenta, para cada escola, um indicador de qualidade do ensino (IDESP) e estabelece metas para o aprimoramento desta qualidade.

 

   Artigos, estudos e entrevistas

Alfabetização e fracasso escolar: problematizando alguns pressupostos da concepção construtivista. Sandra Maria Sawaya. In: Revista Educação e Pesquisa, Jan 2000, vol.26, no.1, p.67-81.
http://www.scielo.br/pdf/ep/v26n1/a05v26n1.pdf
Artigo que apresenta elementos para um debate sobre a alfabetização e o fracasso escolar das crianças de baixa renda. Baseia-se em teses que abordam os conceitos da teoria construtivista de Emília Ferreiro e Ana Teberosky.

Texto com sentido
http://www.vila.org.br/revista_vila_21/alfabetizacao.htm
Artigo no qual Andréa Luize apresenta a experiência da Escola da Vila, de São Paulo, que adota a proposta construtivista no processo de alfabetização. A partir das idéias de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, autoras de "Psicogênese da língua escrita", a escola buscou seus próprios caminhos para implementar um modelo de alfabetização.

 

   Debates

Conheça as diferenças entre os métodos de alfabetização. http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u642.shtml
Apresenta as características de alguns dos principais métodos de alfabetização.

Perfil: Dissonância na alfabetização. http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u644.shtml
Matéria que discute o construtivismo e defende o método fônico de alfabetização, aprovado entre crianças com dislexia e adotado com bons resultados em vários países a partir da metade da década de 1990.

Organizando as classes de alfabetização: Processos e métodos. http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/ale/tetxt4.htm
Texto centrado na caracterização do atual estado da discussão sobre a metodologia da alfabetização, a partir de uma revisão das concepções historicamente produzidas em torno de processos e métodos, apontando confrontos, lacunas e permanências de alguns princípios já consolidados na área.