Nesta seção, encontram-se artigos, estudos e entrevistas sobre a alfabetização de crianças e adultos, no Brasil e no exterior. Contém também informações sobre programas e experiências desenvolvidas na área.
Artigos |
|
Alfabetização:
teoria e prática. Marília Claret Duran.
Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994.
p.105-113.
"Garantindo a
todos o direito de aprender": uma visão
socioconstrutivista da aprendizagem de linguagem escrita no
ensino básico.
Roxane Helena Rodrigues Rojo. Série
Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997. p. 37-58.
A reescrita e os caminhos
da construção do sujeito. Maria José
Martins de Nóbrega. Série Idéias n. 28,
São Paulo: FDE, 1997. p. 77-108.
Programas |
|
Programa Ler e escrever - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaProgProj.aspx?contextmenu=lerescreve
Neste site você pode conhecer melhor e interagir com essa importante iniciativa que oferece recursos para garantir as melhores condições de ensino às crianças que freqüentam as primeiras séries do ensino na rede pública estadual.
Programa de Qualidade da Escola
http://idesp.edunet.sp.gov.br/index.asp
O programa lançado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo tem como principal finalidade promover a melhoria da qualidade do ensino da rede estadual paulista e a eqüidade do sistema. Assim, o programa apresenta, para cada escola, um indicador de qualidade do ensino (IDESP) e estabelece metas para o aprimoramento desta qualidade.
Artigos, estudos e entrevistas |
|
Alfabetização e fracasso escolar: problematizando
alguns pressupostos da concepção construtivista.
Sandra Maria Sawaya. In: Revista Educação e
Pesquisa, Jan 2000, vol.26, no.1, p.67-81.
http://www.scielo.br/pdf/ep/v26n1/a05v26n1.pdf
Artigo que apresenta elementos para um debate sobre a alfabetização
e o fracasso escolar das crianças de baixa renda. Baseia-se
em teses que abordam os conceitos da teoria construtivista
de Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
Texto com sentido
http://www.vila.org.br/revista_vila_21/alfabetizacao.htm
Artigo no qual Andréa Luize apresenta a experiência
da Escola da Vila, de São Paulo, que adota a proposta
construtivista no processo de alfabetização.
A partir das idéias de Emília Ferreiro e Ana
Teberosky, autoras de "Psicogênese da língua
escrita", a escola buscou seus próprios caminhos
para implementar um modelo de alfabetização.
Debates |
|
Conheça as diferenças entre os métodos de
alfabetização. http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u642.shtml
Apresenta as características de alguns dos principais
métodos de alfabetização.
Perfil: Dissonância na alfabetização.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u644.shtml
Matéria que discute o construtivismo e defende o método fônico de alfabetização, aprovado entre crianças com dislexia e adotado com bons resultados em vários países a partir da metade da década de 1990.
Organizando as classes de alfabetização:
Processos e métodos. http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2004/ale/tetxt4.htm
Texto centrado na caracterização do atual estado
da discussão sobre a metodologia da alfabetização,
a partir de uma revisão das concepções
historicamente produzidas em torno de processos e métodos,
apontando confrontos, lacunas e permanências de alguns
princípios já consolidados na área.
|