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 Memorial da Educação Paulista




A memória, entendida como elemento fundamental na formação da identidade cultural individual e coletiva, na instituição de tradições e no registro de experiências significativas, deve ser valorizada e preservada. Preservar a memória cultural de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades.

Ensino mútuo, litografia colorida de J. H. Marlet, 1822
INRP/Musée National de l'Education, Rouen, França
À medida que avançam a ciência e a tecnologia, e novas ordens sociais se instauram com novos paradigmas, valores e linguagens, a ruptura com o passado torna-se inevitável. O esfacelamento da memória cultural, das tradições, desvincula o homem de suas raízes, aliena-o da "realidade objetiva", impossibilita-o de compreender como e porque se dão as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, porque faltam-lhe os elos que dão sentido aos acontecimentos, tornando-o, dessa forma, presa fácil de manipulação e dominação.

Nessa medida, a implementação de uma política pública estadual de preservação do patrimônio cultural da educação paulista e a criação de um memorial que se constitua em centro de referência para a rede escolar têm o propósito de valorizar a educação e os educadores, assim como proporcionar elementos para uma leitura crítica da experiência educacional e condições para uma compreensão e prática mais competentes.
Escola Modelo da Luz
OBJETIVOS

Implementar uma política de preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural das escolas públicas estaduais paulistas.