> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Segunda-Feira , 18 de Março de 2024
>> O Professor Escreve Sua História
   
 

Fatos e Sonhos


Prof ª. Edina Ap. de Freitas Oliveira

Pégaso sobrevoava uma construção antiga, parecida com um castelo, tentava em vão socorrer a Fênix que já construíra o seu ninho mas não conseguia tocar fogo, pois o vento soprava muito forte. Em poucos segundos, talvez, ela não conseguiria renascer... A ave, já enfraquecida, clama por sua ajuda: "Traga uma tocha acesa do Olimpo, por favor, ajude-me!".

Acordo no meio da noite assombrada. Acho que ando lendo muito sobre mitologia grega. De manhã, enxergo um rosto amassado diante da imagem refletida no espelho. Olhos sem brilho, ombros caídos e um sorriso amarelo e amordaçado. O que tu fazes? O que farás? Meu outro "eu" indaga. Uma lembrança da infância vem à tona: "O que você vai ser quando crescer?". Logicamente que seria médica veterinária. "Médica veterinária? Você vai ser professora, isso sim!"
Agora, parece que é o espelho que repete: "Professora, isso sim... professora, isso sim...". Passo um batom vermelho e vou à luta, contudo, o eco permanece durante o percurso para o trabalho, parece a batida compassada de um bumbo ou sino dentro da minha cabeça. "Professora, isso sim..." Uma angústia vai tomando conta de mim e, agora, ouço o sinal bater. Entro na sala de aula e vejo rostos sonolentos:

- Professora, a senhora veio?

- Ué, não era para eu vir? Vamos trabalhar em grupo hoje, vocês fizeram a pesquisa sobre a adolescência? Muito bem, vamos ler os textos, discuti-los e fazer um relatório, tal como combinamos.

Ruídos de carteiras arrastadas pelo chão, os alunos começam a trabalhar. Uma vontade louca de tomar café! De repente, no canto da sala de aula, uma menina chora. O que foi, Joana? A menina chora ainda mais: seus pais estavam se separando e a mãe não queria deixá-la ver o pai. E agora, professora? O que dizer? Você pensa que lecionar é só ensinar gramática e interpretação de textos? Meu alter-ego cutucava com seu espinho.

- Escute, Joana, eu nunca passei por uma situação dessas. Mas creio que qualquer separação é muito difícil, não só para os filhos, como também para os pais. Os pais podem sofrer até mais do que os próprios filhos. Sua mãe também deve estar muito confusa, por isso está tomando essa atitude. Dê tempo ao tempo, procure não discutir com a sua mãe, que mais cedo ou mais tarde ela poderá voltar atrás na sua decisão, entendeu?

Joana parece estar mais tranqüila. Tantos fatos fazem parte do dia-a-dia de um professor. Será que ela ficará bem?

Soa o sinal. Entro em outra sala e encontro os alunos muito alvoroçados. William está olhando distraidamente pela janela: as meninas da sétima série jogam voleibol. Distribuo os livros, lemos o poema José de Carlos Drummond de Andrade e fazemos sua análise. "E agora José, cuspir já não pode..." Parece que Drummond está perguntando para mim: "E agora José, sem cavalo preto, que fuja a galope..." Será que Pégaso conseguirá trazer a tocha do Olimpo? Pégaso, no meu sonho pareceu-me branco, com suas asas magníficas, lembro-me imediatamente daquele cavalo branco que aparece no início dos filmes cinematográficos. Sonho, realidade e fantasia se misturam. Preciso tomar um café urgentemente.

Os alunos começam a prestar a atenção ao poema de Drummond. Vejo olhinhos curiosos, alguns ainda estão sonolentos. "Professora, o que é utopia?" A Fênix ainda pede socorro a Pégaso. Novamente o sonho.

- Vamos procurar no dicionário: "Utopia, alguma coisa imaginária, perfeita, sonhada". E o meu fazer pedagógico, será que é utopia? Meu alter-ego está muito intruso hoje. O importante é esse saber compartilhado, será que passo algo de bom para eles? Espero que sim. "Professora, isso sim..." O tambor volta a bater.

Passa-se uma semana. Joana disse que sua mãe mudou de idéia. Ela pode ver o pai. Ah! Pégaso também chega a tempo de salvar a Fênix, que, enfim, pode renascer.


EEPSG "José Ribeiro de Souza" - Osasco

Para mais informações clique em AJUDA no menu.