> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> O Professor Escreve Sua História
   
 

Gasta Sabedoria


Prof ª. Regina Maria Murador

Tece a teia da sabedoria. Longa teia que não acaba mais. Ou acaba? O que mais é preciso saber? Há alguns livros na estante ainda por abrir, há aquele na gaveta... Ah! Há também alguns artigos que foram separados do jornal de ontem... Bi-bi-biii!!! Fooommm!!! Nossa, por pouco!

Quanto pão tá levando? Dez? Então essa conta tá errada! Quem são seus professores, menino? O dono da padaria olha para o cartaz na parede: "Não aprendeu português na escola?" - diante da troca de "s" pelo "z" - "Seu professor é analfabeto?"

- O senhor fez pós-graduação no exterior, doutor?

- Na Alemanha.

- É, e, com certeza, deve ter freqüentado os melhores colégios aqui no Brasil! Mas, então, doutor, voltando a falar sobre o problema da repetência nas escolas públicas...

- É... na verdade, é preciso, antes de tudo, deixar bem claro que é necessário que se mudem radicalmente as estratégias...

Afundado na poltrona, teima. Quer ver se consegue chegar ao final da entrevista, mas seus olhos teimam também. Querem fechar.

É ele, o professor. A primeira fala presenciou bem de manhãzinha no balcão da padaria. O segundo diálogo acabou de ouvir pela televisão num programa de entrevistas, desses povoados por doutores em tudo.

Os olhos vencem a teima e ele vai dormir. Consegue? Custa a conseguir, pois agora a teimosia dos olhos cede lugar à do cérebro que lhe repete sem parar: "é preciso reciclar-se; repensar a educação; mudar as estratégias didáticas; estamos entrando no terceiro milênio; estamos na era da informática e da globlização; devemos formar leitores críticos; formar cidadãos conscientes para o livre exercício da democracia...".

E aqueles meninos que não aprendem? Corrija! Eles não aprendem! Não corrija! Eles não aprendem! Volte a corrigir! Mas eles não aprendem! Pare novamente de corrigir, então! Mas eles não aprendem!...

O professor adormece.

Rum-rum-ruumm!!! O menino não está mais no balcão da padaria.

Mandei embora aquele molenga. Só me fazia troco errado! Mas o cartaz ainda continua lá: "O melhor pão para sua meza". Isso mesmo, com "z".

Trim-trim-triiimmm!!! É dia de "capacitação" na escola. Mas aqueles meninos não aprendem. E a entrevista de ontem? Onde será que aquele doutor estudou?

- Precisamos aproveitar o tempo. Vamos primeiro fazer a leitura destes documentos e depois responder a este questionário. Reflitam! Este é o momento de nos conscientizarmos de que precisamos mudar nossa postura de educadores e nossa prática pedagógica dentro da sala de aula...

Há quanto tempo seu salário não muda? Quanto tempo falta para mudar o governador? Será que muda alguma coisa? Quantas vezes já mudou sua prática pedagógica? Exercita a matemática, mas a memória oscila: começou em mil novecentos e... de lá para cá foram quatro... não, seis..., e houve aquele governo que mudou dois ou três secretários e aquele outro, o...

- Vamos fazer um círculo!!...

- Hã!!!

- ... E debater sobre o que foi respondido; depois faremos um relatório único...

E aqueles meninos que não aprendem? Teriam fome, aqueles meninos?

Talvez tenham verminose, disritmia, ansiedade...

- Então, como vimos, os grandes pensadores em Educação, no Brasil, acham que a falha está na postura do professor...

- Mas... e aqueles meninos que não aprendem, será que não se poderia...

- O Estado não manda verbas para isso! Apliquem essa nova prática pedagógica.

Nhec-nhec! Ploc-ploc-ploc! Ploof!... Bloomm-nhec! "Ufa!" E se eles não aprenderem? E o menino da padaria? E o doutor da televisão? Quanta sabedoria eu terei ainda que tecer? Definitivamente, eu preciso me reciclar.

Corre os olhos pelo jornal: Pol..., Econ..., Ed..., Educ..., Educação.
Ah! Entrevista com o doutor do programa de ontem, da televisão: "Mas eu cursei o ginasial e o clássico na escola pública...".

Afunda-se novamente na poltrona. Inadjetivável é o seu desalento quando percebe o que lhe salta à mente; seus olhos se anuviam, seu pensamento cala, seu coração congela: sua sabedoria acaba. Acaba? Tateia com os olhos os livros da estante: M... A... g..., R..., Trat..., Pedag..., Man... Encicl..., Bíbl... S... Bibl... Sagr... Bíblia Sagrada. Estica arqueadamente o corpo até que suas mãos atinjam o livro avistado. Abre-o. Deus é sábio, pensa ele e, apegado à sua fé, que não é pouca, inicia sua reciclagem definitivamente. Ou seria capacitação?


EEPSG "José Conti" - Igaraçu do Tietê

Para mais informações clique em AJUDA no menu.