> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 19 de Março de 2024
>> O Professor Escreve Sua História
   
 

Quando se vê sem enxergar

Prof ª. Luzia Aparecida Barion Ferrarezzi

Imaginem um lugar paradisíaco onde o ar simplesmente os presenteia com uma gama interminável de perfumes naturais que pode passar da alfazema roxa ao capim-de-cheiro, sem com isso afrontar as suas narinas. Onde répteis asquerosos fogem arbustos adentro ao mero roçar de passos nas folhas secas. Onde a existência humana irmana-se com a convivência animal por leis tão peculiares, que a intervenção de qualquer causa transcendente seria um insulto à natureza.

Pois foi nesse Éden perdido pelo interior paulista sem TV, sem cinema, jornais ou revistas que me flagrei percorrendo cinco quilômetros, a pé, para lecionar a um grupo de personagens arquetípicos. Via-me dentro de um filme felliniano cercada por uma petizada apática, cujas mãozinhas sujas ofereciam pequenos pagamentos por um dia de aula: um colar feito com macarrãozinho padre-nosso, uma almofadinha de crochê, um favo de mel, coisinhas assim.

Um dia, uma mãe trouxe-me o maior dos desafios e que tempos mais tarde seria meu maior reembolso pelos anos no magistério: um capiauzinho de porte limitado e grandes ambições internas.
A mulher, simplória, disse ipsis litteris: "Fessora, faiz o Tião vê as coisa do mundo".

Fácil, se não fosse o caipirinha cego por nascença.

Sem recursos pedagógicos, desfiz-me em instintos e invulnerabilidade para vencer tal provocação.

Havia um ponto de partida: pesquisei o sistema braile para as primeiras lições, confeccionando as letras em quadrinhos de papelão. Ele leu. Já era um "radarzinho humano" que se movia com uma rapidez incrível por entre carteiras e armários, apanhava objetos solicitados, respondia a questões matemáticas usando o ábaco... mas como ensinar-lhe a trajetória do vôo do anum e a cor do próprio pássaro? Como fazê-lo entender e perceber o formato das nuvens e a dimensão do tempo?

Diante dessa minha impotência, chorei durante noites insones até que uma luz brilhou dentro de tantos pontos de interrogação aboletados em minha cabeça. A solução chegou em pingados de lampejos, insights: a sala de aula passou a ser os escassos jardins e hortas das casas da colônia.

As cores partiriam da intensidade da cor negra e se classificariam por quentes ou frias. Algo gelado ou morno em suas mãos determinaria a intensidade das cores. Os lápis coloridos do Tião tinham identificação dentro da caixa, assim: preto nº 1, marrom nº 2, vermelho nº 3...

- Professora, já sei como é o arco-íris!

Chumaços de algodão viraram nuvens. Pedacinhos de barbante colados sobre papel viraram sol, lua, montanhas e flores. Os dedos de Tião descobriram a Natureza. Um relógio de vidro quebrado com os números em relevo dividiu os dias e as noites em horas e minutos.

Música com danças e véus, e o Tião virou aquele anum "voando" junto com as meninas pela classe...

Hoje tenho uma classe especial cheinha de Tiões que querem enxergar o mundo através da escuridão.

... E, por acaso, coloquei também o mundo aos meus pés. Eu, cúmplice de uma terna e majestosa batalha arrancando de mim pedaços de sorrisos de gratidão.


EEPSG "Vicente Barbosa" - Valparaíso

Para mais informações clique em AJUDA no menu.