"A Escola é tida pelos estratos populares
como o único meio de acesso às camadas superiores,
e tanto a própria instituição escolar
como as aprendizagens que lá se adquirem são
muito valorizadas."
"Ao se considerar sem atributos para continuar
na Escola, a criança confere legitimidade aos objetivos
do processo de ensino, às técnicas pedagógicas
e ao próprio processo de avaliação
propostos pela Escola. E é nessa legitimação
do fracasso que os sistemas educacionais reproduzem a ordem
social (BORSOTTI, 1982)."
"Uma das condições que a Escola impõe
é o acompanhamento feito pelas famílias. As
crianças que não dispõem desse atendimento
em casa ficam, porém, prejudicadas. Isso significa
que elas chegam em casa sem o processo de aprendizagem completo;
mas, nem a Escola nem a família assumem isso e, na
avaliação final, é julgada por incompetência
primeiramente a criança e, depois, a família
- que, no caso, assume a culpa, já que tem responsabilidade
pela criança."
"Parodoxalmente, no entanto, os pais estão
afastados do processo de avaliação, pois têm
de sair correndo atrás dos professores para saberem
ao menos as notas obtidas pelos filhos. As notas altas são
por sua vez, auto-explicativas, mas as baixas não
dizem nada - e é isso o que os pais querem saber
quando solicitam maior participação no processo
de avaliação."