> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
Indústria cultural e comunicação
de massa |
|
Anamaria Fadul |
O texto trata da relação
entre escola e televisão. Aborda algumas questões
que inquietam os educadores e faz uma análise
histórica sobre o conceito Indústria
Cultural.
A autora apresenta a especificidade dessa 'indústria'
e da Comunicação de Massa no Brasil e
também qual o papel da televisão em nossa
sociedade.
|
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"...é só através de seu conhecimento (da Indústria Cultural)
que se pode propor uma nova compreensão, porque é só através
de seu conhecimento que se pode propor uma nova política
educacional, cultural e comunicacional capaz de fornecer
subsídios para a alteração da própria Indústria Cultural.
É só por meio de alunos críticos, de alunos que tenham conhecimento
da Indústria Cultural que se pode ter a possibilidade de
interferir para aperfeiçoá-la e melhorá-la. Não para piorá-la."
"... a televisão brasileira chega a quase todos os lares,
sendo poucas as regiões do País sem acesso a ela. Portanto,
se a televisão tem essa difusão, percebe-se que é impossível
compreender a sociedade brasileira sem compreender a cultura
e a Educação brasileiras, sem passar pela Indústria Cultural,
é cometer um grande equívoco."
"... meu convite é para que a Escola aprenda a decifrar
esses meios e a colocá-los a serviço de uma outra educação
e de uma outra televisão. É preciso educar os alunos para
não aceitarem esta televisão que aí está, porque esta não
é a televisão. Mas é preciso antes estudar e conhecer os
meios de comunicação de massa."
Publicação:
Série Idéias n. 17. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 53- 59
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|