Os meios de comunicação de massa são temas atuais e polêmicos. Até hoje, é freqüente a discussão se a televisão, tomando-se uma das mídias mais populares como exemplo, massifica o espectador, interfere no seu comportamento, informa ou deforma. Sob a óptica da questão educacional, o debate ganha novos ângulos, como se pode verificar nos artigos desta seção.
Artigos |
 |
Educação,
comunicação e meios de comunicação.
José Manuel Moran. Série Idéias n.9.
São Paulo: FDE, 1994. p. 13-17.
Indústria cultural
e comunicação de massa. Anamaria Fadul.
Série Idéias n. 17. São Paulo: FDE, 1994.
p. 53- 59.
Os meios de comunicação
na escola. José Manuel Moran. Série Idéias n.9. São Paulo:
FDE, 1994. p.21-28.
Que pode a escola
diante do fascínio do TV? Maria Thereza Fraga Rocco. Série
Idéias n.9. São Paulo: FDE, 1994. p.53-62.
Técnicas para análise
da televisão. José Manuel Moran. Série Idéias n.9. São
Paulo: FDE, 1994. p. 41-49.
A linguagem do futuro.
José Alberto Lovetro (Jal). Série Idéias n. 17. São Paulo:
FDE, 1994. p. 65-76.
Pensando em ilustrações
de livros. Ricardo Azevedo. Série Idéias n. 17. São Paulo:
FDE, 1994. p. 45-48.
Links |
 |
TV Futura
http://www.futura.org.br/
Canal educativo com programas especiais, dicas para Vestibular e edições do Telecurso 2000.
Núcleo Comunicação e Educação - NCE
http://www.eca.usp.br/
Núcleo formado por professores e pesquisadores do campo de inter-relações Comunicação e Educação. Fundado em 1996.
Telecurso
http://www.telecurso2000.org.br/
Programa de educação a distância para integração no mercado de trabalho, com uso de multimeios, principalmente da TV.
Auçuba: Comunicação e Educação
http://www.aucuba.org.br
Organização não-governamental que trabalha com a formação de jovens através do acesso a informação, tecnologia e saber. Disponibiliza equipamentos de televisão para projetos educativos em Pernambuco.
Cipó Comunicação Interativa
http://www.cipo.org.br/
É uma ONG que investe na educação de jovens pela mídia. Desenvolve a capacidade no jovem para um bom relacionamento consigo próprio e com a coletividade. Atua em Salvador.
Desafios da televisão e do vídeo à escola
http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafio.htm
Especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância aborda a questão da comunicação pela televisão e as estratégias de utilização da TV e do Vídeo. Comunicação e Educação
http://www.eca.usp.br/comueduc/
Apresenta as edições da Revista Comunicação & Educação com sumário, edições, índice temático e autores.
|