> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sábado , 04 de Maio de 2024
>> Comunicação e Educação
   
 
A linguagem do futuro

José Alberto Lovetro - JAL


Em um mundo dominado pelas imagens, as Histórias em Quadrinhos (HQs) localizam-se entre o mundo visual e a leitura. Esta é a opinião do autor.
A partir de sua experiência como cartunista, o autor escreve sobre a produção de HQs e sugere sua utilização como recurso alternativo e criativo de ensino.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"... num momento em que o visual, o grafismo, toma conta de nossas comunicações, o quadrinho se coloca como um meio entre o visual e a palavra: a tevê e a literatura."

"...os quadrinhos dão chance de seu leitor usar a imaginação criadora. Enquanto o cinema e a tevê nos dão imagens prontas, (...) o quadrinho mostra uma seqüência intercalada por espaços vazios, onde nosso cérebro cria as imagens de ligação. Entre um quadrinho e outro, a ação tem continuidade na cabeça do leitor."

"Se antigamente chegava-se a culpar os HQs pela criminalidade infantil e por tomar tempo de estudo das crianças, hoje a situação é outra. O ensino necessita desta linguagem para fortalecer o aprendizado."

"Enfim, as histórias em quadrinhos são instrumento para as mais diversas profissões; ferramenta básica para o desenvolvimento do ensino nos tempos modernos."

Publicação: Série Idéias n. 17. São Paulo: FDE, 1994
Páginas: 65-76

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader