> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
A linguagem do futuro |
|
José Alberto Lovetro - JAL |
Em um mundo dominado pelas imagens,
as Histórias em Quadrinhos (HQs) localizam-se
entre o mundo visual e a leitura. Esta é a opinião
do autor.
A partir de sua experiência como cartunista, o
autor escreve sobre a produção de HQs
e sugere sua utilização como recurso alternativo
e criativo de ensino.
|
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"... num momento em que o visual, o grafismo, toma conta de nossas comunicações, o quadrinho se coloca como um meio entre o visual e a palavra: a tevê e a literatura."
"...os quadrinhos dão chance de seu leitor usar a imaginação criadora. Enquanto o cinema e a tevê nos dão imagens prontas, (...) o quadrinho mostra uma seqüência intercalada por espaços vazios, onde nosso cérebro cria as imagens de ligação. Entre um quadrinho e outro, a ação tem continuidade na cabeça do leitor."
"Se antigamente chegava-se a culpar os HQs pela criminalidade infantil e por tomar tempo de estudo das crianças, hoje a situação é outra. O ensino necessita desta linguagem para fortalecer o aprendizado."
"Enfim, as histórias em quadrinhos são instrumento para as mais diversas profissões; ferramenta básica para o desenvolvimento do ensino nos tempos modernos."
Publicação:
Série Idéias n. 17. São Paulo: FDE, 1994
Páginas: 65-76
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|