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Os meios de comunicação
na escola |
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José Manuel Moran |
O autor discute a relação
entre escola e meios de comunicação, e
as várias formas que ela pode assumir de maneira
direta e inovadora. Propõe que a escola incorpore
os meios de comunicação como motivação,
conteúdo de ensino ou análise crítica.
Fornece também sugestões concretas de
utilização dos meios de comunicação
em sala de aula.
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"A escola precisa repensar urgentemente a sua relação
com os Meios de Comunicação, deixando de ignorá-los ou considerá-los
inimigos. A escola também não pode pensar em imitá-los,
porque nos Meios predomina a função lúdica, de entretenimento,
não a de organização da compreensão do mundo e das atitudes."
"A escola pode e precisa estabelecer pontes com
os Meios de Comunicação. Pode utilizá-los como motivação
do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico
e interessante diante de um novo assunto a ser estudado.
Podem os Meios apresentar o próprio conteúdo de ensino (...)
bem como ser, eles próprios, objeto de análise, de conhecimento."
"Os Meios de Comunicação - o jornal, o rádio, a televisão,
o cinema - podem ser utilizados como ponto de partida de
um novo assunto, como pesquisa prévia para debates, como
motivação, como estímulo."
"Os Meios podem ser utilizados também como conteúdo de
ensino, como informação, como forma de passar conteúdos
organizados, claros e seqüenciados, principalmente o vídeo
instrucional, educativo o qual é útil para o professor,
porque lhe dá a chance de completar as informações, de reforçar
os dados passados pelo vídeo. Eles não eliminam o papel
do professor; ao contrário, ajudam-no a desenvolver sua
tarefa principal, que é a de obter uma visão de conjunto,
educar para uma visão mais crítica."
"A escola precisa, enfim, no seu Projeto Educativo, considerar
a questão dos Meios de Comunicação e da comunicação como
parte integrante - e não marginal - do processo educativo
integral do novo aluno-cidadão, visando construir uma sociedade
realmente democrática."
Publicação:
Série Idéias n.9. São Paulo: FDE, 1994
Páginas: 21-28
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