> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Comunicação e Educação
   
 
Técnicas para análise da televisão

José Manuel Moran


Apresenta diversas técnicas que auxiliam o professor na tarefa de levar os alunos a uma compreensão crítica da televisão. Primeiramente, fornece um método básico de análise e, depois, descreve várias técnicas para análise de programas de ficção (novelas e seriados) e de informação (telejornal e jornal impresso). São dinâmicas completas com todos os passos, forma de organização e perguntas a serem feitas.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Mais importantes que as técnicas são as estratégias de análise dos Meios. Partimos da experiência própria, subjetiva, para levá-la ao encontro das propostas dos Meios. Passamos da experiência para a objetivação. Começamos com a análise de um produto concreto (um programa, um filme) como exemplificação de uma análise maior. Do particular chegamos ao geral. Através da análise comparativa (com outros programas semelhantes) obteremos uma melhor visão de conjunto."

"O que interessa é obter uma visão de totalidade da televisão, do rádio, dos jornais. As análises concretas ajudam a que nos encaminhemos para a visão conjuntural e estrutural dos Meios de Comunicação na nossa sociedade e da comunicação na nossa comunidade."

Publicação: Série Idéias n.9. São Paulo: FDE, 1994
Páginas: 41-49

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader