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Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Desenvolvimento e Aprendizagem
   
 
Algumas contribuições da psicologia cognitiva

Marta Kohl de Oliveira


Neste texto, Marta Kohl trata da questão da formação de conceitos e da construção de significados, bem como da relação entre desenvolvimento e aprendizagem.
Baseada principalmente nas idéias de Vygotsky, ela destaca o papel da escola no processo do desenvolvimento intelectual infantil.

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"O professor, cumprindo com os objetivos escolares, estará empenhado na transmissão de um corpo de conhecimentos para alunos concretos que têm, cada um, um universo conceitual próprio. Esse universo, que constitui para cada indivíduo seu conteúdo intelectual acumulado e a mediação simbólica da sua experiência, é a base sobre a qual se assentarão os diversos episódios de aprendizagem. Adquirir conhecimentos sobre um certo assunto é operar transformações na estrutura de conceitos, já adquiridos, relacionados a esse assunto. Sendo assim, é fundamental a relação do novo conhecimento com a estrutura conceitual de quem vai aprender."

"A afirmação de que a criança constrói conhecimento ganha substância se soubermos que criança é essa, que tipo de conhecimentos ela possui, qual a relação entre o modo como ela tem estruturados os conceitos referentes a um certo assunto e o modo como esse assunto está articulado pelos especialistas que nos fornecem subsídios para o ensino."

"A implicação dessa proposta de VYGOTSKY para o ensino escolar é imediata. Se a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, por um lado a escola tem um papel essencial na construção do intelecto adulto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. Por outro lado, o desempenho desse papel só se dá adequadamente na medida em que, conhecendo a situação de desenvolvimento cognitivo dos alunos, a escola dirige o ensino não para etapas intelectuais já alcançadas, mas sim para estágios de desenvolvimento ainda não incorporados pelos alunos, funcionando realmente como um motor de novas conquistas intelectuais."

Publicação: Série Idéias n. 6. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 47 a 51

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LA TAILLE, Y. de.

PALANGANA, I. C.

PIAGET, JEAN.
 Jean Piaget