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Algumas contribuições
da psicologia cognitiva |
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Marta Kohl de Oliveira |
Neste texto, Marta Kohl trata da questão
da formação de conceitos e da construção
de significados, bem como da relação entre
desenvolvimento e aprendizagem.
Baseada principalmente nas idéias de Vygotsky,
ela destaca o papel da escola no processo do desenvolvimento
intelectual infantil.
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"O professor, cumprindo com os objetivos
escolares, estará empenhado na transmissão de
um corpo de conhecimentos para alunos concretos que têm,
cada um, um universo conceitual próprio. Esse universo,
que constitui para cada indivíduo seu conteúdo
intelectual acumulado e a mediação simbólica
da sua experiência, é a base sobre a qual se
assentarão os diversos episódios de aprendizagem.
Adquirir conhecimentos sobre um certo assunto é operar
transformações na estrutura de conceitos, já
adquiridos, relacionados a esse assunto. Sendo assim, é
fundamental a relação do novo conhecimento com
a estrutura conceitual de quem vai aprender."
"A afirmação de que a criança
constrói conhecimento ganha substância se soubermos
que criança é essa, que tipo de conhecimentos
ela possui, qual a relação entre o modo como
ela tem estruturados os conceitos referentes a um certo assunto
e o modo como esse assunto está articulado pelos especialistas
que nos fornecem subsídios para o ensino."
"A implicação dessa proposta de VYGOTSKY
para o ensino escolar é imediata. Se a aprendizagem
impulsiona o desenvolvimento, por um lado a escola tem um
papel essencial na construção do intelecto adulto
dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas.
Por outro lado, o desempenho desse papel só se dá
adequadamente na medida em que, conhecendo a situação
de desenvolvimento cognitivo dos alunos, a escola dirige o
ensino não para etapas intelectuais já alcançadas,
mas sim para estágios de desenvolvimento ainda não
incorporados pelos alunos, funcionando realmente como um motor
de novas conquistas intelectuais."
Publicação:
Série Idéias n. 6. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 47 a 51
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