> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 23 de Outubro de 2014
 
>> Desenvolvimento e Aprendizagem

Os artigos desta seção discutem questões do processo de aprendizagem a partir das contribuições de renomados psicólogos, educadores e outros especialistas. Neles são tratados temas como a importância do jogo infantil, o desenho na pré-escola, o desenvolvimento da moral na criança e o trabalho com expressão corporal, e discutidas concepções teóricas de Vygotsky, Piaget, Wallon e Freinet, entre outros.

   Artigos

Algumas contribuições da psicologia cognitiva. Marta Kohl de Oliveira. Série Idéias n. 6, São Paulo: FDE, 1992. p. 47-51.

Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo. João Carlos Martins. Série Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997. p. 111-122.

L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e o jogo infantil.
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira. Série Idéias n. 2, São Paulo: FDE, 1994. p. 43-46.

A perspectiva de Jean Piaget. Lino de Macedo. Série Idéias n. 2, São Paulo: FDE, 1994. p. 47-51.

A dimensão ética na obra de Jean Piaget. Yves de La Taille. Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p. 75-82.

O desenvolvimento da moralidade na teoria de Jean Piaget. Lisandre Maria Castello Branco. Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p. 63-73.

As interações sociais na perspectiva piagetiana. Luci Banks Leite. Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p. 41-47.

Algumas considerações sobre a teoria psicogenética na escola. Cláudia Davis e Yara L. Espósito. Série Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 127 a 132.

Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon. Izabel Galvão. Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p. 33-39.

O cotidiano na pedagogia de Freinet.Ruth Joffily Dias. Série Idéias n. 2, São Paulo: FDE, 1994. p. 69-78.

O que é construtivismo? Fernando Becker. Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p. 87-93.

Construtivismo e currículo. Odair Sass. Série Idéias n. 26, São Paulo: FDE, 1998. p. 87-103.

Reflexões sobre a prática. Laura Moreira Barboza. Série Idéias n. 2, São Paulo: FDE, 1994. p. 66-68.

A rotulação de alunos como portadores de "distúrbio ou dificuldades de aprendizagem": uma questão a ser refletida. Luciana M. Lunardi Campos. Série Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997. p. 125-140.

A atividade da criança na idade pré-escolar. Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 17-23.

O jogo, a construção e o erro: considerações sobre o desenvolvimento da linguagem na criança pré-escolar. Ester Miriam Scarpa. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 54-64.

Jogos tradicionais. Adriana Friedmann. Série Idéias n. 7, São Paulo: FDE, 1995. p. 54-61.

O papel do jogo na educação das crianças. Gisela Wajskop França. Série Idéias n. 7, São Paulo: FDE, 1995. p. 46-53.

O brinquedo na educação: considerações históricas. Tizuko Morchida Kishimoto. Série Idéias n. 7, São Paulo: FDE, 1995. p. 39-45.

O jogo e a construção do conhecimento matemático. Manoel Oriosvaldo de Moura. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 45-52.

A utilização do jogo na pré-escola. Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 24-29.

O desenho na pré-escola: o olhar e as expectativas do professor. Izabel Galvão. Série Idéias n. 14. São Paulo: FDE, 1992. p. 53-61.

Criança: evitando a perda de sua capacidade de figurar. Silvio Dworecki. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 67-71.

Corpo e fantasia no processo do conhecimento. Eugênia Thereza de Andrade. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 110-121.

O corpo e o conhecimento: dança educativa. Lenira Peral Rangel e Maria Mommensohn. Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992. p. 99-109.


   Links

Pensamento pedagógico – Alguns Mestres

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=033
Seleção de sites e livros que apresentam e discutem - através de artigos, entrevistas, biografias, matérias informativas, notícias - as idéias de alguns dos principais pensadores da Educação , do Brasil e do Mundo, em várias épocas.