Os artigos desta seção discutem
questões do processo de aprendizagem a partir das contribuições
de renomados psicólogos, educadores e outros especialistas.
Neles são tratados temas como a importância do
jogo infantil, o desenho na pré-escola, o desenvolvimento
da moral na criança e o trabalho com expressão
corporal, e discutidas concepções teóricas
de Vygotsky, Piaget, Wallon e Freinet, entre outros.
Artigos |
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Algumas contribuições
da psicologia cognitiva. Marta Kohl de Oliveira. Série
Idéias n. 6, São Paulo: FDE, 1992. p. 47-51.
Vygotsky e o papel
das interações sociais na sala de aula: reconhecer
e desvendar o mundo. João Carlos Martins. Série
Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997. p. 111-122.
L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento
e o jogo infantil. Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.
Série Idéias n. 2, São Paulo: FDE, 1994.
p. 43-46.
A perspectiva de Jean
Piaget. Lino de Macedo. Série Idéias n.
2, São Paulo: FDE, 1994. p. 47-51.
A dimensão
ética na obra de Jean Piaget. Yves de La Taille.
Série Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994.
p. 75-82.
O desenvolvimento
da moralidade na teoria de Jean Piaget. Lisandre Maria
Castello Branco. Série Idéias n. 20, São
Paulo: FDE, 1994. p. 63-73.
As interações
sociais na perspectiva piagetiana. Luci Banks Leite. Série
Idéias n. 20, São Paulo: FDE, 1994. p. 41-47.
Algumas considerações
sobre a teoria psicogenética na escola. Cláudia
Davis e Yara L. Espósito. Série Idéias
n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 127 a 132.
Uma reflexão
sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon.
Izabel Galvão. Série Idéias n. 20, São
Paulo: FDE, 1994. p. 33-39.
O cotidiano na pedagogia
de Freinet.Ruth Joffily Dias. Série Idéias
n. 2, São Paulo: FDE, 1994. p. 69-78.
O que é construtivismo?
Fernando Becker. Série Idéias n. 20, São
Paulo: FDE, 1994. p. 87-93.
Construtivismo e currículo.
Odair Sass. Série Idéias n. 26, São Paulo:
FDE, 1998. p. 87-103.
Reflexões sobre
a prática. Laura Moreira Barboza. Série
Idéias n. 2, São Paulo: FDE, 1994. p. 66-68.
A rotulação
de alunos como portadores de "distúrbio ou dificuldades
de aprendizagem": uma questão a ser refletida.
Luciana M. Lunardi Campos. Série Idéias n. 28,
São Paulo: FDE, 1997. p. 125-140.
A atividade da criança
na idade pré-escolar. Elvira Cristina de Azevedo
Souza Lima. Série Idéias n. 10, São Paulo:
FDE, 1992. p. 17-23.
O jogo, a construção
e o erro: considerações sobre o desenvolvimento
da linguagem na criança pré-escolar. Ester
Miriam Scarpa. Série Idéias n. 10, São
Paulo: FDE, 1992. p. 54-64.
Jogos tradicionais.
Adriana Friedmann. Série Idéias n. 7, São
Paulo: FDE, 1995. p. 54-61.
O papel do jogo na
educação das crianças. Gisela Wajskop
França. Série Idéias n. 7, São
Paulo: FDE, 1995. p. 46-53.
O brinquedo na educação:
considerações históricas. Tizuko
Morchida Kishimoto. Série Idéias n. 7, São
Paulo: FDE, 1995. p. 39-45.
O jogo e a construção
do conhecimento matemático. Manoel Oriosvaldo de
Moura. Série Idéias n. 10, São Paulo:
FDE, 1992. p. 45-52.
A utilização
do jogo na pré-escola. Elvira Cristina de Azevedo
Souza Lima. Série Idéias n. 10, São Paulo:
FDE, 1992. p. 24-29.
O desenho na pré-escola:
o olhar e as expectativas do professor. Izabel Galvão.
Série Idéias n. 14. São Paulo: FDE, 1992.
p. 53-61.
Criança: evitando
a perda de sua capacidade de figurar. Silvio Dworecki.
Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992.
p. 67-71.
Corpo e fantasia no
processo do conhecimento. Eugênia Thereza de Andrade.
Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992.
p. 110-121.
O corpo e o conhecimento:
dança educativa. Lenira Peral Rangel e Maria Mommensohn.
Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992.
p. 99-109.
Links |
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Pensamento pedagógico – Alguns Mestres
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=033
Seleção de sites e livros que apresentam e discutem - através de artigos, entrevistas, biografias, matérias informativas, notícias - as idéias de alguns dos principais pensadores da Educação , do Brasil e do Mundo, em várias épocas.
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