> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Desenvolvimento e Aprendizagem
   
 
Corpo e fantasia no processo do conhecimento

Eugênia Thereza de Andrade


No trabalho com crianças, podemos observar que as atividades de expressão corporal possibilitam o desenvolvimento da percepção das possibilidades e limitações do próprio corpo, além da satisfação da descoberta e do alívio de tensões e ansiedades.

Nesse texto, a autora apresenta importantes reflexões sobre essas questões, além de sugerir propostas de atividades de expressão corporal para crianças em idade de zero a seis anos.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Há cerca de sete/oito anos duas professoras da Rede Escolar do Estado vieram me procurar. Maduras e próximas da aposentadoria, queriam experimentar uma atividade criativa, ‘agora que não iam mais ser úteis’, propondo-se a serem minhas alunas. Dedicaram todos os seus anos de ensino a alfabetizar crianças e agora, ‘velhas’, se permitiam vivenciar algo tão distinto como a Expressão Corporal.
Após um ano de aulas, nas quais a ênfase estava nas possibilidades de descoberta do corpo numa atividade lúdica, despediram-se alegres e, ao mesmo tempo, tristes. Alegres devido ao que viveram nas aulas e tristes porque agora sim julgavam-se mais aptas para ensinar. Diziam que se lhes fosse dada uma chance de recomeçar, trabalhariam completamente diferente: brincando, jogando, criando estórias, usando o corpo para tudo, o que antes certamente achariam ridículo. Jamais suspeitaram que desse modo se desenvolve também a inteligência, e agora não podiam negar tal fato."

Publicação: Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 110 a 121

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 O Corpo e o Conhecimento: dança educativa