> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
Corpo e fantasia no processo do conhecimento |
|
Eugênia Thereza de Andrade |
No trabalho com crianças,
podemos observar que as atividades de expressão
corporal possibilitam o desenvolvimento da percepção
das possibilidades e limitações do próprio
corpo, além da satisfação da descoberta
e do alívio de tensões e ansiedades.
Nesse texto, a autora apresenta importantes reflexões
sobre essas questões, além de sugerir propostas
de atividades de expressão corporal para crianças
em idade de zero a seis anos. |
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"Há cerca de sete/oito anos duas professoras
da Rede Escolar do Estado vieram me procurar. Maduras e próximas
da aposentadoria, queriam experimentar uma atividade criativa,
agora que não iam mais ser úteis,
propondo-se a serem minhas alunas. Dedicaram todos os seus
anos de ensino a alfabetizar crianças e agora, velhas,
se permitiam vivenciar algo tão distinto como a Expressão
Corporal.
Após um ano de aulas, nas quais a ênfase estava
nas possibilidades de descoberta do corpo numa atividade lúdica,
despediram-se alegres e, ao mesmo tempo, tristes. Alegres
devido ao que viveram nas aulas e tristes porque agora sim
julgavam-se mais aptas para ensinar. Diziam que se lhes fosse
dada uma chance de recomeçar, trabalhariam completamente
diferente: brincando, jogando, criando estórias, usando
o corpo para tudo, o que antes certamente achariam ridículo.
Jamais suspeitaram que desse modo se desenvolve também
a inteligência, e agora não podiam negar tal
fato."
Publicação:
Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 110 a 121
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|