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O corpo e o conhecimento: dança
educativa |
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Lenira Peral Rengel e Maria Mommensohn |
O movimento é um importante
elo de conexão entre as atividades internas do
homem e o mundo à sua volta. Nesse texto, você
conhecerá um pouco sobre a concepção
de Laban sobre movimento e dança educativa.
São idéias valiosas para se estruturar um
trabalho mais lúdico e consciente de sua importância
para crianças em idade pré-escolar. |
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"O processo educacional é, no mais das vezes,
tido como a aplicação de técnicas de
transformação de comportamentos, as quais levam
à aquisição de habilidades específicas
para o desempenho produtivo do indivíduo. Seu corpo
é conscientemente treinado para a aquisição
destas habilidades. Assim, a criança é preparada
para o trabalho sedentário da cidade através
de um estudo acadêmico que enfatiza principalmente suas
capacidades intelectuais. A Educação Física
na Escola é praticamente restrita ao esporte e à
ginástica, e nela só têm lugar aqueles
cuja capacidade inata os habilita."
"A partir de pressupostos de LABAN, em seu estudo
de análise do movimento, da perspectiva sociocultural,
o corpo expressa a relação do indivíduo
com o seu meio. É ele veículo e conteúdo
do indivíduo nas relações que estabelece.
Seja no trabalho, no lazer, na intimidade das ações
orgânicas básicas da sobrevivência, o ser
humano tem para si um repertório gestual que significa
o seu elo social."
"Na nossa experiência como professoras, descobrimos
que é muito necessária a participação
plena do professor em aula. Ele deve tocar nas crianças,
dançar e cantar com elas; ele, inclusive, é
uma referência espacial para elas (muitos exercícios
são feitos em relação ao professor, em
direção a ele, longe dele, correndo para ele)."
Publicação:
Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 99 a 109
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