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A perspectiva de Jean Piaget |
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Lino de Macedo |
A teoria de Jean Piaget é
uma importante referência para entendermos o desenvolvimento
e a aprendizagem humana. Neste texto, pode-se conhecer
um pouco as características dos estágios
de desenvolvimento, propostos por Piaget, relacionados
ao período pré-escolar.
Além disso, o autor indica questões importantes
para uma possível aplicação da teoria
piagetiana na pedagogia. |
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"Segundo Piaget, a criança pré-escolar
encontra-se em uma fase de transição fundamental
entre a ação e a operação, ou
seja, entre aquilo que separa a criança do adulto.
Além disso, é uma fase de preparação
para o período seguinte (operatório concreto)."
"Enquanto fase de transição, o que caracteriza
o período pré-escolar? Trata-se de um período
com características bem demarcadas no processo de desenvolvimento
e que Piaget chamou de pré-operatório. Este
período localiza-se entre o sensório-motor e
o operatório concreto."
"As considerações que fizemos acima
são de natureza psicológica, ou seja, descrevem
o desenvolvimento da criança no período pré-operatório.
O professor precisa mais do que isso: quer saber o que fazer
com estas informações, como derivar delas
uma prática pedagógica. Supomos que esta é
uma primeira decorrência: a teoria de Piaget tem um
valor de compreensão do processo de desenvolvimento
da criança, ou seja, pode instrumentalizar o professor
a fundamentar sua prática e compreender a importância
dela no cotidiano da sala de aula."
Publicação:
Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 47-51
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