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O desenvolvimento da moralidade na
teoria de Jean Piaget |
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Lisandre Maria Castello Branco |
Por diversas vezes,
em nossa prática educacional, nos perguntamos como
as crianças lidam com as regras (de jogo ou sociais).
E mais: o que podemos esperar de cada idade do desenvolvimento
humano, no que diz respeito às relações
da criança com os aspectos da justiça e
da moral.
Em determinado período da elaboração
de sua obra, Piaget debruçou-se sobre estas questões
e, a partir de seus experimentos e observações,
propôs que a forma pela qual as crianças
lidam com as regras, com a justiça e a moral
varia no decorrer do processo de desenvolvimento.
Nesse texto, a autora aponta os principais achados da
teoria piagetiana a respeito da formação
moral da criança e suas implicações
para os aspectos cognitivo e afetivo do desenvolvimento
humano. |
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"Nos estudos sobre o desenvolvimento da noção
de justiça, PIAGET observa uma oposição
entre dois tipos de respeito e, por conseguinte, entre duas
morais: a de obrigação ou heterônoma e
a de cooperação ou autônoma. (...) As
demais pesquisas que complementam o estudo da noção
de justiça permitem-lhe falar da existência de
três períodos em seu desenvolvimento:
- subordinação à autoridade adulta (até
sete-oito anos);
- igualitarismo progressivo (de oito-onze anos);
- justiça igualitária (de onze anos em diante)."
"O privilégio do jogo é uma forma de
evitar generalizações precipitadas das implicações
desta moralidade (do jogo) em formas mais amplas e significativas
da moralidade, em geral. Contudo, PIAGET acaba por elaborar
etapas do desenvolvimento moral baseadas nas suas inferências
a partir do estudo do jogo.
PIAGET não se questiona de início se a regra
do jogo tem a mesma natureza que a da norma moral imposta
pelo adulto. Importa-lhe não o conteúdo da regra,
mas a forma como a criança segue a regra, no que diz
respeito aos aspectos da adesão e da compreensão
nos diferentes estágios de seu desenvolvimento."
"A importância de se divulgar o desenvolvimento
da moralidade na teoria piagetiana para educadores reside
na oportunidade ímpar de podermos observar a confluência
de diferentes aspectos do desenvolvimento, presentes no desenvolvimento
da moralidade. (...) A Psicologia pode dar algumas respostas;
a teoria piagetiana pode contribuir para esclarecer uma série
de questões e, particularmente nela, a compreensão
do desenvolvimento da moralidade pode ser de imenso valor
para reafirmarmos nosso compromisso com a Educação
e redefinirmos nosso papel como educadores."
Publicação:
Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 63-73
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