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O jogo, a construção
e o erro: considerações sobre o desenvolvimento
da linguagem na criança pré-escolar |
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Ester Miriam Scarpa
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O desenvolvimento
da linguagem é um assunto bastante discutido por
quem trabalha com Educação Infantil, mesmo
porque é nesse período de vida que nos deparamos
mais fortemente com o processo de aquisição
da linguagem oral.
Como nós, educadores, podemos contribuir para facilitar
esse processo? Nesse texto, você encontrará
uma forma de ver o jogo, a construção e
o erro na aquisição da linguagem oral como
possibilidades de facilitar o trabalho do professor com
a criança na faixa etária de zero a seis
anos e em alfabetização. A autora também
sugere o jogo como uma situação que propicia
o trabalho de desenvolvimento da capacidade narrativa.
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"A linguagem não está solta no mundo,
não é uma coisa em si. Em outras palavras, não
é um instrumento neutro de comunicação
de que se lança mão para se veicular significados
e informações. Na verdade, a linguagem é
eivada de interações sociais e de história
e não é nada neutra. Por outro lado, do ponto
de vista de sua aquisição, a linguagem é
atividade constitutiva do conhecimento do mundo pela criança.
É o espaço em que esta se constitui como sujeito
e em que o conhecimento do outro e do mundo é segmentado
e incorporado. Linguagem e conhecimento do mundo estão
intimamente relacionados e ambos passam pela mediação
do outro, do interlocutor. Os objetos do mundo físico,
os papéis no diálogo e as próprias categorias
lingüísticas não existem a priori, mas
se instauram através da interação entre
a criança e seu interlocutor básico."
"...o desenvolvimento lingüístico não
é um processo linear, nem cumulativo. Ele é
cheio de idas e vindas, de coordenações, de
novas adaptações, de checagem de várias
eficácias. Na linguagem, a criança está
se formando como sujeito, enquanto procede à objetivação
da própria linguagem, em situações dialógicas
(relativo ao diálogo eu-outro) e partilhadas."
"...o ´erro´ é constitutivo do
processo de acerto, isto é, da construção
do aprendizado. Por isto a palavra erro, neste artigo, é
propositadamente colocada entre aspas. É uma palavra
inadequada, usada quase que metaforicamente, pela falta de
um termo melhor. Na construção da linguagem,
não há erros propriamente, mas expressões
externas de hipóteses sucessivas elaboradas pela criança
na construção de sistemas e subsistemas comunicativos
e lingüísticos."
Publicação:
Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 54 a 64
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