> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
  |
Boa noite |
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
|
 |
|
|
 |
>> Pensamento Pedagógico - Alguns Mestres |
|
Para esta página foram selecionados sites e livros que apresentam e discutem - através de artigos, entrevistas, biografias, matérias informativas, notícias - as idéias de alguns dos principais pensadores da Educação, do Brasil e do Mundo, em várias épocas.
Não há fatos eternos, como não há
verdades absolutas. (Nietszche)
|
Links |
 |
Pensadores da Educação
Informações sobre mestres que inspiraram o pensamento pedagógico e exerceram influência na educação.
http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao
Paulo Freire – Contemporâneo
Documentário sobre o educador que pôs em prática um trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a libertação.
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3855
Antonio Nóvoa
Entrevistas com um dos maiores especialistas mundiais em formação de professores, o português Antonio Nóvoa.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=012
Bernard Charlot
Entrevista com o professor de Ciências da Educação da Universidade de Paris que dedica-se ao estudo das relações dos alunos das classes populares com o saber escolar.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=006
César Coll
Apresenta a palestra proferida em videoconferência para a Rede do Saber. Faz algumas considerações sobre as relações entre Comunidades de Aprendizagem e educação escolar e até que ponto elas poderão conter elementos que ajudem a melhorar e transformar o sistema escolar atual.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=011
Emília Ferreiro
O texto aborda as contribuições das pesquisadoras Ferreiro e Teberosky com relação à alfabetização e também esclarece noções e termos usados dentro do referencial construtivista. A entrevista traz a preocupação com a aplicação em sala de aula d a proposta construtivista de alfabetização.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_a.php?t=001
Henri Wallon
Texto de Izabel Galvão que aponta as contribuições da obra de Wallon ao pensamento pedagógico, oferecendo subsídios para os educadores compreenderem e refletirem sobre sua relação com seus alunos e a organização do trabalho em sala de aula.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=009
Jean Piaget
No 1º link, texto de Lino de Macedo, pode-se conhecer um pouco as características dos estágios de desenvolvimento, propostos por Piaget, relacionados ao período pré-escolar. Além disso, o autor indica questões importantes para uma possível aplicação da teoria piagetiana na pedagogia. No 2º link, o texto discorre sobre a não existência de conhecimentos resultantes de um registo simples de observações, sem uma estruturação devida às atividades do sujeito.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=004
http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/
opombo/traducoes/piaget.htm
Maria Montessori
Informações sobre a visão pedagógica da médica e educadora italiana e também, sobre o Material Dourado que destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.
http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2.htm
Philippe Perrenoud
Entrevista com o sociólogo suíço e especialista em práticas pedagógicas, autor do livro Dez Novas Competências para ensinar.
http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0108.asp
Pierre Levy
O filósofo francês, um dos maiores estudiosos da concepção de sistemas de informação inteligentes, apresenta suas idéias sobre a importância da Internet, a evolução do homem, inteligência coletiva e estágios da comunicação.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/esp_a.php?t=001
http://www.escolanet.com.br/levy/links.html
Rudolf Steiner
Informações sobre o filósofo austríaco criador da Pedagogia Waldorf que parte de uma concepção holística do homem, orientadada a partir de pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo, fundamentados na Antroposofia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Steiner
Vygotsky
O Texto apresenta importantes argumentos da teoria de Vygotsky a respeito do desenvolvimento cognitivo conceitos que ajudam a refletir sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil.
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=003
Yves de La Taille
Em entrevista, o psicólogo especializado em desenvolvimento moral, fala sobre como, apesar da crise por que passam, sobretudo na família e na escola, a moral e a ética continuam a ser pontos fundamentais na educação e desenvolvimento das crianças. http://www.educacional.com.br/
entrevistas/entrevista0091.asp
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ent_a.php?t=005 |
---- voltar ao topo ---------------------------------------------------------------------------
Livros |
 |
A Biblioteca do CRE Mario Covas dispõe de grande quantidade de títulos, com autores variados, que abordam temas referentes aos pensamentos, idéias, concepções e práticas de vários estudiosos da educação. Escolhemos, para esta página, uma pequena amostra da riqueza desse acervo que se encontra à disposição dos interessados, para consulta e empréstimo.
Alexander Sutherland Neill
Título: Liberdade sem medo
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1998
Título: Liberdade sem excesso
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1987
Título: Minha luta pela liberdade no ensino: autobiografia e idéias fundamentais sobre educação do autor de “Liberdade sem medo”
Autor: NEILL, Alexander Sutherland
Local: São Paulo
Editora: IBRASA
Data: 1975
Anísio Teixeira
Título: Educação e o mundo moderno
Autor: TEIXEIRA, Anísio Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1969
Título: Educação não é privilégio Autor: TEIXEIRA, Anísio Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1968
Título: Educação no Brasil Autor: TEIXEIRA, Anísio Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1976
Antonio Nóvoa
Título: Avaliações em educação: novas perspectivas
Autor: NÓVOA, Antonio Local: Porto Editora: Porto Data: 1993
Título: As organizações escolares em análise Autor: NÓVOA, Antonio Local: Lisboa Editora: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional Data: 1995
Título: Teleconferência 4: PEC formação universitária; trabalho docente: a
formação do professor face às demandas da atualidade (vídeo) Local: Brasil Produtora: Fundação Padre Anchieta Data: 2001
Antonio Zabala
Título: A prática educativa: como ensinar
Autor: ZABALA, Antonio Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1998 ISBN: 85-7307-426-4
Título: Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula Autor: ZABALA, Antonio Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1999
Título: Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar
Autor: ZABALA, Antonio Local: Porto Alegre Editora: Artmed Data: 2002 ISBN: 85-7307-808-1
Bernard Charlot Título: Da relação com o saber: elementos para uma teoria Autor: CHARLOT, Bernard Local: Porto Alegre Editora: Artmed Data: 2000 ISBN: 85-7307-631-3
Título: Os jovens e o saber: perspectivas mundiais Autor: CHARLOT, Bernard Local: Porto Alegre Editora: Artmed Data: 2001 ISBN: 85-7307-881-2
Título: A idéia de infância na pedagogia contemporânea Autor: KRAMER, Sônia; HORTA, José Silvério Baia Fonte: Em Aberto - v. 1, n. 4, p. 26-35 Local: Brasília Data: mar. 1982 Resumo: Apresenta as idéias principais desenvolvidas por Bernard Charlot em torno da concepção de infância na pensamento comum, na pedagogia tradicional e na pedagogia nova. Aponta as conseqüências práticas, questionando a utilização destas concepções para a elaboração de métodos pedagógicos.
Bernardo Toro
Título: O Banco Mundial apenas empresta dinheiro: os governos é que erram ao empregá-lo - entrevista com Bernardo Toro
Autor : SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão Fonte : Presença Pedagógica - v.7, n. 39, p. 5-27 Local: Belo Horizonte Data: maio/jun. 2001 Resumo : Consultor colombiano, com formação na área da Educação, traz uma perspectiva de análise da Educação na América Latina. Não apenas de como e por quê ocorrem os financiamentos, mas especialmente da importância de se levar em conta o bem-estar da população envolvida diretamente nos espaços educativos existentes.
Título: A educação existe porque o saber é um produto Autor: TORO, Bernardo Fonte: Acesso: Revista de Educação e Informática - n.15, p. 15-22 Local: São Paulo Data: dez. 2001 Resumo: Trata do sistema formal de educação como sistema de reprodução do conhecimento; como pode transferir conhecimentos acumulados durante muito tempo, para grande quantidade de crianças. Discute, também o projeto democrático como projeto educativo.
Celestin Freinet
Título: O método natural
Autor: FREINET, Celestin Local: Lisboa Editora: Estampa Data: 1977
Título: Modernizar a escola Autor: FREINET, Celestin Local: Lisboa Editora: Dinalivro Data: 1977
Título: Para uma escola do povo; guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular
Autor: FREINET, Celestin Local: São Paulo Editora: Martins Fontes Data : 1996
ISBN: 85-336-0448-3
César Salvador Coll
Título: Aprendizagem escolar e construção do conhecimento
Autor: COLL, César Salvador Local: Porto Alegre Editora: Artmed Data: 2002 ISBN: 85-7307-347-0
Título: Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar Autor: COLL, César Salvador Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1995
Título: Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional Autor: COLL, César Salvador Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1998 ISBN: 85-7307-378-0
Charles Hadji
Título: A avaliação, regras do jogo; das intenções aos instrumentos.
Autor: HADJI, Charles Local: Porto Editora: Porto Data: 1994
Título: Pensar e agir a educação: da inteligência do desenvolvimento ao desenvolvimento da inteligência Autor: HADJI, Charles Local: Porto Alegre Editora: Artmed Data: 2001 ISBN: 85-7307-773-5
Título: A formação permanente de professores: uma necessidade da era da profissionalização Autor: HADJI, Charles Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v.4, n.17, p. 13-16 Local: Porto Alegre Data: maio/ jul. 2001
Edgar Morin
Título: A religação dos saberes: o desafio do século XXI
Autor : MORIN, Edgar Local: Rio de Janeiro Editora: Bertrand Brasil Data: 2001 ISBN: 85-286-0841-7
Título: Edgar Morin: ética, cultura e educação Autor: PENA-VEGA, Alfredo (Org.); ALMEIDA, Cleide R. S. (Org.); PETRAGLIA, Izabel (Org.) Local: São Paulo Editora: Cortez Data: 2003 ISBN: 85-249-0828-9
Título: Os sete saberes necessários à educação do futuro Autor : MORIN, Edgar Local: São Paulo, Brasília Editora: Cortez, Unesco Data: 2003 ISBN: 85-249-0741-X
Título: Roda Viva: Edgar Morin (vídeo) Diretor: Marco Antonio Coelho Filho Local: Brasil Produtora: Fundação Padre Anchieta Data: 2000
Emília Ferreiro
Título: Reflexões sobre alfabetização
Autor: FERREIRO, Emília Local: São Paulo Editora: Cortez, Autores Associados Data: 1986
Título: Psicogênese da língua escrita Autor: FERREIRO, Emília Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1987
Título: Teleconferência latino-americana sobre alfabetização, 1 (vídeo) Local: Brasil Produtora: EMBRATEL Data: 1989 Resumo: Documenta palestras sobre a Primeira Teleconferência Latino-americana sobre Alfabetização realizada pelo Ministério da Educação brasileiro em São Paulo, em 1989, com o objetivo de estimular a reflexão sobre os desafios e as alternativas educacionais em Alfabetização do continente. Nesse programa, a Alfabetização foi discutida em três segmentos de debates: Políticas Públicas, com a participação do Ministro da Educação do Brasil, Carlos Sant'Anna, e dos representantes dos Ministérios da Educação do Peru, Armando Ruiz Fuesta; da Argentina, Nélida Boígorria; e de Cuba, Hermes Cavallero Correra. Alfabetização/Escolarização, com a participação de German Rama, diretor da CEPAL/Uruguai; Magda Becker Soares, professora da UFMG/Brasil; Jairo Nino, presidente da Comissão de Educação da Colômbia; e Emilia Ferreiro - IPN/México. Alfabetização, Educação de Adultos e Trabalho, com a participação de Paulo Freire, Secretário Municipal de Educação de São Paulo; Rosa Maria Torres, diretora pedagógica/Equador; Luiz Benevides - CREFAL/México; e Marcela Gajardo - FLACSO/Chile.
Título: Computador muda práticas de leitura e escrita Autor: FERREIRO, Emília Fonte: Acesso: revista de educação e informática - n. 15, p. 23-25 Local: São Paulo Data: dez. 2001
Título: Uma reflexão sobre a língua oral e a aprendizagem da língua escrita Autor: FERREIRO, Emília Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v.7, n. 29, p. 8-12 Local: Porto Alegre Data: fev/abr. 2004
Fernando de Azevedo
Título: A educação pública em São Paulo: problemas e discussões
Autor : AZEVEDO, Fernando Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1937
Título: Velha e nova política: aspectos e figuras da educação nacional
Autor : AZEVEDO, Fernando Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1943
Título: Raízes da modernidade: o pensamento de Fernando de Azevedo Autor: PÔRTO, Gilson Jr. (Org.) Local: Taguatinga Editora: Ativa Data: 2004
Fernando Hernandez
Título: A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio
Autor: HERNANDEZ, Fernando Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1998 ISBN: 85-7307-366-7
Título: Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho
Autor : HERNANDEZ, Fernando Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1998 ISBN: 85-7307-440-X
Título: Os projetos de trabalho e a necessidade de transformar a escola Autor : HERNANDEZ, Fernando Fonte: Presença Pedagógica - v. 4, n. 20, p. 53-58; v. 4, n. 21, p. 29-37 Local: Belo Horizonte Data: mar/abr. e maio/jun. 1998
Título: O diálogo como mediador da aprendizagem e da construção do sujeito na sala de aula Autor: HERNANDEZ, Fernando Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v. 6, n. 22, p. 18-21 Local : Porto Alegre Data: jul/ago. 2002
Título: O tempo nos projetos de trabalho Autor : HERNANDEZ, Fernando Fonte: Pátio: Revista Pedagógica - v. 8 , n. 30, p. 12-15 Local: Porto Alegre Data: maio/jul. 2004
Henri Wallon
Título: A evolução psicológica da criança
Autor: WALLON, Henri Local: Lisboa Editora: Setenta Data: 1981
Título: As origens do caráter na criança Autor: WALLON, Henri Local: São Paulo Editora: Nova Alexandria Data: 1995
Título: As origens do pensamento na criança Autor: WALLON, Henri Local: São Paulo Editora: Manole Data: 1989
Título: Uma reflexão sobre o pensamento pedagógico de Henri Wallon Autor: GALVÃO, Izabel Fonte: ALVES, Maria Leila (Coord.). Construtivismo em revista Local: São Paulo Editora: FDE Data: 1993 Série: Idéias, 20
Howard Gardner
Título: A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la
Autor: GARDNER, Howard Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1994
Título: Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade Autor: GARDNER, Howard Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1999 ISBN: 85-7307-307-1
Título: Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas Autor: GARDNER, Howard Local: Porto Alegre Editora: Artes Médicas Data: 1994
Jean-Jacques Rousseau
Título: Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens
Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques Local: São Paulo Editora: Martins Fontes Data: 1999 ISBN: 85-336-1030-0
Título: Do contrato social Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques Local: São Paulo Editora: Abril Cultural Data: 1983 Série: Os Pensadores
Título: O contrato natural Autor: ROUSSEAU, Jean Jacques Local: Rio de Janeiro Editora: Nova Fronteira Data: 1991 ISBN: 85-209-0294-4
Título: Rousseau: a educação na infância Autor: CERIZARA, Ana Beatriz Local: São Paulo Editora: Scipione Data: 2003 ISBN: 85-262-1619-8
Jean Piaget
Título: Seis estudos de psicologia
Autor: PIAGET, Jean Local: Rio de Janeiro Editora: Forense-Universitária Data: 1993
Título: A linguagem e o pensamento da criança Autor: PIAGET, Jean Local: São Paulo Editora: Martins Fontes Data: 1986
Título: Sobre a pedagogia : textos inéditos Autor: PIAGET, Jean Local: São Paulo Editora: Casa do Psicólogo Data: 1998
Título: A construção do real na criança Autor: PIAGET, Jean Local: São Paulo Editora: Ática Data: 2003 ISBN: 85-08-06125-0
Título: Para onde vai a educação? Autor: PIAGET, Jean Local: Rio de Janeiro Editora: José Olympio Data: 2000 ISBN: 85-03-00251-5
João Pestalozzi
Título: Pestalozzi: educação e ética
Autor: INCONTRI, Dora Local: São Paulo Editora: Scipione Data: 1996 ISBN: 85-262-3096-4
John Dewey
Título: Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo; uma reexposição
Autor: DEWEY, John Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1979
Título: Democracia e educação: introdução à filosofia da educação Autor: DEWEY, John Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1979
Título: Experiência e educação Autor: DEWEY, John Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1979
Título: Vida e educação: a criança e o programa escolar; interesse e esforço Autor: DEWEY, John Local: São Paulo Editora: Melhoramentos Data: 1965
Lev Semynovich Vygotsky
Título: L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e jogo infantil
Autor: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de Fonte: MARQUES, Waldemar (Coord.). A pré-escola e a criança hoje Local: São Paulo Editora: FDE Data: 1988 Série: Idéias, 2
Título : Pensamento e linguagem Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich Local: São Paulo Editora: Martins Fontes Data: 1989
Título: Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Local: São Paulo Editora: Ícone Data: 1991
Título: Psicologia e pedagogia Autor: VYGOTSKY, Lev Semynovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Local: Lisboa Editora: Estampa Data: 1991
Título: Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo Autor: MARTINS, João Carlos Fonte: TOZZI, Devanil A. (Coord.). Os desafios enfrentados no cotidiano escolar Local: São Paulo Editora: FDE Data: 1997 Série: Idéias, 28
Lourenço Filho
Título: Introdução ao estudo da escola nova: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia
Autor : LOURENÇO FILHO, M. B. Local: São Paulo Editora: Melhoramentos Data: 1974
Título: Educação comparada Autor: LOURENÇO FILHO, M. B. Local: São Paulo Editora: Melhoramentos Data: 1964
Título: Organização e administração escolar Autor: LOURENÇO FILHO, M. B. Local: São Paulo Editora: Melhoramentos Data: 1976
Maria Montessori
Título: Pedagogia científica: a descoberta da criança
Autor: MONTESSORI, Maria Local: São Paulo Editora: Flamboyant Data: 1965
Título: Maria Montessori (1870 - 1952) Autor: CHATEAU, Jean Fonte: CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1978
Título: Educação Montessori: de um homem novo para um mundo novo Autor: MACHADO, Isaltina de Lourdes Local: São Paulo Editora: Pioneira Data: 1986
Ovide Decroly
Título : Ovide Decroly (1871 - 1932)
Autor: CHATEAU, Jean Fonte: CHATEAU, Jean. Os grandes pedagogistas Local: São Paulo Editora: Nacional Data: 1978
Título: El juego educativo: iniciación a la actividad intelectual y motriz Autor: DECROLY, Ovide Local: Madrid Editora: Morata Data: 1986
Paulo Freire
Título: Educação como prática da liberdade
Autor: FREIRE, Paulo Local: São Paulo Editora: Paz e Terra Data: 2001 ISBN: 85-219-0109-7
Título: Educação e mudança Autor: FREIRE, Paulo Local: Rio de Janeiro Editora: Paz e Terra Data: 2001 ISBN: 85-219-0014-7
Título: Pedagogia do oprimido Autor: FREIRE, Paulo Local: Rio de Janeiro Editora: Paz e Terra Data: 2002 ISBN: 85-219-0005-8
Título: A importância do ato de ler : em três artigos que se completam Autor: FREIRE, Paulo Local: São Paulo Editora: Cortez Data: 1994 ISBN: 85-249-0308-2
Título: Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar Autor: FREIRE, Paulo Local: São Paulo Editora: Olho d'água Data: 1998 ISBN: 85-85428-07-04
Título: Sobre educação: diálogos Autor: FREIRE, Paulo;GUIMARÃES, Sérgio Local: Rio de Janeiro Editora: Paz e Terra Data: 1986
Philippe Perrenoud
Título : As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação
Autor: PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather; MACEDO, Lino de Local: Porto Alegre Editora: Artmed Data: 2002 ISBN: 85-363-0021-3
Título: 10 novas competências para ensinar: convite à viagem Autor: PERRENOUD, Philippe Local: Porto Alegre Editora: Artmed Data: 2000 ISBN: 85-7307-637-2
Título : Dez novas competências para uma nova profissão Autor: PERRENOUD, Philippe Fonte : Pátio: Revista Pedagógica - v. 4, n. 17, p. 8-12 Local: Porto Alegre Data: maio/jul. 2001
Pierre Levy
Título: A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço, a consciência
Autor: LEVY, Pierre Local: São Paulo Editora: Editora 34 Data: 2001 ISBN: 85-7326-200-1
Título : Cibercultura Autor: LEVY, Pierre Local: São Paulo Editora: Editora 34 Data: 1999 ISBN: 85-7326-126-9
Título: Roda Viva: Pierre Lévy (vídeo) Diretor: Marco Antonio Coelho Filho Local: Brasil Produtora: Fundação Padre Anchieta Data: 2001 Resumo: Entrevista realizada com o pensador filósofo Pierre Lévy para o Programa Roda Viva, em 08/01/2001, onde aborda conceitos como organização, produção como chave para a revolução do ensino mundial. Aborda também os temas: realidade virtual, Internet, mundo digital, ciberespaço e TV interativa. |
---- voltar ao topo --------------------------------------------------------------------------- |
|
|
|
 |
|
|
|