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Reflexões sobre a prática |
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Laura Moreira Barboza |
A reflexão
do educador infantil sobre a escola, os alunos e a sua
prática é fundamental para o aperfeiçoamento
e, principalmente, a conscientização a respeito
da importância de seu trabalho.
Neste texto, a autora sugere alguns passos a serem seguidos
em um processo de reflexão sobre o trabalho do
educador e sua relação com a criança.
Além disso, mostra a importância da espontaneidade
para o processo de construção do conhecimento
da criança. |
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"A verdade é que, enquanto nós, profissionais
que trabalhamos com crianças na faixa de três
a seis anos não acreditarmos profundamente na importância
do nosso trabalho para o hoje dessas crianças, esta
desvalorização generalizada e esta mistura
de papéis continuarão a existir."
"O professor tem como papel principal, ser o mediador
entre a criança e o objeto do seu conhecimento. A
ele cabe a tarefa de lançar a pergunta à qual
a criança ainda não foi exposta; instigar
sua curiosidade das mais diferentes maneiras; definir uma
ação pedagógica que vá ao encontro
de seu desenvolvimento."
"É muito importante deixarmos as crianças
à vontade, ao agirmos como mediadores entre ela e
o objeto do seu conhecimento."
"Esta espontaneidade (e, às vezes, até
uma imprevisibilidade) não nos deve assustar nem
nos desencorajar, pois, volto a frisar, se nossos objetivos
estiverem claros e se conhecermos esta criança, teremos
todas as condições de lidar com as situações
que ocorrerem, e estaremos cada vez mais próximos
dessa criança, acompanhando com prazer o ato de construção
do seu conhecimento, hoje."
Publicação:
Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 66 a 68
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