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Construtivismo e currículo |
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Odair Sass |
É muito comum
ouvirmos professores dizendo que adotam uma postura construtivista
em sala de aula. Mas, o que realmente significa isso?
Neste texto, o autor faz uma discussão sobre o
construtivismo apontando os limites das contribuições
de Piaget para o contexto pedagógico. Retoma as
contribuições de outro autor, Vygotsky e
de autores que fundamentaram suas obras no pensamento
deste autor.
Embora considere que estes últimos ofereçam
importantes contribuições para questão
do currículo, o autor enfatiza a necessidade de
uma Teoria de Currículo que dê conta da complexidade
da instituição escolar. |
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"Esse esclarecimento inicial traz uma conseqüência
importante, qual seja: PIAGET procurou, ao longo de sua produção
intelectual, explicar a estruturação de conhecimentos
novos. Suas filiações teóricas levaram-no
ao estruturalismo. Sua teoria do conhecimento e do desenvolvimento
cognitivo é, portanto, uma teoria estruturante do sujeito
e do objeto, por assim dizer. Dessa ótica, os termos
construtivismo e construtivista são adjetivos, ou,
como o próprio autor registra, são indicativos
de uma hipótese explicativa do desenvolvimento das
ciências."
"Insistimos quanto ao seguinte ponto: é insuficiente
acentuar a centralidade da ação da criança
para a construção de conhecimentos novos; pois
isso nem é uma novidade para as ciências da Educação,
nem inclui, por si só, o conjunto significativo de
elementos especificamente pedagógicos que proporciona
experiências expressivas para a criança."
"A redescoberta da obra do psicólogo russo
Lev VYGOTSKY no início da década de 60 por psicólogos
e pedagogos alterou significativamente os debates entre Pedagogia
e Psicologia. Alguns desses redescobridores são inclusive
intelectuais formados pela escola piagetiana.
"Em particular, as investigações de
VYGOTSKY sobre a gênese e relações entre
os conceitos cotidianos e científicos na infância,
a função da cultura no desenvolvimento da criança
e a descoberta da zona proximal do desenvolvimento (VYGOTSKY,
1931/ 1987) reverberam nos meios pedagógicos, valorizando
o papel do professor, os conteúdos formais do ensino
e a organização curricular da escola, redimensionando
assim os nexos entre ensino e aprendizagem."
o "construtivismo em sua nova dimensão",
de raiz vygotskyana, propugnado por BRASLAVSKY e COLL, redimensiona
a função educativa e socializadora da escola,
e articulado à perspectiva cultural do currículo
pode trazer bons frutos para a escola, os professores e os
alunos."
Publicação:
Série Idéias n. 26. São Paulo. FDE, 1998.
Páginas: 87 a 103
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