> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Desenvolvimento e Aprendizagem
   
 
Construtivismo e currículo

Odair Sass


É muito comum ouvirmos professores dizendo que adotam uma postura construtivista em sala de aula. Mas, o que realmente significa isso? Neste texto, o autor faz uma discussão sobre o construtivismo apontando os limites das contribuições de Piaget para o contexto pedagógico. Retoma as contribuições de outro autor, Vygotsky e de autores que fundamentaram suas obras no pensamento deste autor.

Embora considere que estes últimos ofereçam importantes contribuições para questão do currículo, o autor enfatiza a necessidade de uma Teoria de Currículo que dê conta da complexidade da instituição escolar.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Esse esclarecimento inicial traz uma conseqüência importante, qual seja: PIAGET procurou, ao longo de sua produção intelectual, explicar a estruturação de conhecimentos novos. Suas filiações teóricas levaram-no ao estruturalismo. Sua teoria do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo é, portanto, uma teoria estruturante do sujeito e do objeto, por assim dizer. Dessa ótica, os termos construtivismo e construtivista são adjetivos, ou, como o próprio autor registra, são indicativos de uma hipótese explicativa do desenvolvimento das ciências."

"Insistimos quanto ao seguinte ponto: é insuficiente acentuar a centralidade da ação da criança para a construção de conhecimentos novos; pois isso nem é uma novidade para as ciências da Educação, nem inclui, por si só, o conjunto significativo de elementos especificamente pedagógicos que proporciona experiências expressivas para a criança."

"A redescoberta da obra do psicólogo russo Lev VYGOTSKY no início da década de 60 por psicólogos e pedagogos alterou significativamente os debates entre Pedagogia e Psicologia. Alguns desses redescobridores são inclusive intelectuais formados pela escola piagetiana.”

"Em particular, as investigações de VYGOTSKY sobre a gênese e relações entre os conceitos cotidianos e científicos na infância, a função da cultura no desenvolvimento da criança e a descoberta da zona proximal do desenvolvimento (VYGOTSKY, 1931/ 1987) reverberam nos meios pedagógicos, valorizando o papel do professor, os conteúdos formais do ensino e a organização curricular da escola, redimensionando assim os nexos entre ensino e aprendizagem."

o "construtivismo em sua nova dimensão", de raiz vygotskyana, propugnado por BRASLAVSKY e COLL, redimensiona a função educativa e socializadora da escola, e articulado à perspectiva cultural do currículo pode trazer bons frutos para a escola, os professores e os alunos."

Publicação: Série Idéias n. 26. São Paulo. FDE, 1998.
Páginas: 87 a 103

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 O que é Construtivismo?.
 MACEDO, L.
 Jean Piaget

 L. S. Vygotsky