> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
O que é construtivismo? |
|
Fernando Becker |
Se você - apesar de já
ter ouvido falar muitas vezes- ainda não conseguiu
saber o que é exatamente construtivismo, leia
esse texto de Fernando Becker, pois nele é apresentada
de forma clara e objetiva, a definição
desse conceito.
O autor percorre a história para mostrar que
o conhecimento vai se construindo com a história
da humanidade, e a partir dessa idéia vem a noção
de construção. Além disso, por
meio de exemplos, ele aponta o que significa ser
construtivista no espaço escolar.
|
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"Construtivismo significa isto: a idéia de
que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que,
especificamente, o conhecimento não é dado,
em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui
pela interação do indivíduo com o meio
físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo
das relações sociais; e se constitui por força
de sua ação e não por qualquer dotação
prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de
tal modo que podemos afirmar que antes da ação
não há psiquismo nem consciência e, muito
menos, pensamento."
"Entendemos que construtivismo na Educação
poderá ser a forma teórica ampla que reúna
as várias tendências atuais do pensamento educacional.
Tendências que têm em comum a insatisfação
com um sistema educacional que teima (ideologia) em continuar
essa forma particular de transmissão que é a
Escola, que consiste em fazer repetir, recitar, aprender,
ensinar o que já está pronto, em vez de fazer
agir, operar, criar, construir a partir da realidade vivida
por alunos e professores, isto é, pela sociedade
a próxima e, aos poucos, as distantes. A Educação
deve ser um processo de construção de conhecimento
ao qual ocorrem, em condição de complementaridade,
por um lado, os alunos e professores e, por outro, os problemas
sociais atuais e o conhecimento já construído
(acervo cultural da Humanidade)."
"Construtivismo, segundo pensamos, é esta forma
de conceber o conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento
e, por conseqüência, um novo modo de ver
o universo, a vida e o mundo das relações sociais."
Publicação:
Série Idéias n. 20. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 87 a 93
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|