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O jogo e a construção
do conhecimento matemático |
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Manoel Oriosvaldo de Moura |
A Educação
Matemática tem respondido às questões
"O que ensinar?", "Por que ensinar?",
"Como ensinar?". Seu papel é fornecer
ferramentas para a construção do conhecimento
futuro. E isto é feito a partir do domínio
do conhecimento presente.
O jogo, segundo o autor, é uma estratégia
para propiciar a aprendizagem. Você já pensou
em combinar jogo e resolução de problemas
para ensinar matemática aos seus alunos?
Nesse texto, além dessa idéia, você
poderá refletir sobre os tipos de jogo: o desencadeador
de aprendizagem e o de aplicação. |
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você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
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"Ao ensinar matemática, fazêmo-lo
(ou deveríamos fazê-lo) com um objetivo determinado.
Isto exige a intencionalidade por parte do educador. E a
visão geral do processo de ensino requer que o dominemos,
tendo em vista, o sujeito que aprende (sujeito cognoscitivo),
o conteúdo primeiro (conceitos já dominados
pelo sujeito) e o conceito científico (aquele que
se pretende sistematizar)."
"Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática,
um certamente é consensual: ensinar a resolver problemas.(...)
As discussões em torno da resolução de
problemas são basicamente de dois níveis. Um
deles se refere à possibilidade de se ensinar o conteúdo
por meio da resolução de problemas, ou seja,
pela estratégia de resolução de problemas
podemos mostrar ao aluno como o conhecimento é construído.
O outro diz respeito à possibilidade de desenvolver
habilidades para solucionar problemas semelhantes ou de gerar
estruturas para a solução de problemas futuros;
a forma como isto pode ser feito também é objeto
de estudo."
"Quando consideramos o jogo instrumento de ensino,
também é possível classificá-lo
em dois grandes blocos: o jogo desencadeador de aprendizagem
e o jogo de aplicação. Quem vai diferenciar
estes dois tipos de jogo não é o brinquedo,
não é o jogo, e sim a forma como ele será
utilizado em sala de aula. Para ser mais preciso: é
a postura do professor, a dinâmica criada e o objetivo
estabelecido para determinado jogo que vão colocá-los
numa ou noutra classificação."
"Estes exemplos ilustram que é possível
combinar jogo e resolução de problemas nas séries
iniciais; porém, fazer isto é muito mais que
uma simples atitude, é uma postura que deve ser assumida
na condução do ensino. E assumi-la com vistas
ao desenvolvimento de conceitos científicos exige um
projeto de ensino, inserido no projeto coletivo da Escola.
Fazer isto é dar um sentido humano ao jogo, à
resolução de problemas e, sendo assim, à
Educação Matemática."
Publicação:
Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 45 a 52
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