> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
Vygotsky e o papel das interações
sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo |
|
João Carlos Martins |
A psicologia sócio-histórica,
que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento
humano a partir das relações sociais que
a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial,
o processo de ensino-aprendizagem também se constitui
dentro de interações que vão se dando
nos diversos contextos sociais.
A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado
de sistematização do conhecimento e o
professor um articulador na construção
do saber. Tendo como base tais pressupostos teóricos,
esse texto sistematiza alguns pontos da teoria com a
possibilidade de trabalho do professor junto a seus
alunos.
|
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"A psicologia sócio-histórica traz
em seu bojo a concepção de que todo Homem se
constitui como ser humano pelas relações que
estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos socialmente
dependentes dos outros e entramos em um processo histórico
que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões
sobre ele e, de outro lado, permite a construção
de uma visão pessoal sobre este mesmo mundo."
"O ponto de partida desta nossa reflexão
encontra-se no grande valor que a teoria vygotskyana dá
ao processo de interação e, em nosso caso
específico, como educadores, às intervenções
pedagógicas e ao ensino na construção
do conhecimento."
"Quando nos referimos ao valor das interações
em sala de aula, é importante pensarmos que este referencial
não compactua com a idéia de classes socialmente
homogêneas, onde uma determinada classe social organiza
o sistema educacional de forma a reproduzir seu domínio
social e sua visão de mundo. Também não
aceitamos a idéia de sala de aula arrumada, onde todos
devem ouvir uma só pessoa transmitindo informações
que são acumuladas nos cadernos dos alunos de forma
a reproduzir em determinado saber eleito como importante e
fundamental para a vida de todos."
"Quando imaginamos uma sala de aula em um processo
interativo, estamos acreditando que todos terão possibilidade
de falar, levantar suas hipóteses e nas negociações,
chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber
parte de um processo dinâmico de construção."
Publicação:
Série Idéias n. 28. São Paulo: FDE, 1997
Páginas: 111-122
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|