> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Café Cultural
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 23 de Abril de 2014
>> Desenvolvimento e Aprendizagem
   
 
A utilização do jogo na pré-escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima


A brincadeira faz parte da vida da criança, seja na escola ou fora dela. Esta atividade é tanto fonte de lazer como de conhecimento.

Contudo, brincar na escola é diferente de brincar em casa, na rua ou em outros lugares. Nesse texto, a autora baseia-se na teoria de Vygotsky para discutir a questão da brincadeira na escola, diferenciando o brincar em outros ambientes. Você encontrará elementos importantes para pensar a brincadeira como parte integrante da atividade educativa, explorando sua importância, seus limites e a ação do educador na programação das atividades pedagógicas.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa."

"Brincar na Escola não é exatamente igual a brincar em outras ocasiões, porque a vida escolar é regida por algumas normas que regulam as ações das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente, estas normas estão presentes, também, na atividade da criança. Assim, as brincadeiras e os jogos têm uma especificidade quando ocorrem na Escola, pois são mediadas pelas normas institucionais."

"Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como pressuposto, então, o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes intimamente interligados."

Publicação: Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 24 a 29

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 L. S. Vygotsky: algumas idéias sobre o desenvolvimento e o jogo infantil

 Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: reconhecer e desvendar o mundo
 DAVIS, C., SOUZA E SILVA, M.A.S., ESPOSITO, Y.L.

 OLIVEIRA, M.K. de.

 PINO, A.

 REGO, T. C.

 VYGOTSKY, L.S.
 L. S. Vygotsky