> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
A utilização do jogo
na pré-escola |
|
Elvira Cristina de Azevedo Souza
Lima |
A brincadeira faz parte da vida da
criança, seja na escola ou fora dela. Esta atividade
é tanto fonte de lazer como de conhecimento.
Contudo, brincar na escola é diferente de brincar
em casa, na rua ou em outros lugares. Nesse texto, a autora
baseia-se na teoria de Vygotsky para discutir a questão
da brincadeira na escola, diferenciando o brincar em outros
ambientes. Você encontrará elementos importantes
para pensar a brincadeira como parte integrante da atividade
educativa, explorando sua importância, seus limites
e a ação do educador na programação
das atividades pedagógicas. |
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente,
fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos
leva a considerar o brincar parte integrante da atividade
educativa."
"Brincar na Escola não é exatamente
igual a brincar em outras ocasiões, porque a vida escolar
é regida por algumas normas que regulam as ações
das pessoas e as interações entre elas e, naturalmente,
estas normas estão presentes, também, na atividade
da criança. Assim, as brincadeiras e os jogos têm
uma especificidade quando ocorrem na Escola, pois são
mediadas pelas normas institucionais."
"Incluir o jogo e a brincadeira na Escola tem como
pressuposto, então, o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento
da criança, enquanto indivíduo, e à construção
do conhecimento, processos estes intimamente interligados."
Publicação:
Série Idéias n. 10. São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 24 a 29
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|