> Sistema Documentação |
> Memorial da Educação |
> Temas Educacionais |
> Temas Pedagógicos |
> Recursos de Ensino |
> Notícias por Temas |
> Agenda |
> Programa Sala de Leitura |
> Publicações Online |
> Concursos & Prêmios |
> Diário Oficial |
> Fundação Mario Covas |
|
   |

|
O cotidiano na pedagogia de Freinet |
|
Ruth Joffily Dias |
A pedagogia Freinet
é uma importante alternativa para o trabalho em
Educação Infantil. Segundo a autora, essa
prática nos afasta de duas tendências dominantes:
o infantilismo -- que deixa a criança aquém
de suas possibilidades -- e o escolarismo, que quer preparar
a criança muito cedo para a escola de primeiro
grau.
O texto oferece noções dessa prática
pedagógica, a organização
no trabalho com a criança e seus princípios,
a autonomia, a cooperação,
a expressão livre. |
Clique
aqui para ler o texto na íntegra. Para isso
você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo,
clique
aqui.
"A Pedagogia Freinet não é nova. Vem
sendo praticada há mais de cinqüenta anos em muitos
países da Europa, da África e da América.
Não é nova, mas se renova a cada dia, pois,
sendo um movimento pedagógico de professores, é
através da troca de experiências entre professores
que ela se atualiza permanentemente."
"Nossos princípios e objetivos básicos:
autonomia e cooperação. Nosso papel de educadores:
contribuir para o desenvolvimento de cidadãos, para
uma sociedade verdadeiramente democrática. Só
se aprende democracia praticando a vida em sociedade;
e só se á verdadeiramente cidadão quando
se é livre e autônomo."
"Partimos, na nossa prática pedagógica,
das necessidades da criança. Necessidades que, aliás,
não são só da criança, são
de todos nós: auto-expressão, comunicação,
pesquisa (criar, agir, conhecer), organização
e avaliação."
Publicação:
Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 69 a 78
Para mais informações clique em AJUDA
no menu.
|
|
|
|
|
|
|