> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Desenvolvimento e Aprendizagem
   
 
O cotidiano na pedagogia de Freinet

Ruth Joffily Dias


A pedagogia Freinet é uma importante alternativa para o trabalho em Educação Infantil. Segundo a autora, essa prática nos afasta de duas tendências dominantes: o infantilismo -- que deixa a criança aquém de suas possibilidades -- e o escolarismo, que quer preparar a criança muito cedo para a escola de primeiro grau.

O texto oferece noções dessa prática pedagógica, a organização no trabalho com a criança e seus princípios, a autonomia, a cooperação, a expressão livre.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"A Pedagogia Freinet não é nova. Vem sendo praticada há mais de cinqüenta anos em muitos países da Europa, da África e da América. Não é nova, mas se renova a cada dia, pois, sendo um movimento pedagógico de professores, é através da troca de experiências entre professores que ela se atualiza permanentemente."

"Nossos princípios e objetivos básicos: autonomia e cooperação. Nosso papel de educadores: contribuir para o desenvolvimento de cidadãos, para uma sociedade verdadeiramente democrática. Só se aprende democracia praticando a vida em sociedade; e só se á verdadeiramente cidadão quando se é livre e autônomo."

"Partimos, na nossa prática pedagógica, das necessidades da criança. Necessidades que, aliás, não são só da criança, são de todos nós: auto-expressão, comunicação, pesquisa (criar, agir, conhecer), organização e avaliação."

Publicação: Série Idéias n. 2. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 69 a 78

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader

 Elias, M. D. C.
 Célestin FREINET