> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 01 de Dezembro de 2022
>> Educação Sexual
   
 
A educação sexual nossa de cada dia

Rosely Sayão


A autora faz uma reflexão sobre como a questão da sexualidade se apresenta na sala de aula, discutindo possibilidades de abordá-la e dando exemplos de como trabalhar com os alunos. Ela retoma questões sobre o desenvolvimento físico e psíquico dos mesmos e "convoca" os professores a se envolverem na tarefa de participar da educação sexual das crianças e adolescentes, ao lado dos seus pais.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"(...) E quem são, afinal os responsáveis por uma educação sexual que permita uma visão consciente da sexualidade (...) claro que os primeiros e principais responsáveis são os pais (...) E quem são os adultos que, pelo menos em tese, deveriam aliar-se aos pais nessa difícil tarefa de educar? Os professores, claro! "

"[Humanizar] Significa resistir à tentação de, simplesmente, repetir o que já disse da mesma forma como foi dito; (...) baixar a guarda e tentar sair do lugar que ocupa; (...) usar uma linguagem diferente da que está acostumado; (...) o mais importante: saber ouvir e perguntar. (...) Auxiliar o adolescente (...) para que possa refletir, questionar, contestar: esse é o melhor caminho a ser trilhado pelos professores..."

"Conhecer os próprios limites, reconhecer a complexidade do tema e exercer seu papel com dignidade: é dessa maneira que o professor pode contribuir para que os alunos possam saber que o sexo é natural, que pode dar prazer, mas que, para que isso aconteça é preciso maturidade e responsabilidade. E que isso não nasce junto com o tesão, mas se aprende."

Publicação: Série Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997
Páginas: 269-281

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





 Download do      arquivo

Clique aqui para baixar o Acrobat Reader