> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
 
>> Meio Ambiente

Para o educador, o Meio Ambiente não se restringe ao ambiente físico e biológico, mas inclui também as relações sociais, econômicas e culturais. O objetivo é propor reflexões que levem o aluno ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.

   Organizações Governamentais

Ministério do Meio Ambiente
http://www.meioambiente.gov.br
Site do governo federal que disponibiliza material e informações sobre a política nacional do meio ambiente e serviços na área ambiental.

Secretaria Estadual do Meio Ambiente
http://www.ambiente.sp.gov.br
Projetos governamentais voltados ao meio ambiente e educação ambiental. Contém informações sobre como proteger o meio ambiente, quais são áreas de preservação ambiental (APAs) e sobre a qualidade do ar, água, praias, entre outros.

IBAMA
http://www.ibama.gov.br
Site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Disponibiliza projetos, notícias e artigos sobre a questão ambiental.


   Organizações Não Governamentais - ONGs

Agenda 21
http://www.crescentefertil.org.br/agenda21/index2.htm
Organização não governamental que trabalha com políticas públicas compatíveis aos princípios do desenvolvimento sustentável. Serve como guia para as ações do governo e de todas as comunidades que se preocupam com o meio ambiente.

Greenpeace
http://www.greenpeace.org.br
Site com informações, dicas, notícias sobre ecologia e meio ambiente e explicações sobre poluentes tóxicos, energia nuclear, Amazônia, oceanos, alimentos transgênicos, além de vários outros temas atuais.

WWF
http://www.wwf.org.br
Projetos, informações, publicações, cadastro no WWF - ONG internacional que atua na defesa do meio ambiente -, além de descrições de biomas como Amazônia, caatinga, Mata Atlântica, entre outros.

Fundação SOS Mata Atlântica
http://www.sosmatatlantica.org.br
Contém dados que podem ser utilizados em sala de aula. Através de links desta página, chega-se a informações e mapas quantitativos da destruição do meio ambiente.

Portal da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
http://www.rbma.org.br
Portal elaborado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), traz informações detalhadas sobre o bioma, incluindo textos, fotos, mapas e gráficos, além de links para uma série de publicações e informações básicas sobre a Mata Atlântica.

Instituto Ecoar para a Cidadania
http://www.ecoar.org.br
Informações sobre Educação Ambiental e os programas desse instituto, além de publicações referentes ao tema.

Instituto Socioambiental
http://www.socioambiental.org/website
O enfoque apresentado neste site é a busca por sustentabilidade socioambiental. Estão disponíveis textos, resumos de notícias e documentações.

   Meio Ambiente e Educação

Pedro Martinelli
http://www.pedromartinelli.com.br
O fotógrafo Pedro Martinelli dedica seu trabalho à região amazônica, expondo em seu site fotos e informações sobre espécimes da fauna e flora local. A página possui fórum, agenda e notícias sobre preservação do meio ambiente, acompanhados por uma trilha sonora.


:: Leia também Ensino Médio ::