> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
 
>> Ensino Médio
   Biologia

Becoming Human (em inglês)
http://www.becominghuman.org/
Site elaborado pelo The Institute of Human Origins, que explica a história da evolução do homem. Possui um documentário sobre o assunto, além de planos de aulas (em ‘Learning Center’), glossário de termos de arqueologia e paleontologia, entre outros recursos.

Alô Escola – Recursos educativos para estudantes e professores
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/index.htm
São apresentados diversos textos, de vários assuntos na área de ciências.

Pedro Martinelli
http://www.pedromartinelli.com.br
O fotógrafo Pedro Martinelli dedica seu trabalho à região amazônica, expondo em seu site fotos e informações sobre espécimes da fauna e flora local. A página possui também fórum, agenda e notícias sobre preservação do meio ambiente, acompanhados por uma trilha sonora.

Compromisso empresarial para reciclagem (CEMPRE)
http://www.cempre.org.br
Disponibiliza uma biblioteca virtual, com possibilidade de pesquisa on-line, notícias, agenda de eventos desta organização, artigos e dados sobre o trabalho de reciclagem de materiais.

Companhia Energética de São Paulo (CESP)
http://www.cesp.com.br
Apresenta histórico, perfil e atuação da CESP. Traz também notícias e informações sobre usinas hidrelétricas, eclusas, reflorestamento e preservação do meio ambiente.

Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB)
http://www.cetesb.sp.gov.br
Contém informações sobre qualidade do ar, dos rios e das praias do Estado de São Paulo. Além disso, traz notícias, biblioteca e cursos virtuais, legislação e textos sobre meio ambiente, desenvolvimento da sociedade, modificação da natureza, entre outros temas.

Educação ambiental através da visão integral de Bacia Hidrográfica - Programa Educar
http://educar.sc.usp.br/biologia/principal.html
Traz informações sobre ocupações de áreas protegidas, escassez de áreas verdes, problemas como lixo, esgoto, poluição, entre outros temas. Clicando em Centros Participantes, surge o mapa do Brasil com indicação das regiões estudadas e das escolas envolvidas neste programa. Em Material de Apoio, encontram-se textos descrevendo atividades para serem aplicadas a alunos do Ensino Fundamental.

Portal da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
http://www.rbma.org.br
Portal elaborado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), traz informações detalhadas sobre o bioma, incluindo textos, fotos, mapas e gráficos, além de links para uma série de publicações e informações básicas sobre a Mata Atlântica.

Fundação O Boticário de Proteção à Natureza

http://www.fbpn.org.br
Apresenta os programas desenvolvidos por essa entidade, que visam à conservação da natureza por meio de cursos, publicações e projetos na área ecológica. Clicando no tópico Trabalho Escolar, é possível acessar informações sobre animais em extinção, unidades de conservação, reciclagem e Mata Atlântica.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)
http://www.ibama.gov.br
Notícias, mapas, serviços e informações sobre ecossistemas, fauna, flora, monumentos naturais, reservas biológicas, parques nacionais, projetos, legislação, educação ambiental, entre outros.

Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA)
http://www.octopus.furg.br/nema
Informações sobre os principais projetos do NEMA, que envolvem comunidades e escolas de Ensino Fundamental de diferentes regiões do Brasil para o conhecimento e a preservação do meio ambiente.

Petrobrás
http://www.petrobras.com.br
Notícias e informações sobre saúde, ecologia, entre outros temas, além de dados sobre projetos ambientais.

Projeto Tamar - IBAMA
http://www.tamar.com.br
Publicações, notícias, histórico e informações sobre como participar deste projeto, que envolve a preservação de tartarugas marinhas. Apresenta também um mapa com dados sobre as bases do projeto no Brasil, nas quais foram criados museus, aquários, exposições e lojas.

Sabesp
http://www.sabesp.com.br/CalandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=sabesp&pub=T&db=&docid=5FECDCC8CE104C0D832570830057DEA2#
Apresenta a história e as ações da empresa, assim como legislação voltada ao meio ambiente, água e saneamento, seus projetos atuais (Tietê, Viverista, Reservatórios Culturais, entre outros) e um espaço para alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (Sabesp Ensina), onde há sugestões de atividades que podem ser realizadas em aula.

Amazônia em debate
http://portalamazonia.globo.com/broadband/programa.php?idP=11&ord=b&idL=1
Apresenta alguns temas que têm sido objeto de debate no Brasil e no mundo, tais como: devastação, exploração racional, biodiversidade e tesouro químico da floresta amazônica.

Bio Interactive (Em inglês)
http://www.biointeractive.org/
Dedicado à ampla divulgação da ciência, este site contém um conjunto de materiais e recursos destinados a professores. É possível entrar em um laboratório virtual de identificação de bactérias ou num laboratório virtual de cardiologia.

BugBios
http://www.insects.org/
Traz inúmeras informações sobre quase todos os insetos que habitam nosso planeta, classificados em suas famílias.

Revista Brasileira de Botânica
http://www.scielo.br/scielo.php?script=
sci_issues&pid=0100-8404&lng=pt&nrm=iso

Encontram-se disponíveis artigos das revistas publicadas, com resumo, em português e inglês, e o artigo completo, em inglês. É possível fazer download em PDF.

Instituto Biológico
http://www.biologico.sp.gov.br/base1.htm
Estão disponibilizados os arquivos do Instituto Biológico e da Revista O Biológico.


:: Leia também Meio Ambiente ::