> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 27 de Abril de 2024
 
>> Ensino Fundamental

Alfabetização | Artes | Ciências | Educação Física
Geografia | História | Língua Portuguesa | Matemática

   Alfabetização

Programa Ler e Escrever/SEE
http://www.fde.sp.gov.br/PagesPublic/InternaProgProj.aspx?contextmenu=lerescreve
O Programa da Secretaria de Estado da Educação que tem por objetivo garantir que alunos de ciclo I/EF desenvolvam o domínio da leitura e escrita . Oferece recursos para melhorar as condições de ensino das crianças que freqüentam as primeiras séries da rede pública estadual.

Roteiro pedagógico sobre alfabetização
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/alf_l.php?t=001
Veja o Roteiro especial sobre alfabetização.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Artes


O Ensino de Arte nas Séries Iniciais - Ciclo I

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/Downloads/ensino_arte_ciclo1.pdf

O livro apresenta o registro de parte do processo de formação dos profissionais de arte no Projeto “Ensino de Arte nas Séries Iniciais” da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, que tem como foco principal a orientação em uma proposta de educação estética e artística.

Programa Cultura é currículo
http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br/
O Programa Cultura é Currículo visa propiciar melhor qualidade de ensino da escola pública estadual atendendo aos desafios do mundo moderno e inserção social de seus alunos. Em acordo com os parâmetros pedagógicos da atual gestão, pauta-se por princípios estabelecidos para a organização curricular.

Teatro na Educação - o que é, afinal?
http://www.wooz.org.br/teatroeducacao.htm
A educadora Fanny Abramovich levanta, de forma agradável, seis hipóteses para esclarecer o verdadeiro sentido do teatro na Educação.

O palco na sala de aula
http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/
revista_educacao/junho02/entrevista.htm

A professora e diretora de teatro Eugênia de Andrade fala sobre os benefícios da arte na formação das crianças. Narra sua experiência, os fundamentos do método Laban e como o teatro ajuda no desenvolvimento infantil.

Sete cantigas infantis
http://jangadabrasil.com.br/setembro37/sp370001.htm
Disponibiliza cantigas de roda com letras, partituras e MIDIs. São músicas como "Bela Pastora", "Margarida", "Agulha", "Baleia", "Dorme Suzana", "Léo", "Olé do Caranguejo" e "Pula Machadinha".

Música Clássica para Crianças - Quadros de uma exposição
http://caracol.imaginario.com/letrasonora/
quadros/apresentaqe.html

http://caracol.imaginario.com/letrasonora/quadros/apresentaqe.html
O autor brinca com a ferramenta virtual para traçar e colorir imagens na mente do ouvinte do poema musical de Modest Mussorgsky (1874). Além disso, apresenta a vida e obra desse grande musicista, uma bibliografia e páginas na rede.

Instituto Itaú Cultural
http://www.itaucultural.org.br/experiencias_educacionais/caderno00.htm
Acesso ao Caderno do Professor e ao documento "Recursos Educativos em Artes - Gravura".

A arte explica a vida
http://www.ensino.net/novaescola/151_abr02/html/fala_mestre.htm
Entrevista com a coordenadora de educação da 25ª Bienal, Mirian Celeste Martins. Aborda diversas questões, tais como: a finalidade da disciplina de Arte, o tipo de intervenção do professor na produção artística dos alunos, a possibilidade da relação interdisciplinar em torno dos temas da exposição, a importância de apresentar a arte contemporânea aos professores para que possam discutir e refletir sobre o ensino de Arte no País, focando seus métodos de trabalho.

Sabe o que dá para fazer com estas revistas?
http://www.ensino.net/novaescola/121_abr99/html/material.htm
Relata o trabalho com revistas desenvolvido por professores em três escolas paulistas. Apresenta idéias de atividades multidisciplinares com arte, arquitetura, história, matemática, que procuram estimular o interesse dos alunos pelo trabalho e pela busca de informação, além de facilitar o processo de alfabetização.

Como fazer um gibi
http://www.ensino.net/novaescola/111_abr98/html/repcapa5.htm
Apresenta algumas técnicas para desenhar as histórias em quadrinhos. Detalha as diversas etapas a serem cumpridas: criação dos personagens, argumento e roteiro, desenho, letras, arte-final e cor. Disponibiliza uma bibliografia sobre o assunto

Os estilos da arte nos quadrinhos
http://www.ensino.net/novaescola/111_abr98/html/repcapa_popup.htm
Refere-se às diversas escolas artísticas presentes nas páginas dos gibis, sugerindo um trabalho com a área de Educação Artística.


Central do Brasil
http://www.ensino.net/novaescola/114_ago98/html/repcapa3.htm
Trabalho sobre cinema, desenvolvido por professores de uma escola da rede pública de São Paulo, que exploraram o aspecto artístico, a paisagem e a realidade brasileira. O texto mostra como pode ser feito um trabalho multidisciplinar unindo a música e a geografia.

Tom Jobim
http://www2.uol.com.br/tomjobim/index_flash.htm
Disponibiliza músicas de Antônio Carlos Jobim, partituras de canções, compilação de textos, entrevistas, depoimentos, poemas. Apresenta biografia e fotos deste compositor brasileiro.

Vinícius de Moraes
http://www.viniciusdemoraes.com.br/
Disponibiliza a obra completa do poeta Vinícius de Moraes (1913-1980). Neste site, criado pelos herdeiros do poeta para comemorar os 90 anos de nascimento de Vinícius, o internauta poderá montar sua própria antologia de textos, músicas e sonetos. São mais de 1.500 tópicos, entre poesia, prosa, letras de música e críticas de cinema. Há também a biografia, áudio de algumas canções, fotografias, capas d e livros e discos.

Músicas Folclóricas
http://jangadabrasil.com.br/fjan/midispartituras.htm#lundu
Apresenta MIDIs e partituras de músicas folclóricas, tais como: "Capelinha de Melão"; "Arraial dos Jangadeiros"; "Meu Limão"; "Sapo Jururu"; "Samba Lelê"; "Dorme Suzana"; e "Balaio".


----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Ciências

Estação Ciência. Universidade de São Paulo.
http://www.eciencia.usp.br
Experimentos que podem ser feitos em sala de aula e sugestões de softwares educacionais.

Educação ambiental através da visão integral de Bacia Hidrográfica - Programa Educar
http://educar.sc.usp.br/biologia/principal.html
Por meio das diversas bacias hidrográficas brasileiras, este site traz informações sobre ocupações de áreas protegidas, escassez de áreas verdes, problemas locais como lixo, esgoto, poluição, entre outros temas. Clicando em Centros Participantes, surge o mapa do Brasil com indicação das regiões estudadas e das escolas envolvidas neste programa. Em Material de Apoio, encontram-se textos descrevendo atividades para serem aplicadas a alunos do Ensino Fundamental.

Sabesp
http://www.sabesp.com.br
Apresenta a história e as ações da empresa, assim como legislação voltada ao meio ambiente, água e saneamento, seus projetos atuais (Tietê, Viverista, Reservatórios Culturais, entre outros) e um espaço para alunos e professores dos Ensinos Fundamental e Médio (Sabesp Ensina), onde há sugestões de atividades que podem ser realizadas em aula.

Astronomia no Zênite
http://www.zenite.nu
Traz artigos sobre a colisão de galáxias e o novo sistema solar, entre outros. Utiliza uma linguagem clara e cotidiana. Oferece download de arquivo sobre todos os eclipses já ocorridos e um teste para você verificar os seus conhecimentos.

A Lua
http://www.mamutemidia.com.br/alua/default.asp
Informações sobre o satélite natural da Terra e os componentes do Universo. Traz aulas virtuais, sugestões de experiências científicas, planos de aula, avaliação, entre outros recursos de ensino .

Comissão Nacional de Energia Nuclear
http://www.cnen.gov.br
Na seção CNEN Educar, encontramos informações sobre as diversas aplicações da energia nuclear (na agricultura, na indústria, na medicina e no meio ambiente), apostilas educativas e jogo de perguntas e respostas sobre energia nuclear.

Nature (Em inglês)
http://www.nature.com/
Versão eletrônica de um dos mais importantes periódicos da ciência mundial. Podem ser encontrados artigos sobre genética, biologia molecular, imunologia, entre outros.

Nova-Science in the News (Em inglês)
http://www.science.org.au/nova/index.htm
Estão disponibilizados artigos científicos veiculados em jornais e revistas, traz eventos relacionados com biologia, saúde, meio-ambiente e ciências físicas.

Science@NASA (Em inglês)
http://science.nasa.gov/
Encontram-se informações científicas da NASA - Agência Espacial Norte-Americana, sobre ciência espacial, física, astronomia, entre outros temas.

Science, Optics & You (Em inglês)
http://micro.magnet.fsu.edu/primer/java/scienceopticsu/
powersof10/index.html

Site que dispõe de um aplicativo que permite visualizar a galáxia e até o núcleo de uma célula



----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------
   Educação Física

Baú de Atividades
http://www.educacional.com.br/educacao_fisica/baudeatividades.asp
Apresenta uma série de sugestões de atividades para o professor enriquecer as aulas de Educação Física, nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.

Juegos para la cooperación y la paz (em espanhol)
http://www.ctv.es/USERS/avicent/Juegos_paz
Este site traz uma compilação internacional e intercultural de jogos que têm por objetivo desenvolver atitudes e valores relacionados com a educação para a paz. Os jogos estão agrupados em : apresentação, conhecimento, afirmação, confiança, cooperação, resolução de conflitos e distensão.

Conselho Federal de Educação Física - CONFET
http://www.confef.org.br /
Traz informações sobre leis, estatutos, associações, escolas, cursos, laboratórios, centros de pesquisa e órgãos do Governo Federal.


----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------
   Geografia

Amazônia – Tesouro da Humanidade
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/grp_l.php?t=030
Informações, fotos, depoimentos, análises, entrevistas que poderão subsidiar os educadores no desenvolvimento de projetos, por meio de um trabalho multi e interdisciplinar, sobre questões referentes a região amazônica.

BGE Teen
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.html
Mapas, dados do censo populacional, bibliotecas, com linguagem e visual voltados a um público jovem.

Censo: contando gente
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/vocesabia/03.htm
Traz um pouco da história dos recenseamentos no Brasil e no mundo.

Projeções de mapas
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/projecoes2.htm
Mostra as várias formas de projeção do globo terrestre na superfície plana do papel. Projeção de Lambert, Mercator, Mollweide, Albers e Peters.

Tipos de mapa
http://www.canalkids.com.br/cultura/geografia/tipos2.htm
Explica as características dos mapas políticos, topográficos e climáticos.

Água On-line
http://www.aguaonline.com.br
Revista digital sobre água, saneamento e meio ambiente com notícias, legislações, links, indicações de livros e empresas que se preocupam com a questão ambiental.

Pedro Martinelli
http://www.pedromartinelli.com.br
O fotógrafo Pedro Martinelli dedica seu trabalho à região amazônica, expondo em seu site fotos e informações sobre espécimes da fauna e flora local. A página possui também fórum, agenda e notícias sobre preservação do meio ambiente, acompanhados por uma trilha sonora.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   História

Departamento do Patrimônio Histórico - DPH
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico/
Um passeio virtual pelo Centro Histórico da cidade de São Paulo. Estão disponíveis fotos do início do século 20, que integram o Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, do projeto "Casa da Memória Paulistana".

Presidentes do Brasil
https://www.planalto.gov.br/Infger_07/presidentes/gale.htm
Galeria de presidentes brasileiros desde 1889 até os dias atuais, com fotos e período de governo.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Língua Portuguesa

Encontro com autores - literatura infantil
http://www.edukbr.com.br/leituraeescrita/marco02/iautores.asp
Contém pequenas biografias, entrevistas, um poema e/ou um trecho, um texto do autor homenageado no mês. Além disso, traz uma brincadeira relacionada a personagens de histórias conhecidas e sugestões de atividades para os professores interessados em abordar o tema.

Novo Acordo Ortográfico
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/saopaulofazescola/AcordoOrtográfico
/tabid/1128/Default.aspx

Página da SEE que disponibiliza para os professores informações sobre as novas normas ortográficas previstas no Acordo que entrou em vigor em janeiro de 2009.

Entre Linhas
http://www.tvcultura.com.br/entrelinhas/
Programa dedicado aos livros e à literatura, exibido pela TV Cultura de São Paulo. Segue o formato de uma revista eletrônica, reunindo a cada semana um material diverso. O programa exibe entrevistas gravadas na rua ou na casa dos escritores, reportagens sobre tendências do mundo literário, matérias sobre clássicos brasileiros e universais, enquetes com leitores e seções como " lançamentos ", " mais vendidos " e " geografia literária ".

O caracol do ouvido
http://www.dobrasdaleitura.com/abertura/index200421.html
Estão disponibilizadas situações didáticas de leitura em sala de aula, artigos, lançamentos na literatura.

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------

   Matemática

Matemática - ICMC/USP
http://educar.sc.usp.br/matematica/index.html
Curso de Matemática para professores de 1ª a 4ª série. São cinco módulos que enfocam desde o surgimento dos números até as operações com frações. Além de textos teóricos, há várias sugestões de exercícios.


A mágia dos números
http://nautilus.fis.uc.pt/mn/p_index.html
Jogos matemáticos de raciocínio e lógica, excelentes para serem utilizados como motivação.

Só matemática
http://www.somatematica.com.br
Traz software, história da Matemática, biografias de matemáticos, jogos, curiosidades etc.

Aprender matematicas con la calculadora (Em espanhol)
http://www.quadernsdigitals.net/index.php?
accionMenu=hemeroteca.VisualizaArticulo
IU.visualiza&articulo_id=1079m

Manolo Alcalá. In: Kikirikí, no. 34
O autor relata experiência sobre uso de calculadora no Ensino Fundamental e descreve algumas atividades que podem ser feitas com o uso dessa ferramenta.

Aprender a ler problemas de matemática
http://www.mathema.com.br/reflexoes/ap_ler_prob.html
aprender_a_ler_problemas/02_aprender_a_ler_problemas.htm
Página da Revista Aprender que traz sugestões de ações para que os alunos/leitores resolvam problemas de matemática

----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------