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 A Escola Pública e o Saber

Painéis Temáticos


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Painel 19 - Métodos de ensino

O método intuitivo praticamente ficou restrito aos grupos escolares, criados a partir de 1890. A proposta de centrar o processo educativo no aluno, no entanto, seria ampliada décadas mais tarde por defensores da escola nova. Baseando-se também em preocupações da medicina e da psicologia, esses educadores, nos anos 1930 e 1940, defendiam a intensa participação dos alunos nas atividades escolares, por meio do método de projetos e centro de interesses, como retratado na construção do cineminha.
Estavam lançadas as bases das inovações metodológicas do ensino primário que atravessariam o século XX, como os trabalhos em grupo. No seu cerne, repousava a noção de que cabia à criança descobrir o conhecimento por meio dos sentidos e que era a partir do trabalho infantil em sala de aula ou em atividades extra classe que o saber deveria ser construído pelo aluno, individual e coletivamente.


Cineminha: elaboração dos quadros pelos alunos.
Acervo iconográfico da Escola Estadual Caetano de Campos
Aclimação, São Paulo, SP




Cineminha: exibição por um aluno, quadro a quadro.
Acervo iconográfico da Escola Estadual Caetano de Campos
Aclimação, São Paulo, SP