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A Escola
Pública e o Saber
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Painéis Temáticos
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Detalhes
do Painel |
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Painel 19 - Métodos de ensino
O método intuitivo praticamente ficou restrito aos grupos
escolares, criados a partir de 1890. A proposta de centrar o processo
educativo no aluno, no entanto, seria ampliada décadas mais
tarde por defensores da escola nova. Baseando-se também em
preocupações da medicina e da psicologia, esses educadores,
nos anos 1930 e 1940, defendiam a intensa participação
dos alunos nas atividades escolares, por meio do método de
projetos e centro de interesses, como retratado na construção
do cineminha.
Estavam lançadas as bases das inovações metodológicas
do ensino primário que atravessariam o século XX,
como os trabalhos em grupo. No seu cerne, repousava a noção
de que cabia à criança descobrir o conhecimento por
meio dos sentidos e que era a partir do trabalho infantil em sala
de aula ou em atividades extra classe que o saber deveria ser construído
pelo aluno, individual e coletivamente.
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Cineminha: elaboração dos quadros pelos alunos.
Acervo iconográfico da Escola Estadual Caetano de Campos
Aclimação, São Paulo, SP
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Cineminha: exibição por um aluno, quadro a quadro.
Acervo iconográfico da Escola Estadual Caetano de Campos
Aclimação, São Paulo, SP |
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