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Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
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Qualidade de ensino: critérios e avaliação de seus indicadores

Maria Laura P. Barbosa Franco


Que formação a escola deve proporcionar ao seu aluno? Uma formação geral ou desenvolver as habilidades e características julgadas necessárias para o mercado de trabalho?
De um lado, a modernização do mundo do trabalho exige trabalhadores com raciocínio lógico, criatividade, habilidade para aprender novas qualificações, capacidade para tomar decisões, etc. Por outro lado, em parcela significativa das empresas brasileiras ainda predominam relações autoritárias e verticalizadas.
A escola deve responder a que tendência? Ou deve superar esta questão e oferecer uma formação que possibilite ao aluno enfrentar as contradições e transformações do mundo, independentemente do mercado de trabalho?
Neste texto você vai encontrar uma discussão sobre qualidade de ensino, modernização e modernidade, relações entre o mundo do trabalho e escola.

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"A partir do significado que se atribui à qualidade do ensino, outros elementos devem ser considerados para o aprofundamento e para a análise mais abrangente dessa temática. Elementos que se expressam:
- na definição de critérios pedagógicos e sociais;
- na explicitação de indicadores; e
- no planejamento e execução de estratégias de avaliação mais amplas para validação (ou não) da qualidade de ensino desejada."

"A Educação (formal ou não-formal) é basicamente um processo consciente de socialização, que se dá a partir da internalização de determinados conhecimentos, valores e atitudes. A apropriação desses elementos é que vai contribuir para a inserção do indivíduo na sociedade e para a oportunidade de compreender e exercer sua cidadania.
No entanto, as modalidades previstas e os encaminhamentos efetuados para essa formação nem sempre expressam as expectativas e aspirações da totalidade dos quadros sociais."

"Recentes documentos, estudos e pesquisas têm procurado enfatizar a necessidade de se definirem critérios e indicadores da qualidade do ensino por uma dupla ótica.
Ao lado do compromisso de uma oferta qualificada em termos de proporcionar aos alunos o acesso aos bens culturais e aos conhecimentos sistematizados e disponíveis em nossa época, objetiva-se o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudinais mais abrangentes e, por hipótese, implícitas nas novas exigências requeridas pelo mercado de trabalho."

"Mas, de fato, pensando na heterogeneidade que caracteriza a sociedade brasileira, o grande desafio que se coloca aos educadores (em termos de qualidade de ensino) resume-se em capacitar os alunos para enfrentar e superar as dificuldades decorrentes de suas condições de sobrevivência; fornecer elementos para o pleno desenvolvimento da cidadania; e, principalmente, contribuir para a formação de indivíduos conscientes, participantes e historicamente engajados com os problemas de seu tempo."

"Por um lado, não resta nenhuma dúvida quanto à necessidade de melhoria do sistema educacional e de formação profissional mais flexível e polivalente dos estudantes trabalhadores, de maneira a capacitá-los a enfrentar melhor os desafios de seu tempo, demarcados, em algumas instâncias, por uma modernização mais sistêmica. Ou seja, pela necessidade de relações trabalhistas mais democráticas pela busca do consenso, da participação, do espírito de iniciativa, da capacidade de trabalhar em equipe em prol da eficiência e tendo como horizonte o desenvolvimento do país."

Publicação: Série Idéias n. 22.São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 81-87

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