"A partir do significado que se atribui à
qualidade do ensino, outros elementos devem ser considerados
para o aprofundamento e para a análise mais abrangente
dessa temática. Elementos que se expressam:
- na definição de critérios pedagógicos
e sociais;
- na explicitação de indicadores; e
- no planejamento e execução de estratégias
de avaliação mais amplas para validação
(ou não) da qualidade de ensino desejada."
"A Educação (formal ou não-formal)
é basicamente um processo consciente de socialização,
que se dá a partir da internalização
de determinados conhecimentos, valores e atitudes. A apropriação
desses elementos é que vai contribuir para a inserção
do indivíduo na sociedade e para a oportunidade de
compreender e exercer sua cidadania.
No entanto, as modalidades previstas e os encaminhamentos
efetuados para essa formação nem sempre expressam
as expectativas e aspirações da totalidade dos
quadros sociais."
"Recentes documentos, estudos e pesquisas têm
procurado enfatizar a necessidade de se definirem critérios
e indicadores da qualidade do ensino por uma dupla ótica.
Ao lado do compromisso de uma oferta qualificada em termos
de proporcionar aos alunos o acesso aos bens culturais e aos
conhecimentos sistematizados e disponíveis em nossa
época, objetiva-se o desenvolvimento de habilidades
cognitivas e atitudinais mais abrangentes e, por hipótese,
implícitas nas novas exigências requeridas pelo
mercado de trabalho."
"Mas, de fato, pensando na heterogeneidade que caracteriza
a sociedade brasileira, o grande desafio que se coloca aos
educadores (em termos de qualidade de ensino) resume-se em
capacitar os alunos para enfrentar e superar as dificuldades
decorrentes de suas condições de sobrevivência;
fornecer elementos para o pleno desenvolvimento da cidadania;
e, principalmente, contribuir para a formação
de indivíduos conscientes, participantes e historicamente
engajados com os problemas de seu tempo."
"Por um lado, não resta nenhuma dúvida
quanto à necessidade de melhoria do sistema educacional
e de formação profissional mais flexível
e polivalente dos estudantes trabalhadores, de maneira a
capacitá-los a enfrentar melhor os desafios de seu
tempo, demarcados, em algumas instâncias, por uma
modernização mais sistêmica. Ou seja,
pela necessidade de relações trabalhistas
mais democráticas pela busca do consenso, da participação,
do espírito de iniciativa, da capacidade de trabalhar
em equipe em prol da eficiência e tendo como horizonte
o desenvolvimento do país."