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Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Avaliação Externa
   
 
O sistema de avaliação de rendimento escolar do Estado de São Paulo: implantação e continuidade.

Hélia A. de Freitas Bitar, Jacyra Fares, Maria Conceição Conbolato, Maria Cristina A. Alves da Cunha e Maria José do Amaral Ferreira


Você sabia que, em 1996, 26,6% dos estudantes de 3a série das escolas da rede de ensino paulista eram capazes de identificar o narrador e tinham noções relativas do papel geral que este assume na história e, em 97, agora na 4a série, este percentual passou a ser de 55,8%? A porcentagem de estudantes da 3a série capazes de resolver problemas simples aplicando a multiplicação passou de 60,86% para 83,01% na 4a série, em 1997?

Apesar de não fazerem parte deste artigo, foi possivel obter esses dados por meio do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo - SARESP - que, desde 1996, permite às escolas da rede pública estadual obterem dados necessários para uma reflexão do seu processo ensino-aprendizagem.
Conheça um pouco do histórico do SARESP, os seus objetivos, pressupostos, implantação, aplicação, a continuidade, os desafios e a sua repercussão na capacitação contínua de todos os educadores e demais profissionais envolvidos no Sistema.

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"...o SARESP busca fornecer a cada escola em particular informações específicas sobre o desempenho de seus próprios alunos, apontando seus ganhos e dificuldades, bem como os aspectos curriculares que exigem maior atenção. Essa característica tem sua origem na tentativa de se garantir que cada escola possa reconhecer-se nos resultados das avaliações no âmbito do SARESP e, assim, fazer melhor uso deles."

"... cabe salientar que a avaliação educacional é tema em destaque na pauta de debates da sociedade de hoje, reconhecida que é enquanto forma de conhecimento e monitoramento da educação oferecida a nossas crianças e jovens, e enquanto condição para o estabelecimento de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino."

Publicação: Série Idéias n. 30. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 9-20

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