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| O sistema de avaliação
de rendimento escolar do Estado de São Paulo:
implantação e continuidade. |
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| Hélia A. de Freitas Bitar,
Jacyra Fares, Maria Conceição
Conbolato, Maria Cristina A. Alves da Cunha e Maria José
do Amaral
Ferreira |
Você sabia que, em 1996,
26,6% dos estudantes de 3a série das escolas
da rede de ensino paulista eram capazes de identificar
o narrador e tinham noções relativas do
papel geral que este assume na história e, em 97,
agora na 4a série, este percentual passou a ser
de 55,8%? A porcentagem de estudantes da 3a série capazes
de resolver problemas simples aplicando a multiplicação
passou de 60,86% para 83,01% na 4a série, em 1997?
Apesar de não fazerem parte deste artigo, foi
possivel obter esses dados por meio do Sistema de Avaliação
de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo
- SARESP - que, desde 1996, permite às escolas
da rede pública estadual obterem dados necessários
para uma reflexão do seu processo ensino-aprendizagem.
Conheça um pouco do histórico do SARESP,
os seus objetivos, pressupostos, implantação,
aplicação, a continuidade, os desafios
e a sua repercussão na capacitação
contínua de todos os educadores e demais profissionais
envolvidos no Sistema.
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"...o SARESP busca fornecer a cada escola em particular
informações específicas sobre o desempenho
de seus próprios alunos, apontando seus ganhos e dificuldades,
bem como os aspectos curriculares que exigem maior atenção.
Essa característica tem sua origem na tentativa de
se garantir que cada escola possa reconhecer-se nos resultados
das avaliações no âmbito do SARESP e,
assim, fazer melhor uso deles."
"... cabe salientar que a avaliação
educacional é tema em destaque na pauta de debates
da sociedade de hoje, reconhecida que é enquanto forma
de conhecimento e monitoramento da educação
oferecida a nossas crianças e jovens, e enquanto condição
para o estabelecimento de políticas que visem à
melhoria da qualidade do ensino."
Publicação:
Série Idéias n. 30. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 9-20
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