A Experiência Brasileira
Links |
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SAEB
http://www.inep.gov.br/basica/saeb/default.asp
Informações sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: princípios orientadores, publicações, matrizes curriculares, resultados, relatórios, notícias, dentre outras.
ENEM
http://www.enem.inep.gov.br/
Informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio para estudantes, professores, diretores e pesquisadores: legislação, concepções e fundamentos, habilidades e competências, resultados, relatórios, publicações.
Educação para o século XXI: o desafio
da qualidade e da eqüidade
Maria Helena Guimarães de Castro. Brasília:
INEP, 1999.
www.inep.gov.br/download/cibec/1999/titulos_avulsos/
miolo_Século_XXI.pdf
Esta publicação aborda os temas eficiência,
qualidade e eqüidade da Educação, sob a
proposta de identificar alguns dos principais entraves que
o Brasil deverá superar para que seu sistema educacional
alcance os níveis requeridos pela sociedade, capazes
de garantir ao projeto de apoio desenvolvimento sustentável
do País neste novo século. O foco dessa publicação
está em torno da idéia: "se há um
círculo virtuoso entre educação, eqüidade
e desenvolvimento sustentado, a efetividade deste processo
depende, cada vez mais, da expansão com qualidade do
ensino ofertado". Inicialmente, apresenta-se um breve
diagnóstico do sistema educacional, destacando as principais
mudanças verificadas nos últimos dez anos e
as dificuldades a serem enfrentadas. Discute-se também
o novo enfoque das políticas educacionais na década
de 90, além de examinar a eficácia da avaliação
como indutor da melhoria de qualidade e descrever resultados
do Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica (SAEB).Finalmente, examinam-se as perspectivas
de definição de padrões nacionais, ensaiando
respostas para essa problemática.
Indicadores de qualidade do ensino e seu papel no sistema
nacional de avaliação
João Batista F. Gomes, Lia Rosenberg. In: Avaliação
Educacional. Em aberto n. 66, Brasília: INEP, 1995.
www.inep.gov.br/download/cibec/1995/periodicos/em_aberto_66.doc
Baseando-se nos objetivos do sistema de avaliação
(universalização do acesso, eqüidade e
qualidade), os autores promovem uma reflexão sobre
os resultados obtidos nas avaliações em relação
ao esperado. Os indicadores, segundo eles, devem constatar
ou não a eficiência e a eficácia da política
educacional adotada. No texto são relatadas experiências
para ilustrar "os possíveis papéis"
dos indicadores de qualidade em um sistema nacional de avaliação.
São apresentadas, também, formas de implantação
de sistemas de avaliação na América Latina
e as mais recentes tentativas brasileiras. Este texto encontra-se
a partir da página 9 do documento.
Avaliação em larga escala: uma proposta inovadora
Ruben Klein, Nilma Santos Fontanive. In: Avaliação
Educacional. Em aberto n. 66, Brasília: INEP, 1995.
www.inep.gov.br/download/cibec/1995/periodicos/em_aberto_66.doc
Os autores abordam a avaliação educacional como
um sistema de informação sobre os alunos em
dois principais aspectos: movimentação e fluxo
escolar, e aprendizagem. Com base em dados de pesquisa, esta
publicação tem o objetivo de avaliar em larga
escala o sistema escolar, informar o que populações
de alunos em diferentes séries sabem e são capazes
de fazer, em um determinado momento, além de acompanhar
sua evolução ao longo dos anos. Este texto começa
na página 23 do documento.
Planejamento e avaliação educacionais
Bernardo Kipnis, Roberto Algarte. Estado do conhecimento em
política e administração da educação
no Brasil
www.inep.gov.br/comped/estudos/politica_gestao.htm
Neste link, encontra-se o estudo completo "Estados do
conhecimento: política e administração
da educação", onde há o texto "Planejamento
e avaliação educacionais" no sétimo
capítulo. Os autores analisam e comparam os processos
de planejamento e o desempenho educacional com base em diversas
formas de avaliação. O objetivo é listar
resumidamente as pesquisas feitas entre 1991 e 1997, além
de caracterizar e comentar as principais tendências
presentes na produção de pesquisa neste período
e nesta categoria. Para ler ou salvar o texto em seu computador,
é necessário clicar sobre o ícone ZIP
ou DOC. O primeiro proporciona o arquivo compactado, enquanto
o outro pode ser aberto no programa Microsoft Word.
O laboratório latino-americano de avaliação
da qualidade da educação: uma realidade ad portas
Maria Helena Guimarães de Castro, et al. Em aberto
n. 68, Brasília: INEP, 1995.
www.inep.gov.br/download/cibec/1995/periodicos/em_aberto_68.doc
Constam nesta publicação a concepção,
os objetivos, os benefícios esperados e os marcos teóricos
do laboratório latino-americano, além da discussão
sobre um desenvolvimento experimental. Criado em 1994, é
um recurso técnico da UNESCO para os países
latino-americanos, constituindo-se em fórum técnico-político
de discussão da problemática do aprendizado
e variáveis relacionadas. O alvo é promover
processos de gestão educacional, visando à melhoria
de resultados e do nível de proficiência dos
alunos. São analisadas as formas de avaliação
latino-americana, a partir da década de 80, acrescentando-se,
em seguida, o Projeto Principal de Educação
na América Latina e Caribe.
Artigos |
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Qualidade de ensino:
critérios e avaliação de seus indicadores.
Maria Laura P. Barbosa Franco. Série Idéias n. 22, São Paulo:
FDE, 1994. p. 81-87.
A eficácia das escolas
não se mede: ela se constrói, negocia-se, pratica-se e se
vive. Monica G. Thurler. Série Idéias n. 30, São Paulo:
FDE, 1998. p. 175-192.
A avaliação
dos estabelecimentos escolares: um novo avatar da ilusão
cientificista? Philippe Perrenoud. Série Idéias n. 30,
São Paulo: FDE, 1998. p. 193-204.
Descrição de uma trajetória
na/da avaliação educacional. Clarilza Prado de Souza.
Série Idéias n. 30, São Paulo: FDE, 1998. p. 161-174.
Medidas referenciadas
a critério - uma introdução. Heraldo Marelim Vianna. Série
Idéias n. 8, São Paulo: FDE, 1998. p. 145-159.
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