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Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Avaliação Externa
   
 
A avaliação de sistemas educacionais: a experiência inglesa

Caroline Gipps


Você sabe avaliar de acordo com os padrões ingleses? Responda ao teste abaixo e veja se a resposta é afirmativa.
Quando você elabora uma avaliação para ser utilizada em sua sala de aula ou em sua escola, procura
1. estabelecer objetivos claros para aquilo que seu alunos devem saber no conteúdo estudado?
(  ) sim (  ) às vezes (  ) não

2. avaliar o progresso de seus alunos em direção àqueles objetivos e o desempenho alcançado em vários estágios?
(  ) sim (  ) às vezes (  ) não

3. deixar bem claro os objetivos para os alunos, pais e direção?
(  ) sim (  ) às vezes (  ) não

4. organizar um instrumento que auxilie, tanto a você como a seu aluno, na identificação do que é necessário para que, quando ele estiver bem, possa progredir mais, ou que possa auxiliá-lo em seu processo de aprendizagem quando não estiver indo bem?
(  ) sim (  ) às vezes (  ) não

Se sua resposta foi sim para todas as questões, você realmente sabe avaliar de acordo com as normas inglesas. Mas tanto você, como os que responderam não a algumas questões, estão convidados a ler este artigo, em que a autora mostra o impacto provocados nos professores ingleses quando foi instituido, em seu sistema escolar, um novo currículo nacional com um programa nacional de avaliação.

Clique aqui para ler o texto na íntegra. Para isso você precisa ter o programa Acrobat Reader. Para instalá-lo, clique aqui.

"Os alunos devem ter as mesmas oportunidades onde quer que cursem a escola, e os padrões de aproveitamento escolar devem ser elevados em todo o País de Gales."

"O modelo subjacente ao currículo e à avaliação nacionais é, portanto, um modelo de currículo baseado em objetivos (concretizado em objetivos de rendimento, descritos com a especificação de critérios de atingimento), que incentiva os professores a se concentrar nas habilidades e nos processos (estabelecidos nos programas de estudo) ligados a um sistema de avaliação referenciado a critério."

"...a partir da avaliação nacional, os professores passaram a ter objetivos e expectativas muito mais claros em relação aos alunos, principalmente no nível primário, onde não havia programas de curso, nem exames finais."

Publicação: Série Idéias n. 30. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 123-135

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