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Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Avaliação Externa
   
 
A avaliação de sistemas educacionais: a experiência chilena e seus efeitos na qualidade da educação

Eugenio Rodríguez Fuenzalida


Estudar a história da educação de um país é uma forma de conhecer a história de seu povo? Em uma reforma de sistema escolar, levam-se em conta as concepções de mundo e de homem? O que seria uma avaliação da qualidade de um sistema escolar? Quais as finalidades desse tipo de avaliação?
O autor parte de uma análise histórica dos diferentes momentos políticos enfrentados pelo Chile e suas repercussões no sistema educacional desse país, aponta suas características, a organização do magistério e a profissionalização dos professores. Na segunda parte, Fuenzalida procura diferenciar os programas de avaliação surgidos durante e após o governo militar, analisando o que entende por avaliação da qualidade de um sistema, considerando suas dimensões e seus indicadores.

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"Josefina Olivares* assinala que diante da necessidade de contar com dados que permitissem determinar o grau de eficácia na área da educação, o Ministério deste ramo (educação) criou um programa chamado Sistema Nacional de Medição da Qualidade da Educação, o qual, mediante a aplicação de instrumentos de alta qualidade técnica, gerou uma instância concreta para definir campos de ação e de colaboração entre as diferentes instâncias, com um objetivo principal; atender às necessidades das crianças para que a qualidade do que elas recebem de seus professores seja cada vez melhor."

"...a avaliação constitui um componente básico para o desenvolvimento da política educacional, para a escolha das ações a serem desenvolvidas e também para o fortalecimento de uma descentralização pedagógica"

*Diretora do Programa "Sistema de Medición de la Calidad de la Educación"do Ministério de Educação do Chile

Publicação: Série Idéias n. 30. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 89-122

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