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A avaliação de sistemas
educacionais: a experiência chilena e seus
efeitos na qualidade da educação |
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Eugenio Rodríguez Fuenzalida |
Estudar a história da educação
de um país é uma forma de conhecer a história
de seu povo? Em uma reforma de sistema escolar, levam-se
em conta as concepções de mundo e de homem?
O que seria uma avaliação da qualidade de
um sistema escolar? Quais as finalidades desse tipo de
avaliação?
O autor parte de uma análise histórica dos
diferentes momentos políticos enfrentados pelo
Chile e suas repercussões no sistema educacional
desse país, aponta suas características,
a organização do magistério e a profissionalização
dos professores. Na segunda parte, Fuenzalida procura
diferenciar os programas de avaliação surgidos
durante e após o governo militar, analisando o
que entende por avaliação da qualidade de
um sistema, considerando suas dimensões e seus
indicadores. |
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"Josefina Olivares* assinala que diante da necessidade
de contar com dados que permitissem determinar o grau de eficácia
na área da educação, o Ministério
deste ramo (educação) criou um programa chamado
Sistema Nacional de Medição da Qualidade da
Educação, o qual, mediante a aplicação
de instrumentos de alta qualidade técnica, gerou uma
instância concreta para definir campos de ação
e de colaboração entre as diferentes instâncias,
com um objetivo principal; atender às necessidades
das crianças para que a qualidade do que elas recebem
de seus professores seja cada vez melhor."
"...a avaliação constitui um componente
básico para o desenvolvimento da política educacional,
para a escolha das ações a serem desenvolvidas
e também para o fortalecimento de uma descentralização
pedagógica"
*Diretora do Programa "Sistema de Medición de
la Calidad de la Educación"do Ministério
de Educação do Chile
Publicação:
Série Idéias n. 30. São Paulo: FDE, 1998
Páginas: 89-122
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