> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Domingo , 19 de Maio de 2024
 
>> Dia da Paz



21 de setembro
Dia Internacional da Paz

Paz. O assunto merece reflexão, já que a violência e a intolerância que se contrapõem à paz não são apenas aquelas que estão nos telejornais, mas também aquelas do dia-a-dia, praticadas por nós. Por isso, educadores e sociólogos cada vez mais enfatizam a necessidade de envolvimento de toda a sociedade na construção de uma Cultura de Paz. Em 2000, a Unesco instituiu a Década da Cultura de Paz. O que aconteceu desde então?

Para colaborar com essa discussão a equipe do site do CRE Mario Covas relacionou materiais que aprofundam o tema e podem servir de base para atividades e iniciativas concretas em sala de aula e na comunidade.


   Documentos Internacionais
Carta da Terra - Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz - 2001-2010

O programa, desenvolvido pela Unesco, elenca 16 princípios para a criação de uma cultura de paz.
"(...)Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.(...)"

http://www.comitepaz.org.br/carta_da_terra.htm
Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz

Documento elaborado pelas Nações Unidas em 1999.
"(...)Desempenham papel-chave na promoção de uma Cultura de Paz os pais, os professores, os políticos, os jornalistas, os órgãos e grupos religiosos, os intelectuais, os que realizam atividades científicas, filosóficas, criativas e artísticas, os trabalhadores em saúde e de atividades humanitárias, os trabalhadores sociais, os que exercem funções diretivas nos diversos níveis, bem como as organizações não-governamentais.(...)"

http://www.comitepaz.org.br/dec_prog_1.htm
Programa do Século XXI pela Paz e a Justiça

Elaborado em 1999, apresenta o que organizações da sociedade civil e cidadãos consideram os pontos mais importantes para o século XXI, expressos no Apelo de Haia. "(...)O mundo está saindo do século mais sangrento e belicoso da história. Nos umbrais do novo século, é hora de criar as condições em que a finalidade primordial das Nações Unidas, "preservar as gerações futuras do flagelo da guerra", possa cumprir-se. Esse é o objetivo do Apelo de Haia pela Paz. (...)"

http://www.comitepaz.org.br/haia_1.htm


   Publicações na Internet
Paz, como se faz? Semeando cultura de paz nas escolas

Neste livro editado pela Unesco, Lia Diskin e Larua Gorresio Roizman apresentam uma reflexão sobre como transformar a Cultura de Paz em realidade cotidiana. O desafio é lançado com base no respeito aos direitos humanos e em assegurar os valores fundamentais da vida democrática.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pol_l.php?t=001
Abrindo espaços: educação e cultura para a paz

O documento, publicado pela Unesco, escreve o caminho de construção do Programa Abrindo Espaços: educação e cultura de paz, propondo atividades a serem desenvolvidas na abertura das escolas e outros espaços durante os finais de semana, no sentido de colaborar para a construção de uma cultura de paz.

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pol_l.php?t=001


   Bibliografia disponível no CRE
Livros

• Jares, Xesús. 'Educação para a paz: sua teoria e sua prática'. Artmed, 2002.

• Araújo, Vânia Carvalho (org.). 'Tecendo diálogos, construindo pontes: a educação como artífice de paz'. Cidade Nova. 2001.

Artigos em revistas

• Jares, Xesús. 'Desafio educativo do Século XXI: educar para a paz e para a cidadania democrática'. Pátio Revista Pedagógica - v.5 n.21 maio/ jul. 2002.

• Badejo, Maria Lúcia. 'A educação enfrenta a violência'. Pátio Revista Pedagógica - v.5 n.21 maio/ jul. 2002.

• Yus Ramos, Rafael. 'Educação integral e valores da não-violência'. Pátio Revista Pedagógica - v.5 n.21 maio/ jul. 2002.

• Maldonado, Maria Tereza. 'Construindo a paz, prevenindo a violência'. Educatio, a Revista da educação. - v.4 n.26 jul./ ago. 2003.