> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
 
>> Publicações Online

Esta seção disponibiliza publicações on-line de organizações governamentais e não-governamentais sobre temas educacionais e pedagógicos, relacionados a políticas, programas, planejamento estratégico da educação, questões referentes à evasão, retenção, inclusão, capacitação de professores, protagonismo juvenil, meio ambiente, ética, cidadania, paz, entre tantos outros temas. Encontram-se também livros sobre cultura e pesquisas sobre comportamento dos jovens, violência, discriminação racial, drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Os documentos estão disponíveis na íntegra, para download ou visualização na tela, por meio do programa Acrobat Reader. Para instalá-lo clique aqui.

   Ensino Médio


     ENSINO MÉDIO: MÚLTIPLAS VOZES  
 
Livro lançado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em parceria com o MEC (Ministério da Educação). Traz um estudo realizado em 13 capitais brasileiras, que apresenta as percepções de alunos, professores e membros do corpo técnico-pedagógico de escolas privadas e públicas sobre o ensino médio, o cotidiano escolar, anseios, desejos e análises sobre as relações que estabelecem na escola.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   



   Políticas e Programas Educacionais


     UNA DÉCADA DE EDUCACIÓN PARA TODOS:
     LA TAREA PENDIENTE
     Rosa María Torres




Educación para Todos, la iniciativa global lanzada en Jomtien, Tailandia, en 1990, sirvió como marco para el diseño e implementación de políticas educativas en todo el mundo -en particular en el campo de la educación básica- durante los años 90.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_1998-2000.asp

 
  • Download do livro
   

     A UNESCO E OS DESAFIOS DO NOVO SÉCULO
     Koichiro Matsuura
 
Esta é uma compilação dos mais relevantes discursos do Diretor-Geral da UNESCO, embaixador Koïchiro Matsuura, que refletem as principais preocupações da UNESCO. Desta forma, o livro foi organizado em seis eixos que compreendem o mandato da UNESCO: Educação, Ciências e o Meio Ambiente, Comunicação, Informação e Informática, Cultura de Paz e Debates Contemporâneos.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     UNESCO BRASIL: NOVOS MARCOS DE AÇÃO
     UNESCO




Atualização da publicação feita em 1999, O texto inclui os novos marcos de ação da UNESCO e apresenta uma abordagem panorâmica sobre a diversidade, complexidade e perspectiva do Brasil, bem como a estratégia da UNESCO de cooperação com o poder público e a sociedade civil, seguida de exemplos de projetos executados em parceria.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     RAÇA E GÊNERO NO SISTEMA DE ENSINO:
     OS LIMITES DAS POLÍTICAS UNIVERSALISTAS NA EDUCAÇÃO
     Ricardo Henriques
 

Este livro é um estudo sobre as disparidades sociais da abordagem econômica e histórica. O autor explora a idéia que a educação é o fator-chave para se provocar mudanças que superem as desigualdades, ajudando a reduzir e superar disparidades sociais. Quando este desequilíbrio é analisado de modo preconceituoso, a sociedade encoraja resistências ideológicas e retóricas, os quais trazem dificuldades adicionais que evitam a identificação correta do problema. As possibilidades para se adotar políticas públicas efetivas são assim reduzidas, a não ser que análises imparciais e sem preconceitos sejam realizadas. A partir desta perspectiva, o estudo consiste em uma avaliação sobre a falta de oportunidades iguais entre os descendentes africanos e os brancos no sistema educacional.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     EL ESTADO DE LA ENSEÑANZA DE LA FORMACIÓN EN
     GESTIÓN Y POLÍTICA EDUCATIVA EN AMÉRICA LATINA
     Cecilia Braslavsky - Felicitas Acosta (Comps.)




En esta publicación se presentan los resultados de una serie de estudios de caso acerca del estado de la enseñanza de la gestión y la política educativa en siete países latinoamericanos. Dichos estudios se elaboran en el marco de la primera etapa del proyecto "Actualización de formadores en gestión y política educativa" que el Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación, sede regional Buenos Aires, lleva adelante con el apoyo de la Fundación Ford.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_2001.asp

 
  • Download do livro
   

     LA FORMACIÓN DE RECURSOS HUMANOS PARA LA
     GESTIÓN EDUCATIVA EN AMÉRICA LATINA
     Informe de un foro. Buenos Aires, Argentina. Noviembre de 1998.
 

En esta publicación, se presentan las conclusiones del foro y el desarrollo de los ejes centrales del debate: las nuevas funciones de los Estados Nacionales en la gestión educativa en el contexto de las transformaciones políticas, sociales, culturales y económicas de este fin de siglo; el fortalecimiento de la gestión educativa en niveles regionales y locales; y las diversas estrategias para la formación de recursos humanos que enfrenten estos nuevos desafíos.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_1998-2000.asp

 
  • Download do livro
   

     GESTIÓN DE LA TRANSFORMACIÓN EDUCATIVA:
     REQUERIMIENTOS DE APRENDIZAJE PARA LOS COMUNICADORES
     Informe de un foro. Buenos Aires, Argentina. Abril de 1999.




Este texto, o documento de trabajo, pretende ser una invitación abierta a ampliar y profundizar la reflexión iniciada en este foro en torno al papel de los comunicadores en los procesos de transformación educativa. De hecho, el propio foro ratificó la importancia y la fertilidad del diálogo entre educadores y comunicadores.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_1998-2000.asp

 
  • Download do livro
   

     LA FORMACIÓN DE DIRECTIVOS DE INSTITUCIONES EDUCATIVAS
     ALGUNOS APORTES PARA EL DISEÑO DE ESTRATEGIAS
     Margarita Poggi
 

Esta publicación tiene por propósito central analizar una serie de aspectos vinculados con el diseño de propuestas de formación de directores y equipos directivos de instituciones educativas y ofrecer aportes para la discusión en torno a dicha formación..

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_2001.asp

 
  • Download do livro
   

     GESTIÓN DE LA TRANSFORMACIÓN EDUCATIVA:
     REQUERIMIENTOS DE APRENDIZAJE DE LAS INSTITUCIONES
     Informe de un foro. Buenos Aires, Argentina. Abril de 1999.




El propósito principal de este encuentro fue analizar el proceso de innovación educativa con el objetivo de identificar elementos para definir estrategias que permitan fortalecer la gestión de las innovaciones a nivel local, tanto dentro como fuera del sistema escolar. Asimismo, la discusión giró en torno a la definición de políticas que promuevan eficazmente las innovaciones desde la administración educativa central.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_1998-2000.asp

 
  • Download do livro - Parte 01
• Download do livro - Parte 02
• Download do livro - Parte 03
• Download do livro - Parte 04
• Download do livro - Parte 05
• Download do livro - Parte 06
• Download do livro - Parte 07
• Download do livro - Parte 08
• Download do livro - Parte 09
   

     ESTRATEGIAS SISTÉMICAS DE ATENCIÓN A LA DESERCIÓN,
     LA REPITENCIA Y LA SOBREEDAD EN ESCUELAS DE
     CONTEXTOS DESFAVORECIDOS
     Organización de Estados Americanos (OEA)
 

El IIPE - UNESCO Buenos Aires tuvo a su cargo la coordinación de una red de investigadores de siete países de América Latina (Argentina, Chile, Colombia, México, Perú, Paraguay y Uruguay), quienes debieron realizar estudios que permitieron dimensionar el alcance e identificar las características del problema en cada uno de estos países, rescatar experiencias exitosas para afrontar los problemas de repitencia y deserción en las escuelas de sectores populares, así como también elaborar propuestas acordes a la especificidad de cada país.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro
   

     EQUIDAD SOCIAL Y EDUCACIÓN EN LOS AÑOS ´90 - ARGENTINA




Estos cuatro libros presentan los hallazgos de la primera etapa de la investigación Educación, reformas y equidad en los países de los Andes y Cono Sur, y contienen estados del arte realizados en cada país con el fin de identificar antecedentes sobre el problema de la educabilidad, así como también sobre aquellos aspectos que permitan avanzar hacia un diagnóstico más acabado de la situación social y educativa.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro    

     EQUIDAD SOCIAL Y EDUCACIÓN EN LOS AÑOS ´90 - CHILE
 

Estos cuatro libros presentan los hallazgos de la primera etapa de la investigación Educación, reformas y equidad en los países de los Andes y Cono Sur, y contienen estados del arte realizados en cada país con el fin de identificar antecedentes sobre el problema de la educabilidad, así como también sobre aquellos aspectos que permitan avanzar hacia un diagnóstico más acabado de la situación social y educativa.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro    

     EQUIDAD SOCIAL Y EDUCACIÓN EN LOS AÑOS ´90 - COLOMBIA




Estos cuatro libros presentan los hallazgos de la primera etapa de la investigación Educación, reformas y equidad en los países de los Andes y Cono Sur, y contienen estados del arte realizados en cada país con el fin de identificar antecedentes sobre el problema de la educabilidad, así como también sobre aquellos aspectos que permitan avanzar hacia un diagnóstico más acabado de la situación social y educativa.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro    

     EQUIDAD SOCIAL Y EDUCACIÓN EN LOS AÑOS ´90 - PERÚ
 

Estos cuatro libros presentan los hallazgos de la primera etapa de la investigación Educación, reformas y equidad en los países de los Andes y Cono Sur, y contienen estados del arte realizados en cada país con el fin de identificar antecedentes sobre el problema de la educabilidad, así como también sobre aquellos aspectos que permitan avanzar hacia un diagnóstico más acabado de la situación social y educativa.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro    

     FAMILIA, LIBERTAD Y POBREZA: UN NUEVO HÍBRIDO ESCOLAR
     LA EXPERIENCIA DE LAS ESCUELAS AUTÓNOMAS EN NICARAGUA
     Axel Rivas




El trabajo que se publica resultó ganador en el concurso “Incentivos al estudio de la gestión educativa 2001”. Dicho concurso fue realizado por el Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación, sede regional Buenos Aires, entre los meses de Febrero y Agosto de 2001, en el marco del proyecto Actualización de formadores en gestión y política educativa que el instituto lleva adelante con el apoyo de la Fundación Ford.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_2001.asp

 
  • Download do livro
   

     WATA MUYUY: CICLOS DE VIDA EN CULTURAS
     AGROCÉNTRICAS Y TIEMPOS DE LA ESCUELA
     UNA APROXIMACIÓN SOBRE GESTIÓN EDUCATIVA E
     INTERCULTURALIDAD EN UN DISTRITO QUECHUA DE BOLIVIA
     Marina Arratia Jiménez
 

El trabajo que se publica resultó ganador en el concurso “Incentivos al estudio de la gestión educativa 2001”. Dicho concurso fue realizado por el Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación, sede regional Buenos Aires, entre los meses de Febrero y Agosto de 2001, en el marco del proyecto Actualización de formadores en gestión y política educativa que el instituto lleva adelante con el apoyo de la Fundación Ford.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_2001.asp

 
  • Download do livro
   

     LOS DOCENTES URUGUAYOS Y LOS DESAFÍOS
     DE LA PROFESIONALIZACIÓN
     ANEP - IIPE - UNESCO Sede Regional Buenos Aires




El IIPE - UNESCO Sede Regional Buenos Aires se ha asociado con las autoridades educativas nacionales de varios países de la región para llevar a cabo una serie de estudios sobre el personal docente, que contribuyan a comprender con más pertinencia su situación y las diversas lógicas de su comportamiento. El componente básico de estos estudios es una encuesta administrada a una muestra representativa de docentes, que indaga sobre las cuestiones vinculadas a una política integral. El estudio sobre los docentes uruguayos constituye un capítulo muy importante de este esfuerzo de investigación. Uruguay es un país que expandió tempranamente su escolaridad, que tiene un magisterio con importantes tradiciones pedagógicas y que debe enfrentar, desde estas tradiciones, los desafíos de los nuevos tiempos. En esta publicación también se incluye un primer balance del estudio comparativo, que permite apreciar las diferencias y las semejanzas del Uruguay con respecto a otros países con situaciones diferentes: Argentina y Perú.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro - Parte 01
• Download do livro - Parte 02
• Download do livro - Parte 03
• Download do livro - Parte 04
• Download do livro - Parte 05
   

     DOS ESTUDIOS SOBRE EL ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN LA ARGENTINA
     Marta Kisilevsky - Cecilia Veleda
 

Se presentan aquí dos estudios: el primero trata sobre las condiciones de acceso a la educación superior en la Argentina; el segundo es un análisis de algunas dimensiones relacionadas con ciertas características de la demanda. El primero sistematiza un conjunto de datos relacionados con las condiciones pedagógicas y sociales que caracterizan a los jóvenes que están en la antesala de la educación superior, en sus diversas modalidades (universitaria y no universitaria, pública y privada). El segundo propone un esquema interpretativo acerca de las estrategias que implementan los jóvenes y sus familias para tomar decisiones en materia de educación superior. En ambos casos, el análisis provee indicaciones útiles a la hora de calcular y orientar la demanda por educación superior.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro
   

     LA EXPERIENCIA ESCOLAR FRAGMENTADA. ESTUDIANTES Y
     DOCENTES EN LA ESCUELA MEDIA EN BUENOS AIRES
     Gabriel Kessler




El presente informe fue realizado en el marco de un acuerdo entre UNICEF y el IIPE - UNESCO Buenos Aires y se propone investigar algunas implicancias de la segmentación social en las experiencias educativas de alumnos y docentes del tercer ciclo de la EGB y Polimodal de distintos sectores sociales y colegios de la Ciudad de Buenos Aires y Gran Buenos Aires.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro    

     INFORME DE ACTIVIDADES 2000-2001
     IIPE-UNESCO Buenos Aires
 

Este informe resume las actividades más destacadas de formación, investigación, asistencia técnica, y difusión llevadas a cabo por el IIPE/UNESCO Buenos Aires durante el período mencionado.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/pub_2001.asp

 
  • Download do livro
   

     INFORME DE ACTIVIDADES 2001-2002
     IIPE-UNESCO Buenos Aires




Este informe resume las actividades más destacadas de formación, investigación, asistencia técnica, y difusión llevadas a cabo por el IIPE-UNESCO Buenos Aires durante el período 2001-2002.

http://www.iipe-buenosaires.org.ar/difusion/publicaciones.asp

 
  • Download do livro
   

     DECLARAÇÃO DO MILÊNIO DAS NAÇÕES UNIDAS
 

Documento histórico elaborado com a participação de Chefes de Estado e de Governo de vários países. São abordados problemas como a redução do número de pessoas que vivem na pobreza extrema, o fornecimento de água potável e educação a todos, a inversão da tendência de propagação do HIV/Aids, além de outros temas em benefício das gerações futuras.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/dh-milenio/declaracao-milenio.pdf

 
  • Download do livro
   

     A INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL EM PORTUGAL




Apresenta a relação entre as políticas públicas e as práticas educativas, os problemas enfrentados na área da educação e as soluções.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/cce07/cce07.pdf

 
  • Download do livro
   



   Educação - Gestão de Escola


     PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA CULTURA DE
     PARTICIPAÇÃO NA ESCOLA
 

Publicação que aborda o funcionamento e a organização das escolas e questões que fundamentam a tomada de decisões dos dirigentes.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge01/


  • Download do livro
   

     GESTÃO DA ESCOLA: COMO ELABORAR O PLANO DE FORMAÇÃO?




Aborda subsídios para a construção do projeto educativo e a concretização da autonomia das escolas, em Portugal, além de apresentar experiências e soluções para cada contexto escolar.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge03/caderno3.pdf

 
  • Download do livro
   

     O PARTENARIADO NA ESCOLA
 

Publicação que agrega um conjunto de instrumentos metodológicos de apoio ao desenvolvimento de projetos nas escolas, com parceiros sociais com fins educativos, o "partenarial".

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge05/caderno5.pdf


  • Download do livro
   

     GESTÃO ESTRATÉGICA NAS ESCOLAS




O objetivo da publicação é explicar o conceito de gestão estratégica e descrever seu processo, compreender decisões estratégicas e aplicá-las às organizações públicas, em particular, às escolas de Portugal.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge09/caderno9.pdf

 
  • Download do livro
   

     CONSTRUINDO MODELOS DE GESTÃO ESCOLAR
 

Aborda o tema gestão escolar e apresenta modelos de gestão e a responsabilidade dos participantes e profissionais envolvidos nesse processo.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge04/caderno4.pdf


  • Download do livro
   

     O DIRETOR DE TURMA E A GESTÃO CURRICULAR




Discorre sobre o papel do diretor nos processos e nos procedimentos de tomada de decisões, na implementação e organização do currículo e sua relação com o corpo docente das escolas.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge02/intro.htm

 
  • Download do livro
   

     RACIONALIDADES E PRÁTICAS NA GESTÃO PEDAGÓGICA:
     O CASO DO DIRETOR DE TURMA
 

Apresenta uma análise reflexiva sobre o diretor como gestor pedagógico e intermediando sua ação/relação com alunos, pais e outros professores.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/cce16/cce16.pdf


  • Download do livro
   

     CONSTRUIR O PROJETO EDUCATIVO LOCAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA




A publicação aborda os diferentes conceitos de Projeto Educativo Local e Projeto Educativo da Escola, no sistema de ensino de Portugal. Apresenta a experiência de uma região de Portugal e os passos desenvolvidos para a construção de um projeto educativo.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge10/caderno10.pdf

 
  • Download do livro
   

     SAIBA O INDISPENSÁVEL SOBRE...
     AS ESCOLAS PORTUGUESAS HOJE. COMO SE ADMINISTRAM?
 

Apresenta os princípios orientadores para gestão das escolas do sistema de ensino de Portugal e os pressupostos pedagógicos por elas adotados.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/falar-educacao/falar-educacao.pdf


  • Download do livro
   



   Educação - Gestão da Aprendizagem

     O ARCO-ÍRIS NA SALA DE AULA? PROCESSOS DE
     ORGANIZAÇÃO DE TURMAS: REFLEXÕES CRÍTICAS




Publicação que aborda o problema da heterogeneidade e da diversidade cultural dos alunos nas salas de aula e como o processo escolhido para organizá-los poderá interferir nesta questão.

http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge08/caderno8.pdf

 
  • Download do livro
   

     NOS TRILHOS DA ÁREA-PROJETO
 

Publicação na qual são abordados os aspectos importantes para o desenvolvimento de uma metodologia de projetos nas escolas de Portugal, e o que vem a ser a área disciplinar não curricular "Área de Projetos".

http://www.iie.min-edu.pt


  • Download do livro - Parte 01
• Download do livro - Parte 02
   



   Educação e Juventude


     O JOVEM LENDO O MUNDO: ESPAÇO ABERTO AO DIÁLOGO
     DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - UNESCO
 

Este livro representa um resumo das discussões promovidas pelo escritório regional da UNESCO no estado de Mato Grosso tendo como objetivo aprimorar diálogos entre juventude e adultos rumo à uma Cultura de Paz. O primeiro evento “Espaço Aberto” foi realizado em Cuiabá, em novembro de 2000, envolvendo aproximadamente 800 jovens estudandes e representantes de grupos sociais. Foram discutidos 12 temas de nível comunitário definidos por eles.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp


  • Download do livro
   

     SITUAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA BRASILEIRA




Relatório publicado pela UNICEF para a formulação e implementaçãode políticas públicas voltadas aos adolescentes afim de garantir suas necessidades específicas, seus direitos e sua participação na efetivação dessas políticas.

http://www.unicef.org/brazil/sab.htm

 
  • Download do livro
   

     A VOZ DOS ADOLESCÊNTES
 

Pesquisa realizada em âmbito nacional sobre as opiniões de adolescentes sobre diversas questões relacionadas com sua idade, abrangendo todos os níveis de renda, regiões geográficas, diversos níveis de escolaridade, de raça e de cultura.

http://www.unicef.org/brazil/voz.htm


  • Download do livro
   



   Educação e Infância

     FAMÍLIA BRASILEIRA FORTALECIDA
     UNESCO
 

O Kit Família Brasileira Fortalecida é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Governo Federal e 28 ONGs, que vê a família como principal promotora dos direitos de crianças e adolescentes e a mais importante referência de felicidade e segurança. O kit contém cinco álbuns que explicam os cuidados necessários para as crianças desde a gestação até os 6 anos de idade. Todos os álbuns estão disponíveis on-line, em formato PDF.

http://www.unicef.org/brazil/fbf_albuns.htm

 
  • Download do livro
   

     EDUCAÇÃO E CUIDADO NA PRIMEIRA INFÂNCIA:
     GRANDES DESAFIOS - UNESCO, OECD, Ministério da Saúde




Estudo comparativo que estabelece relações entre as atuais políticas desenvolvidas em 12 países-membros revelando desafios comuns. O relatório enuncia 8 elementos-chave das políticas de educação e cuidado, sendo referência para os quadros de decisão comprometidos com o acesso univesal a serviços de qualidade. Evidencia experiências inovadoras e possíveis de serem adpatadas a diferentes contextos. Os dados e análises apresentados confirmam a importância da educação e cuidado na primeira infância e demonstram a atenção crescente que tem sido dada a esta política nos diversos páises membros participantes do estudo, inclusive como fator de democratização das sociedades.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     FONTES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
     UNESCO, Cortez, Fundação Orsa, Andi
 

Este livro é o primeiro produto da parceria entre UNESCO, Fundação Orsa, com consultoria técnica e apoio da ANDI, que destina-se a todos aqueles que reconhecem a infância como etapa estruturante da vida, como aos professores, pesquisadores e em especial aos jornalistas que trabalham cotidianamente para divulgar e garantir o direito da criança à Educação Infantil de qualidade. Esta recente parceria visa fortalecer ações que articulem, mobilizem, apóiem e contribuam para a implantação de uma Educação Infantil de qualidade, fundamentada nos direitos da criança. Com o intuito de possibilitar sua atualização permanente, este material estará disponível no site:

http://www.fonteseducacaoinfantil.org.br

 
  • Download do livro
   

     UM MUNDO PARA AS CRIANÇAS




Documento resultante da Sessão Especial sobre a Criança, um acordo unânime em torno de uma nova agenda para as crianças do mundo, incluindo 21 metas e objetivos específicos para saúde infantil, educação e proteção a serem atingidos ao longo da próxima década.

http://www.unicef.org/brazil/wfc.htm

 
  • Download do livro
   

     UM MUNDO PARA AS CRIANÇAS - DOCUMENTO
     FINAL DA SESSÃO ESPECIAL SOBRE A CRIANÇA
 

Disponível nas seis línguas das Nações Unidas (inglês, espanhol, francês, russo, chinês e árabe).

http://www.unicef.org/specialsession/documentation/archive.htm

 
  • Download do livro
   

     SITUAÇÃO MUNDIAL DA INFÂNCIA 2003




Relatório publicado pela UNICEF sobre a situação mundial da infância destacando a importância de lembrar aos adultos sua obrigação de fazer de levar em conta as opiniões das crianças e dos jovens quando são tomadas decisões que afetam sua vida.

http://www.unicef.org/brazil/sowc03/

 
  • Download do livro
   

     SITUAÇÃO MUNDIAL DA INFÂNCIA: KIT DAS CRIANÇAS
 

Publicação especial para as crianças com materiais que inclui uma série de conselhos sob o título "Como lidar com os meios de comunicação", onde ensina a criança a expressar suas opiniões em entrevistas a jornalistas.

http://www.unicef.org/brazil/kidskit

 
  • Download do livro
   



   Pesquisas Sobre Violência


     VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS
     Antônio Siqueira


Este livro representa um resumo das discussões promovidas pelo escritório regional da UNESCO no estado de Mato Grosso tendo como objetivo aprimorar diálogos entre juventude e adultos rumo à uma Cultura de Paz. O primeiro evento “Espaço Aberto” foi realizado em Cuiabá, em novembro de 2000, envolvendo aproximadamente 800 jovens estudandes e representantes de grupos sociais. Foram discutidos 12 temas de nível comunitário definidos por eles.

http://www.unesco.org.br/publicacoes/livros/
violenciaescolas/mostra_documento


 
  • Download do livro
   



   Educação e Cultura para Paz


     ABRINDO ESPAÇOS : EDUCAÇÃO E CULTURA PARA A PAZ
     Marlova Jovchelovitch Noleto
 

Este documento descreve o caminho de construção do Programa Abrindo Espaços: educação e cultura de paz, propondo atividades a seremdesenvolvidas quando da abertura das escolas e outros espaços durante os finais de semana, no sentido de colaborar para a construção de uma cultura de paz.

http://www.unesco.org.br/publicacoes/livros/
abrindoespacos3/mostra_documento


 
  • Download do livro (inglês)    

     PAZ, COMO SE FAZ?: SEMEANDO CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
     Lia Diskin e Larua Gorresio Roizman


Apresenta uma reflexão sobre "como transformar a Cultura de Paz em realidade cotidiana". O desafio é lançado com base no respeito aos direitos humanos e em assegurar os valores fundamentais da vida democrática.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     DISCRIMINAÇÃO RACIAL NAS ESCOLAS
     Hédio Silva Jr.
 

Este livro é uma proposta para a superação da discriminação racial no sistema educacional. Ele analisa as manifestações mais comuns em que os o racismo é expresso na sociedade de hoje. As discussões incluem estereótipos existentes, assim como a importância da aplicação de leis para lutar contra a discriminação, envolvendo a discussão judicial. O autor aponta que tanto as leis civis quanto as penais devem ser efetivas e obedecidas, sobretudo no que diz respeito a escolas. Está sendo explorada a crescente importância da educação como suporte para se alcançar melhores padrões de vida. Finalmente, o autor expressa a importância de se combater a discriminação através de ações afirmativas, como a melhoria da qualidade do quadro docente e melhoria da qualidade das classes. Ambas ações são consideradas úteis para se garantir que descentes africanos se tornem parte do sistema educacional superior.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   



   Educação e Comunicação


     MÍDIA & EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS PARA
     A QUALIDADE DA INFORMAÇÃO


Publicação publicada pela ANDI, resultado do fórum "Mídia & Educação: Perspectivas para a Qualidade da Informação" onde foram levantadas propostas para aprimorar a cobertura das reportagens na área de educação.

http://www.andi.org.br/midia_edu/livro.htm

 
  • Download do livro
   

     A MÍDIA COMO CONSULTÓRIO
 

Publicação baseada em dados sobre as questões enviadas às principais seções de consulta da mídia trazendo orientações e dados de impacto sobre todo o processo de elaboração e repercussão das Colunas de Consulta. O livro apresenta material didático para subsidiar o trabalho de profissionais e educadores que atuam com adolescentes considerando as dúvidas dos jovens como ponto de partida.

http://www.andi.org.br/publicacoes/consultorio.htm

 
  • Download do livro
   



   Ética, Educação e Meio Ambiente


     CIÊNCIA, ÉTICA E SUSTENTABILIDADE : DESAFIOS AO NOVO SÉCULO
     Marcel Bursztyn


A presente obra reúne um conjunto de textos produzidos por pesquisadores universitários preocupados com o desafio de encarar o desenvolvimento de forma sustentável, introduzindo o debate sobre a ética e invocando sua função reguladora das condutas científicas. Trata-se de estudos que contribuem, sob diversos ângulos, para o aprofundamento do debate, no qual a UNESCO se empenha em fomentar novas reflexões sobre as inter-relações entre três ingredientes tão instigantes: ciência, ética e sustentabilidade.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     A ÉTICA DO USO DA ÁGUA DOCE: UM LEVANTAMENTO
     Lord Selborne
 

Levantamento feito durante quatro reuniões do Grupo de Trabalho sobre a Ética do Uso dos Recursos de Água Doce (COMEST), resultando um acervo de variados debates e documentação para proporcionar uma visão geral das áreas práticas de preocupação ética. Alguns exemplos destas áreas são: a ética da administração do uso da água; a segurança da água e dos alimentos; a água, a saúde e o sanemanto; a água e os desastres naturais e outras.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp


  • Download do livro
   

     GESTÃO DA ÁGUA NO BRASIL
     Carlos E. M. Tucci, Ivanildo Hespanhol e Oscar de M. Cordeiro Netto




Este livro é o primeiro de uma série de documentos a serem elaborados sobre os Recursos Hídricos do Brasil, diante dos grandes desafios e da dinâmica de um setor fortemente interdisciplinar e estratégico para o país. A avaliação e a análise dos recursos hídricos do Brasil, considerando-se o cenário atual e a tendência de seu desenvolvimento até 2025, no âmbito da World Water Vision; faz parte de um esforço mundial, baseado na iniciativa de várias entidades internacionais.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     PANORAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:
     OFICINA DE TRABALHO REALIZADA EM MARÇO DE 2000




Publicação resultante da oficina "Panorama de Educação Ambiental no Ensino Fundamental no Brasil" realizado pela Coea - Coordenação Geral de Educação Ambiental que reuniu especialistas e representantes de universidades e ONGs que atuam na área de Educação Ambiental.

http://www.mec.gov.br/sef/Ftp/panorama.pdf

 
  • Download do livro
   

     CICLO DE PALESTRAS SOBRE MEIO AMBIENTE
 

Publicação formadas por textos que compõe o Programa Conheça a Educação da Secretaria de Educação Fundamental. Aborda temas como transgênicos, legislação ambiental, energia, sustentabilidade, transversalidade, consumo, clima educação ambiental e cidadania.

http://www.mec.gov.br/sef/ftp/palestra.pdf


  • Download do livro
   

     EDUCAÇÃO AMBIENTAL LEGAL




Publicação da Coordenação-Geral de Educação Ambiental - COEA cujo é a Política Nacional de Educação Ambiental, envolvendo seu entendimento legal, sua contextualização na legislação ambiental brasileira e seus desdobramentos em relação às políticas propostas pelo Ministério da Educação.

http://www.mec.gov.br/sef/Ftp/ealegal.doc

 
  • Download do livro
   

     REGISTRO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
 

Publicação elaborada pela Secretaria de Educação Fundamental na qual são apresentados projetos de várias secretarias estaduais e municipais que se destacaram na área de educação ambiental.

http://www.mec.gov.br/sef/ftp/projetosea.pdf


  • Download do livro
   



   Educação e Saúde


     EDUCAÇÃO PREVENTIVA: UMA ESTRATÉGIA PARA A AIDS
     UNESCO




Folder com mensagem sobre a prevenção da AIDS.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     EVALUATION OF PREVENTIVE ACTIONS AGAINST STDS/AIDS
     AND DRUG ABUSE IN ELEMENTARY AND HIGH SCHOOLS IN
     BRAZILIAN CAPITALS
     Miriam Abramovay
 

This document presents an evaluation of the process, results, and impacts of the involved organizations initiative to promote health and prevent sexually transmitted diseases among adolescents and youths in the school environment with emphasis on aids and drug abuse.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   

     SEM PRAZER E SEM AFETO




Livro lançado pela ANDI, Unicef, Coordenação Nacional de DST & Aids e Central de Projetos apresenta orientações para educadores e profissionais de saúde com dados baseados nas principais dúvidas dos adolescentes das unidades de internação e da experiência de profissionais que atuam na área.

http://www.andi.org.br/publicacoes/consultorio.htm

 
  • Download do livro
   

     AIDS: O QUE PENSAM OS JOVENS
     Série Educação Para a Saúde, Volume I. Cadernos UNESCO BRASIL
 

O principal objetivo desta publicação é "promover a inclusão da percepção jovem na formulação e na execução de políticas em HIV/AIDS". Pretende fortalecer o protagonismo juvenil, incentivar ações de caráter preventivo para o HIV/AIDS e para o uso indevido de drogas entre os jovens brasileiros.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp


  • Download do livro
   



   Alfabetização


     ALFABETIZAÇÃO COMO LIBERDADE
     UNESCO Brasil, MEC




Em comemoração solene ao lançamento da "Década das Nações Unidas para a Alfabetização - 2003-2012", este livro visa demonstrar as idéias, opiniões, declarações e discursos das maiores autoridades internacionais sobre a importância da alfabetização. A "Década das Nações Unidas para a Alfabetização" é um chamado para o emprego da vontade coletiva mundial na enorme tarefa da garantia do direito à educação para todos, adotada por líderes mundiais como uma rota para a construção de um mundo melhor no século XXI.

http://www.unesco.org.br/publica/publ_online.asp

 
  • Download do livro
   



   Educação e Pesquisa


     MANUAL DE REDAÇÃO E ESTILO
 

Manual elaborado pelo Jornal o Estado de São Paulo no qual apresenta um conjunto de normas, com orientações gerais e específicas e os princípios básicos do nosso idioma.

http://www.estado.com.br/redac/manual.html


  • Download do livro
   



   Literatura


     OBRAS DE LITERATURA




Disponibiliza na íntegra clássicos de diversos autores da literatura brasileira.

http://bibvirt.futuro.usp.br/textos/autor.html

 
  • Download dos livros
   

     LITERATURA BRASILEIRA
 

Disponibiliza textos literários, na íntegra, de diversos autores nacionais.

http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/abertura.html


  • Download dos livros
   

     ENCICLOPÉDIA LITERÁRIA




Página do Projeto Memória de Leitura da UNICAMP que disponibiliza textos e sobre autores brasileiros, dos séculos XVI a XIX e a integra de suas obras.

http://www.unicamp.br/iel/memoria/
EnciclopediaLiteraria/enciclopedia.html


 
  • Download dos livros
   

     PROJETO GUTENBERG
 

Disponibiliza várias obras eletrônicas da literatura universal, disponíveis em 16 diferentes idiomas que podem ser acessadas por autor ou por título.

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/gutenberg/principal.html


  • Download dos livros
   

     A ARTE DA PALAVRA




Material desenvolvido pelo CENPEC que traz sugestões de como fazer para possibilitar às crianças e jovens um acesso prazeroso ao mundo dos livros.

http://redeglobo6.globo.com/TVGlobo/
CMA_Generico_Producao/tvg_gen_img_multimedia
_blob/0,11381,124,00.PDF


 
  • Download dos livros
   



   Ciências


     FRUTAS NO BRASIL
 

Livro sobre as frutas no Brasil apresenta informações e imagens das frutas do país.

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/especiais/
frutasnobrasil/index.html



  • Download do livro