> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
 

>VIva Alemanha/SP




PROGRAMA VIVA ALEMANHA/SP


Alemanha, terra de grandes destaques da história, da arte, da cultura, da política, da filosofia, da ciência - Bach, Händel, Beethoven, Weber, Goethe, Kant, Marx, Nietzsche, Einstein, ...... entre tantos. Palco de acontecimentos e pesquisas revolucionárias que deixaram marcas profundas na história da humanidade.

Descobrir a Alemanha constitui-se em uma experiência especial de conhecimento do seu passado e do seu presente – paisagens diversas e de rara beleza, gastronomia, arte e cultura, preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, inovação tecnológica. E, mais do que isso, significa conhecer a sua presença entre nós - a história da imigração, a importância social e cultural da comunidade germânica no Brasil e as estreitas relações de afinidade e participação na construção da sociedade paulista.

O PROGRAMA VIVA ALEMANHA/SP, iniciativa da Secretaria da Educação de São Paulo, como extensão e apoio ao ANO DA ALEMANHA NO BRASIL, dirige o seu foco justamente para estes aspectos, buscando incentivar os estudantes a encontrar novas ideias e respostas para os desafios do século XXI. Programas desta natureza, na rede pública de ensino, permitem aos educadores o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas inovadoras que estimulam o aluno a ler, a pesquisar, a produzir, a aprofundar e divulgar conhecimentos. Além do mais, incentivam a criatividade, a capacidade de comunicação, o protagonismo, a revelação de potencial e talentos.

História e Memória da Imigração Alemã no Estado de São Paulo e Arte e Cultura são os dois eixos para os trabalhos de pesquisas, entrevistas, memória oral, festival de culinária, visitas educativas, apresentações musicais, exposições, dentre outras. Concursos de Fotografia, Fotomontagem e Desenhos integram o Programa. E, para apoiar o trabalho que será realizado pelas escolas, esta página disponibilizará orientações, regulamentos, vídeos, materiais de caráter formativo e informativo. E, ao final do Programa, exposição virtual das produções de alunos e professores.

Esperamos que esse mundo que soube estabelecer um diálogo entre a poesia e a filosofia e cuja história continua sendo escrita todos os dias, seja estendido à comunidade escolar do Estado de São Paulo.


"Não basta saber, é preciso também
aplicar; não basta querer, é preciso também fazer".
(Goethe)




Home | Lançamento | Orientações | Mitos e Lendas
História e Memória | Concursos Educacionais | Alunos | Professores