> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 19 de Junho de 2025
 
>> 1° de Janeiro - Confraternização Universal

Hey Joe
de Bill Roberts, versão Ivo Meirelles e Marcelo Yuka


"Hey Joe onde é que você vai com essa arma aí na mão
Hey Joe esse não é o atalho pra sair dessa condição
Dorme com tiro acorda ligado tiro que tiro
Trik-trak boom pra todo lado meu irmão
Só desse jeito consegui impor minha moral
Eu sei que sou caçado e visto sempre como um animal
(…)
Mas eu vou me mandando
Hey Joe assim você não curte o brilho intenso da manhã
Hey Joe o que teu filho vai pensar quando a fumaça baixar
Fumaça de fumo fogo de revólver
E é assim que eu faço eu faço eu faço
Eu faço a minha história meu irmão
Aqui estou por causa dele e vou te dizer
Talvez eu não tenha vida mas é assim que vai ser
Armamento pesado corpo fechado
Menos de 5% dos caras do local
São dedicados a alguma atividade marginal
E impressionam quando aparecem nos jornais
Tapando a cara com trapos
Com uma uzi na mão
(…)
Sinto muito cumpadi
Mas é burrice pensar
Que esses caras
É que são os donos da biografia
Já que a grande maioria
Daria um livro por dia
Sobre arte, honestidade e sacrifício".

Esta música traz reflexões bastante atuais sobre violência, exclusão social, racismo. Mas também faz pensar sobre cidadania. A atividade consiste em reunir o grupo para ouvir a canção e depois fazer um debate. É necessário que tenham cópias da letra ou que se coloque um cartaz com a letra à vista de todos.


DISCUSSÃO GERAL

Depois de escutar a música, convida-se os participantes aresponder as seguintes perguntas:

• Que sentimento esta música lhe traz?
• O que mais chamou sua atenção? Com o quê você mais se identificou?
• Quais são os aspectos positivos e os negativos da realidade retratada?
• Você consegue perceber, no texto, duas formas de pensar diferentes
   em relação à violência e à vida? Com qual você se identifica mais?


DISCUSSÃO POR TRECHOS

Alguém lê os trechos abaixo e os participantes respondem às perguntas seguintes:

Trecho 1
"Hey Joe onde é que você vai
com essa arma aí na mão
Hey Joe esse não é o atalho
pra sair dessa condição"

• Que "condição" é essa?
• Você imagina outros "atalhos" para sair dessa "condição"?

Trecho 2
"Menos de 5% dos caras do local
São dedicados a alguma atividade marginal
E impressionam quando aparecem nos jornais
Tapando a cara com trapos
Com uma uzi na mão"

• O que este trecho retrata?
• Como você vê esta realidade no seu bairro, na sua escola, com seus amigos
   e parentes?

Trecho 3
"Mas é burrice pensar
Que esses caras
É que são os donos da biografia
Já que a grande maioria
Daria um livro por dia
Sobre arte, honestidade e sacrifício
E é assim que eu faço eu faço eu faço
Eu faço a minha história meu irmão"

• O que significa "fazer a própria história"?
• Se você identificou duas posições diferentes na música, com qual delas você
   pretende escrever a sua história de vida?
• Retrate, por meio da arte (desenho, pintura etc.), a sua linha de vida,
   reservando um bom espaço para a sua perspectiva de futuro… Discuta com
   o grupo se existem pontos em comum entre as linhas de vida e as
   perspectivas futuras de todo o grupo. Será que algo pode ser feito em
   conjunto?
• O grupo vê possibilidades de se ajudar mutuamente para alcançar algum
   objetivo?
• Construindo a sua história, de que forma você pode contribuir para uma
   Cultura de Paz?


----  voltar ao topo  ---------------------------------------------------------------------------


Respeitar a vida | Rejeitar a violência | Ser generoso | Ouvir para compreender

Preservar o planeta | Redescobrir a solidariedade | O Melhor Natal