Hey Joe
de Bill Roberts, versão Ivo Meirelles e Marcelo Yuka
"Hey Joe onde é que você vai com essa arma aí na mão
Hey Joe esse não é o atalho pra sair dessa condição
Dorme com tiro acorda ligado tiro que tiro
Trik-trak boom pra todo lado meu irmão
Só desse jeito consegui impor minha moral
Eu sei que sou caçado e visto sempre como um animal
(
)
Mas eu vou me mandando
Hey Joe assim você não curte o brilho intenso da manhã
Hey Joe o que teu filho vai pensar quando a fumaça baixar
Fumaça de fumo fogo de revólver
E é assim que eu faço eu faço eu faço
Eu faço a minha história meu irmão
Aqui estou por causa dele e vou te dizer
Talvez eu não tenha vida mas é assim que vai ser
Armamento pesado corpo fechado
Menos de 5% dos caras do local
São dedicados a alguma atividade marginal
E impressionam quando aparecem nos jornais
Tapando a cara com trapos
Com uma uzi na mão
(
)
Sinto muito cumpadi
Mas é burrice pensar
Que esses caras
É que são os donos da biografia
Já que a grande maioria
Daria um livro por dia
Sobre arte, honestidade e sacrifício".
Esta música traz reflexões bastante atuais sobre violência, exclusão social, racismo. Mas também faz pensar sobre cidadania. A atividade consiste em reunir o grupo para ouvir a canção e depois fazer um debate. É necessário que tenham cópias da letra ou que se coloque um cartaz com a letra à vista de todos.
DISCUSSÃO GERAL
Depois de escutar a música, convida-se os participantes aresponder as seguintes perguntas:
Que sentimento esta música lhe traz?
O que mais chamou sua atenção? Com o quê você mais se identificou?
Quais são os aspectos positivos e os negativos da realidade retratada?
Você consegue perceber, no texto, duas formas de pensar diferentes
em relação à violência e à vida? Com qual você se identifica mais?
DISCUSSÃO POR TRECHOS
Alguém lê os trechos abaixo e os participantes respondem às perguntas seguintes:
Trecho 1
"Hey Joe onde é que você vai
com essa arma aí na mão
Hey Joe esse não é o atalho
pra sair dessa condição"
Que "condição" é essa?
Você imagina outros "atalhos" para sair dessa "condição"?
Trecho 2
"Menos de 5% dos caras do local
São dedicados a alguma atividade marginal
E impressionam quando aparecem nos jornais
Tapando a cara com trapos
Com uma uzi na mão"
O que este trecho retrata?
Como você vê esta realidade no seu bairro, na sua escola, com seus amigos
e parentes?
Trecho 3
"Mas é burrice pensar
Que esses caras
É que são os donos da biografia
Já que a grande maioria
Daria um livro por dia
Sobre arte, honestidade e sacrifício
E é assim que eu faço eu faço eu faço
Eu faço a minha história meu irmão"
O que significa "fazer a própria história"?
Se você identificou duas posições diferentes na música, com qual delas você
pretende escrever a sua história de vida?
Retrate, por meio da arte (desenho, pintura etc.), a sua linha de vida,
reservando um bom espaço para a sua perspectiva de futuro
Discuta com
o grupo se existem pontos em comum entre as linhas de vida e as
perspectivas futuras de todo o grupo. Será que algo pode ser feito em
conjunto?
O grupo vê possibilidades de se ajudar mutuamente para alcançar algum
objetivo?
Construindo a sua história, de que forma você pode contribuir para uma
Cultura de Paz?
|