> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 30 de Abril de 2024
>> A notícia na sala de aula
   
 

EUA E IRAQUE
Acompanhe as notícias e discuta em sala de aula



Sob o pretexto de erradicar o terrorismo internacional, os Estados Unidos iniciaram um segundo confronto bélico, num curto espaço de tempo. Depois de bombardearem o Afeganistão, onde se escondia o saudita Osama Bin Laden, lider da organização terrorista Al Quaeda, os norte-americanos focam um novo alvo: o Iraque, de Saddam Hussein.

A guerra, trará conseqüências em todos os países. O petróleo, abundante na região do conflito, ainda é um produto estratégico nas relações econômicas internacionais. As bolsas de valores do mundo inteiro sofrem com a cautela dos investidores. O medo de atentados terroristas aumenta. Setores como turismo e comércio internacional serão bem afetados.

Para levar a reflexão sobre o assunto na sala de aula, selecionamos artigos, notícias, dados e informações, que podem subsidiar a discussão e contextualizar conhecimentos de História, Geografia, Matemática, Ciências, Língua Portuguesa e outros.

Caro Professor,

Se esse material, de alguma forma, contribuiu nas suas atividades com seus alunos, por favor envie um e-mail para sitecre@see.sp.gov.br, relatando a sua experiência.



O local do conflito



  Sugestões de trabalho com a notícia em sala de aula

  Fórum de discussão sobre o conflito EUA e Iraque

  Notícias diárias

  Notícias selecionadas por tema

  ONU e OTAN

  Dados de referência (personagens, mapas e documentos)

  O contexto do conflito

  Análises

  Perguntas mais freqüentes

  Galeria de fotos







 




Destaques:

Por um diálogo entre o Ocidente e o Islã

"O Ocidente dominou o mundo não pela superioridade das suas idéias, valores ou religião, mas pela sua superioridade na aplicação da violência organizada", escreveu Samuel Huntington. O autor do "Choque de Civilizações" completou: "Ocidentais frequentemente esquecem esse fato; não-ocidentais nunca esquecem".

Tesouro roubado

Aos prantos, a vice-diretora do Museu Nacional do Iraque, Nabhal Amin, anunciou no sábado 12 o roubo e a destruição de 170 mil peças com mais de sete mil anos de idade. São artefatos que contam a história das civilizações que povoaram a antiga Mesopotâmia, como os sumérios, que inventaram a escrita, os babilônios e os assírios, povos responsáveis pelo desenvolvimento da astrologia e da astronomia, pela invenção da roda e do mais antigo código de leis, criado pelo rei babilônico Hammurabi, em 1775 a.C.