> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Segunda-Feira , 20 de Maio de 2024
>> A notícia na sala de aula
   
 

EUA E IRAQUE
Acompanhe as notícias e discuta em sala de aula



   Sugestões de trabalho: notícia em sala de aula

Proposta de aula do site da revista Nova Escola
Elaborada pelos professores Roberto Giansanti, professor e autor de livros didáticos de Geografia, e de Maria Lúcia Medeiros, professora de 1a a 4a séries.

"Por que a guerra?
Discuta motivações e prováveis conseqüências da guerra Estados Unidos - Iraque com os alunos.


Introdução
No livro Da Guerra, publicado em 1832, o general prussiano Von Clausewitz, definiu a guerra como a continuação da política por outros meios. Tinha em mente que a guerra é um ato de força, mas que implica em objetivos políticos claros. Assim, uma forma de violência controlada, metódica, direcionada. Isso a diferenciaria de outros tipos de confronto.

É o que o mundo assiste mais uma vez. Por volta de 05h33 de 20 de março de 2003, forças norte-americanas iniciam ataque aéreo à milenar cidade de Bagdá, capital do Iraque. Findo o ultimato dado a Saddam Hussein para se desarmar, sai de cena a diplomacia e entram em ação forças armadas de alto índice tecnológico: mísseis Tomahawk, caças "invisíveis" F-117 e bombas guiadas por satélite, lançadas pelos enormes B-52, visando alvos estratégicos. Sem falar do fantasma das armas químicas e biológicas que ameação toda a humanidade.

Quais os objetivos políticos em questão? Por que a guerra, que sacrifica vidas humanas, de custos tão elevados e que, de um forma ou de outra, atinge a todos os indivíduos e nações? O que está em jogo, afinal?"

Veja o texto integral no link:
http://novaescola.abril.uol.com.br/
especiais/guerra_iraque.htm




Proposta de trabalho elaborada pela equipe do site da revista Nova Escola, sobre matéria noticiada na imprensa

Leve a notícia para a sala de aula
Jovens se oferecem para morrer por Saddam


O governo iraquiano informou ontem que quatro mil voluntários suicidas chegaram a Bagdá para morrer em nome do país. O anúncio deixou apreensivos soldados das tropas anglo-americanas. O primeiro ataque suicida aconteceu no sábado. Oferecer a própria vida por uma causa não é novidade. Na Segunda Guerra Mundial, os camicases japoneses ficaram conhecidos por lançar seus aviões contra alvos inimigos. A maioria dos pilotos tinha pouco mais de 20 anos. Será que, em ambos os casos, eles não tinham medo de morrer? Não tinham planos para o futuro? Não tinham perspectiva de vida?

Veja o texto integral no link:
http://novaescola.abril.uol.com.br/
ultima/principal.htm




Reportagens especiais para educadores do Site Educacional
Artigos, textos pedagógicos, estatísticas e notícias que podem auxiliar o educador na utilização do tema da guerra EUA-Iraque em sala de aula.
http://www.educacional.com.br/
especiais/iraque/