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A atividade da criança na
idade pré-escolar |
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Elvira Cristina de Azevedo Souza
Lima |
Para quem trabalha
com educação infantil, é claro que
a brincadeira é uma fonte de prazer no dia-a-dia
das crianças. Mas o brincar também tem outras
importantes funções no desenvolvimento infantil.
Este texto aborda as funções da brincadeira
durante a infância e sua importância para
o desenvolvimento de processos psíquicos, como
por exemplo, a imaginação, a linguagem,
o pensamento e a memória. A autora também
apresenta propostas de atividades que enfatizam o valor
do brincar e do movimento para a faixa etária
de zero a seis anos.
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"Brincar é uma atividade universal, encontrada
nos vários grupos humanos, em diferentes períodos
históricos e estágios de desenvolvimento econômico.
Evidentemente, as várias modalidades lúdicas
não existem em todas as épocas e também
não permanecem imutáveis através dos
tempos. Como toda atividade humana, o brincar se constitui
na interação de vários fatores que marcam
determinado momento histórico sendo transformado pela
própria ação dos indivíduos e
por suas produções cultural e tecnológica.
Os jogos e as brincadeiras são, assim transformados
continuamente."
"A criança brinca para conhecer-se a si própria
e aos outros em suas relações recíprocas,
para aprender as normas sociais de comportamento, os hábitos
determinados pela cultura; para conhecer os objetos em seu
contexto, ou seja, o uso cultural dos objetos; para desenvolver
a linguagem e a narrativa; para trabalhar com o imaginário;
para conhecer os eventos e fenômenos que ocorrem a sua
volta."
"A realização de jogos e brincadeiras
na primeira infância envolve naturalmente o movimento,
que vai dominar como componente, pois através dele
a criança se coloca no meio, inteirando-se com os objetos,
com as pessoas, explorando seu próprio corpo, o espaço
físico. Uma das funções da brincadeira
é permitir à criança o exercício
do movimento.(...) O movimento tem, assim, relevância
destacada na infância, pois ele serve para a criança
se relacionar com o outro, explorar o espaço - situando-se
nele - , bem como os objetos e o próprio corpo."
Publicação:
Série Idéias n. 10, São Paulo: FDE, 1992.
Páginas: 17 a 23
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