"Historicamente, avaliar converteu-se numa atividade
de julgamento das práticas educacionais, cujo centro
se coloca fora dos atores que realizam tais práticas:
alguém que qualifica o aprendizado dos alunos ou
a justeza de um currículo, os resultados da prática
de um projeto ou programa sobre determinada população,
os feitos de alguma intervenção de certos
agentes institucionais sobre o público-meta etc.
Por outro lado, o participar coloca o centro das decisões
nos sujeitos atores dos processos. E isto demarca um conjunto
de tensões e contradições ainda não
muito bem resolvidas, nem teórica, nem metodológica,
nem praticamente."
"Com o advento do capital, ocorre a primeira separação
entre o produtor e seus produtos: o trabalhador direto perde
o controle dos resultados do seu trabalho, dos "produtos"
por ele gerados, mas conserva ainda o controle do processo."
"Passo lógico na evolução
das relações de trabalho sob o capital, estes
métodos fizeram com que se operasse a segunda separação
entre o produtor e seus produtos - desta vez, entre o trabalhador
direto e os conhecimentos e habilidades de seu ofício."
"Os resultados, depois de 25 anos, aparecem nos múltiplos
diagnósticos sobre nosso sistema educacional: diversas
formas de padronização a partir de esquemas
centralizadores, parcelamento do trabalho em uma multiplicidade
de especializações, mecanização
do trabalho pedagógico, degradação e
aligeiramento da função da escola e do professor,
etc.
"Não se trata só de declamar uma "boa
vontade" institucional de participação;
tem de se criar um mínimo de condições
pedagógicas, administrativas e financeiras para que
essa participação possa tornar-se efetiva; mais
do que isso, para que seus resultados possam ser levados em
conta."
"O objetivo básico de todo o processo se materializou
nesta etapa: a elaboração do Plano da Escola,
com a participação dos diversos agentes que
atuam e afetam, direta ou indiretamente, o processo pedagógico.
De modo mais concreto, cada escola do sistema tentou, de forma
participativa, iniciar ou aprofundar o estudo e a análise
da situação local (isto é, no âmbito
de influência da escola), com relação
a sua problemática social, econômica e educacional,
para propor, a partir desse estudo, as medidas e soluções
que, no campo estritamente educacional, permitissem superar
ou diminuir os efeitos dos problemas analisados."